PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
por que optar pela madeira plastica em seus projetos 1 1

Por que optar pela madeira plástica nos seus projetos? Entenda

A madeira plástica tem diversos benefícios para o seu projeto que vão além da sustentabilidade, sabia? Conheça algumas de suas aplicações na decoração.

A madeira plástica reúne todas as características necessárias para atender as preferências atuais, por um ambiente mais natural e alinhado com os conceitos de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente.

A mudança por uma decoração mais consciente, no entanto, não muda a pluralidade de estilos, tendências e efeitos que uma arquitetura e design proporcionam. Um toque amadeirado em um ambiente pode torná-lo orgânico, suave, ou, extremamente elegante, empoderado.

Ou seja, usar madeira plástica é fazer a junção de um material sustentável de alta qualidade, com o aproveitamento de pó de madeira e a criação de um estilo bem definido. Quer saber como e por que isso é possível? Trouxemos neste post, informações sobre a aplicação desse material nos seus projetos. Confira!

O que é a madeira plástica?

A madeira plástica, também conhecida como madeira ecológica ou por sua sigla em inglês WPC, é um material produzido em um processo altamente tecnológico, que forma um composto de finas partículas de madeira revestidas de resina plástica reciclada.

O mais interessante desse processo é que ele usa material reciclado e é reciclável, aproveitando todos os recursos utilizados na fabricação, até mesmo a água, que é reutilizada.

Por que a madeira plástica é 100% sustentável?

O fator de sustentabilidade da madeira plástica vem do uso de milhares de resíduos de plástico, e madeira natural que seriam descartados com o pó de madeira de reflorestamento como matéria-prima, soma-se ao processo de fabricação da WPC com alto poder de inovação.

O processo de fabricação da WPC reutiliza água, elimina o desperdício dos elementos utilizados, e consegue recriar o efeito de uma madeira natural. O resultado é um produto sustentável por sua composição, concepção, utilização e manutenção. Ou seja, 100% sustentável.

Quais as melhores aplicações para o WPC?

A madeira plástica tem muitas aplicações interessantes em diferentes estilos, decoração e ambientes. Então, que tal se inspirar com algumas tendências e ideias?

Deck na área de piscina

Na verdade, a madeira plástica é um ótimo material para as áreas externas de piscina e jardim. Isso, porque oferece conforto térmico, são fáceis de limpar, são mais resistentes aos efeitos do sol intermitente e não atraem formigas e cupins.

Madeira plástica aplicada na área externa de uma piscina em um jardim.
Arquiteta: Débora Aguiar.

Assim, criar um ecodeck para a área da piscina com madeira plástica é a escolha mais acertada, afinal de contas, além de bonita, traz consigo todos os benefícios de manutenção listados acima.

Jardim de inverno

Para apartamentos e casas menores em grandes centros urbanos, criar um oásis particular pode ser a pedida ideal para momentos de relaxamento. Um jardim de inverno, por exemplo, vai trazer leveza, claridade e um ar natural para o ambiente.

Madeira plástica aplicada em um jardim de um inverno.
Arquitetura: Gabriela Gaunszer Kozlowski e Rejane Heiden.

Ele pode ser feito no anexo do quarto, varanda fechada, no recuo da sala de estar ou mesmo no canto do home office. Com pallets de madeira plástica no piso combinados com seixos — aquelas pedras brancas arredondadas, samambaias em nichos da parede e uma rede ou balanço suspenso, o ambiente de tranquilidade está completo.

Horta vertical sustentável

Outra dica de uso simples e funcional é usar os pallets de madeira plástica para criar uma horta vertical. Basta fixar na parede próxima da cozinha ou área gourmet, e fixar com ganchinhos as vasilhas com hortaliças e outras delícias para temperar a vida.

Painéis e divisórias de madeira plástica

É importante lembrar que a madeira plástica é produzida em barrotes ou placas, o que permite sua aplicação nas paredes ou no chão.

A dica aqui é criar divisórias ou painéis com madeira plástica, seja no ambiente residencial ou em escritórios. São ótimos recursos para criar transições entre um ambiente mais descontraído, como a área gourmet, até a interna.

Além disso, também permitem a aplicação de iluminação embutida, o que garante mais alternativas para uma decoração única e estilosa, não é mesmo?

Bancos e escadas

Até mesmo bancos e escadas podem ser criados a partir da utilização da madeira plástica, já que seu formato permite a aplicação horizontal em diferentes superfícies.

Além disso, as madeiras plásticas mais elegantes têm a cor imbuia, e ela é muito versátil para combinar com diferentes estilos de decoração, do moderno, passando pelo industrial e rústico, minimalista até o escandinavo.

Áreas kids

Madeira plástica aplicada em playground.

