PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
santa luzia molduras 1 1

Indústria Santa Luzia: tradição, sustentabilidade e qualidade

A história da Santa Luzia Molduras mostra como o conceito de sustentabilidade pode trazer valores para a sociedade, empresa e seus clientes.

Os elementos da arquitetura e decoração de um projeto contam histórias, não é mesmo? E não precisam ser heranças familiares para isso. Os produtos da Indústria Santa Luzia Molduras passam por um processo produtivo que mistura sua tradição, com princípios de inovação e sustentabilidade.

Assim, quando um cliente escolhe um de seus revestimentos para criar um painel moderno e elegante no escritório, pode pensar que no passado, suas partículas de Poliuretano (PU) que isolavam refrigeradores, foram coletadas nas suas formas primárias por uma cooperativa local e transformados em uma peça de decoração ecológica nas fábricas da Santa Luzia.

Uma jornada que favorece a economia local, reduz os impactos no meio ambiente e traz qualidade e durabilidade para o consumidor final. Certamente, um final feliz para todos os envolvidos, o que vai de encontro com os valores da Santa Luzia que você vai conhecer agora.

 

A história da Indústria Santa Luzia

A história da Santa Luzia Molduras começou em 1942, como uma fábrica de espelhos fundadas por João Effting em Braço do Norte, Santa Catarina. Com foco na qualidade de seus produtos e atenta às necessidades do mercado, a empresa ampliou sua área de atuação e tornou-se uma indústria em 1996.

Suas linhas ofereciam produtos de qualidade para a construção civil, arquitetura e decoração. Em 2002, alinhando as necessidades do mercado com seus valores e responsabilidades, mais uma vez decidiu inovar e substituiu 98% de sua matéria-prima para soluções ecológicas e sustentáveis.

A madeira das molduras e os revestimentos de piso/parede deram lugar ao poliestireno e poliuretano, extraídos a partir da compactação dos resíduos de isopor, também chamado de EPS.

Com isso, a indústria gerou empregos, reduziu o impacto ambiental e fomentou o comércio de comunidades locais, já que envolveu cooperativas de reciclagem para o fornecimento da matéria-prima do seu processo ecológico e sustentável de fabricação.

A missão da empresa resume o que tem sido sua história desde então: “Desenvolver, produzir e oferecer produtos com foco na sustentabilidade e inovação, gerando valor aos clientes, parceiros e à sociedade.”

Hoje, sob a gestão do presidente Gilberto Zanette e do diretor Marcos Effting Zanette, a indústria mantém seu foco no desenvolvimento da excelência e sustentabilidade, características que podem ser percebidas em todas as suas linhas de produtos atuais.

 

Sua linha de produtos

É importante ressaltar que os benefícios dos produtos ecológicos e com fundamentos sustentáveis, não se restringem a diminuição do impacto ambiental e favorecimento da economia local. No caso da linha da Santa Luzia, seus clientes se beneficiam com produtos de qualidade, durabilidade, beleza e fácil aplicação.

Cada linha possui aplicações diversas, seja para confirmar um estilo de decoração, ou fazer um contraponto que cria personalidade aos ambientes. Coleções como a Aluminium trazem elementos com efeitos metálicos que remetem à ideia de modernidade e sobriedade.

 

Itens de decoração (cadeira e pequena mesa de madeira) com efeito metálicos da Coleção Aluminium da Santa Luzia Molduras.
Campinas Decor – Designer: Christine Di Domenico.

Os tijolos de ecobricks tem um estilo próprio, criam combinações rústicas e descontraídas para ambientes externos e área da piscina. Além disso, também oferecem conforto acústico e térmico, ou seja, podem ser utilizados para dar estilo aos ambientes de lazer das construções.

Ainda podemos citar:

 

  • Art Deco, uma linha inspirada no movimento que se destaca pelas formas geométricas;
  • Black, para trazer opções de acabamentos, guarnições e rodapés na cor preta;
  • Boiseries, painéis pré-fabricados de fácil aplicação e versáteis;
  • Chevron, inspirada no ziguezague da “espinha-de-peixe” que faz sucesso na moda e decoração;
  • Clássica, para uma decoração requintada;
  • Coleção Colors, uma paleta de cor Modernista para criar decorações sofisticadas e inovadoras;
  • Coleção Multilinha Pinus, ripados de madeira de reflorestamento que permitem aplicações criativas;
  • Coleção Multilinha Poliestireno, ripados de poliestireno;
  • Coleção Natural, guarnições redesenhadas para se adaptar a qualquer tipo de piso;
  • Coleção NEO, linha metálica de cantoneiras e acabamentos da Santa Luzia;
  • Coleção OXI, perfis de acabamentos metálicos com efeito desgastado que combinam com cerâmicas;
  • Coleção Reserva, guarnições em cores e texturas inspiradas em madeiras nobres;
  • Coleção SIX, revestimentos leves e de fácil instalação feitos de poliuretano reciclado
  • Inova, peças de guarnição e rodapé que se encaixam de maneira inovadora e elegante;
  • Moderna, guarnições, rodameio e rodapés super versáteis para todo tipo de decoração;
  • Pop Decor, é uma coleção que une um mix de perfis, rodapés, guarnições, sócalos e rosetas mais famosos da Santa Luzia;
  • Urbanbrick, é uma releitura contemporânea da pedra bruta e tijolinhos colocadas em revestimentos
  • Woodpanel, placas de madeira de reflorestamento ideais para criar painéis no melhor estilo.