Tablados de madeira plástica também podem compor um playground com brinquedos sustentáveis. Além de ter o conforto térmico, que permite às crianças brincar descalças, eles são resistentes e podem ser pintados em diversas cores.

É bom lembrar que a madeira plástica tem um acabamento fino e, com a presença de resina plástica na sua composição, elimina o aparecimento de farpas e outros detalhes que poderiam causar acidentes, ou machucar as crianças durante a brincadeira.

Os bancos em WPC que já foram citados, também podem compor esse ambiente criando áreas de alimentação para a família ou, simplesmente, de apoio para os pais que estiverem com as crianças no momento da brincadeira.

Créditos da imagem: Arquitetas Elizabeth Isidoro e Caroline Regis.

Paisagismo de áreas não edificáveis

Para áreas não edificáveis, como é comum no litoral, é possível criar um paisagismo ou deck com madeira plástica, criando uma conexão entre a área construída e o restante do ambiente in natura.

Madeira aplicada em um ambiente de paisagismo.

Fazer caminhos para uma área e outra em sítios, também é uma opção, já que mesmo aplicados em áreas naturais, a madeira plástica não atrai formigas e cupins.

Quais são seus principais benefícios?

Com os exemplos acima, fica claro que um dos benefícios indiscutíveis da madeira plástica é a sua versatilidade, ela pode ser aplicada para diferentes funções e para compor estilos variados. Mas, não fica só por aí, ela traz mais benefícios.

Acabamento

O acabamento da madeira plástica é um dos seus grandes diferenciais. Imitando a madeira imbuia, ela é agradável aos olhos e produz o efeito natural esperado para o projeto arquitetônico.

Além disso, seu processo de fabricação e, claro, seu composto com resina plástica, impede que ele tenha farpas e outros problemas de acabamento que poderiam comprometer a beleza da decoração, ou até causar acidentes. 

Facilidade na aplicação

Instalar madeira plástica no formato de barrote ou pallet é muito simples, geralmente, basta acomodá-las no chão, conforme o caminho que deseja traçar.

Para a instalação de decks, apenas clipes e parafusos são o suficiente, o que reduz o custo de material, tempo de aplicação e, por consequência, horas de dedicação da mão de obra.

Resistência a irradiação solar

Madeiras tradicionais ressecam mais rapidamente com os efeitos do sol, principalmente combinado com a umidade da piscina ou da região. Já a WPC é mais resistente, por causa da sua mistura com a resina.

Assim, é mais resistente a irradiação solar e também à umidade, impedindo a formação de mofo e estufamento das placas do deck.

Imunidade ao ataque de pragas

A resina plástica inserida no composto da WPC inibe a infestação de pragas como cupins e formigas, eliminando a degradação que eles podem causar e o custo com eventuais dedetizações, por exemplo.

Facilidade na manutenção

A manutenção da madeira plástica também é muito simples. A limpeza pode ser feita com água, esfregões, detergentes neutros e vassoura. Além disso, dispensa a impermeabilização já que sua composição não apodrece.

Com essas características, a necessidade de troca é muito menor do que as opções convencionais, o que também é uma característica importante a ser mencionada.

É inovador

O processo inovador que a madeira plástica é concebida, também é um benefício que precisa ser citado, afinal de contas, diminui o incentivo à extração de madeiras naturais, aproveita resíduos de madeira e plásticos que seriam descartados na natureza, e transforma tudo em um produto de alta qualidade e acabamento.

Valorização pela sustentabilidade

Considerando o valor agregado à obra, soluções sustentáveis são a grande pedida do momento, afinal de contas, trazem consigo uma preocupação com o meio ambiente que é cada vez mais relevante para a sociedade.

Assim, uma decoração sustentável ou um projeto arquitetônico com bases sustentáveis, é mais valorizado por potenciais compradores, seja por sua contribuição ao meio ambiente, ou por suas soluções que priorizam elementos mais resistentes com menor necessidade de reposição ou troca.

Valor da causa sustentável

Além das aplicações práticas da madeira plástica e seus benefícios de manutenção e versatilidade, também precisamos destacar que as pessoas que adotam esse tipo de material têm uma relação diferente com o ambiente decorado.

Elas sentem que estão contribuindo para o meio ambiente na decoração de casa e, para falar a verdade, se tornam agentes divulgadores da ideia porque sempre que podem, explicam aos seus visitantes a importância de adotar a madeira plástica e qualquer outro material sustentável.

Então, este conteúdo vai ajudar no desenvolvimento do seu projeto? Temos mais reviews e explicações sobre o processo de construção, reforma, tendências da decoração e materiais sustentáveis. Assine a nossa newsletter e receba uma seleção especial de post!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.