Mas, precisamos lidar com a ideia de que produtos feitos a partir da reciclagem são frágeis e de qualidade inferior, certo? Para isso, nossa resposta é um processamento com alta tecnologia aplicada que garante durabilidade e eficiência para superar as expectativas.

 

Os processos produtivos que garantem qualidade e sustentabilidade

Temos a sustentabilidade como princípio, assim, criamos uma rede que permite reduzir o impacto ambiental e fomentar a economia, para favorecer outros nichos e setores do mercado.

Além das cooperativas de reciclagem, a Santa Luzia Molduras também possui parcerias com outras empresas e programas prisionais do governo, que destinam seus resíduos de isopor, por exemplo, às unidades de processamento da empresa.

Para entender melhor, no Brasil, são produzidos mais de 65.000 toneladas de embalagens e produtos a base do Poliestireno expandido (EPS) — um tipo de plástico popularmente conhecido como isopor. A questão é que, apenas 10% dele é reciclado.

Os outros 90% são responsáveis por 20% do volume dos aterros sanitários, pois, mesmo quebrados, ainda são volumosos. Além disso, demoram em torno de 450 anos para serem decompostos.

Para contribuir com o meio ambiente, ajudar a equilibrar essa realidade e garantir um produto de alta qualidade, a Santa Luzia desenvolveu um processo único para diminuir o volume dos resíduos de isopor e reprocessá-lo.

 

Poliestireno

Assim, o poliestireno vai sendo transformado em guarnições, rodapés, rodatetos, ripas, filetes e ripados. Além das suas características sustentáveis, a vantagem da durabilidade do material utilizado, confere a esses produtos um diferencial para o cliente final.

 

Decoração, em uma sala de estar, com painel de poliestireno da Coleção Multilinha da Santa Luzia Molduras.
Projeto Ambientado 3D — Weber Studio.

É importante lembrar que o poliestireno é um tipo de plástico, assim, possui uma proteção natural contra formigas e pragas, podendo ser pintado e lavado com tranquilidade.

 

Poliuretano

 

O Poliuretano é um material utilizado para revestimento de refrigeradores e, quando processado, permite criar produtos leves de conforto térmico, acústico e muito resistente, como é o caso dos tijolos ecobricks.

Seu processamento é similar ao do EPS. Uma máquina de compactação tira o ar dos pedaços de revestimento de refrigerador, o que forma uma grande massa que posteriormente é moída. Na sequência, são filtrados e transformados em fios que são, novamente, picotados.

Também trabalhamos com madeira de reflorestamento e a “madeira plástica“, conhecida pela sigla WPC. Trata-se de um composto formado por finas partículas de madeira envolvidas por uma resina de plástico, o que o torna resistente, não soltando farpas ou atraindo pragas como cupins.

Ou seja, as principais soluções sustentáveis são utilizadas na linha de produtos da nossa indústria, permitindo a criação de produtos de qualidade e aplicáveis em diferentes estilos de decoração.

Créditos da imagem: Gabriela Machado — Arquitetura e Interiores.

 

Certificados recebidos pela Indústria Santa Luzia

A Santa Luzia Molduras conquistou em 2016, a primeira certificação de sustentabilidade para produtos de construção do Brasil, o selo RG Mat. Ele foi conferido pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, um projeto ligado a Universidade de São Paulo (USP).

Nossa indústria também contabiliza a emissão de CO2, e utiliza um visor numérico em tempo real em seu site, para demonstrar transparência aos seus clientes e parceiros de negócio.

A combinação de tradição, sustentabilidade e qualidade fazem que os produtos da Santa Luzia sejam referência para quem deseja realizar um projeto de reforma ou construção ecológico e eficiente. Quer conhecer os produtos da Santa Luzia? Navegue por nossas linhas de produtos em nosso site, veja qual delas combina mais com seu estilo e entre em contato conosco para tirar suas dúvidas ou fazer uma cotação.

 

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.