
Trabalhar em casa faz com que as pessoas olhem para a decoração para home office com outros olhos. Afinal de contas, ela pode te ajudar a produzir mais ou diminuir o estresse?
Nesse artigo, vamos te falar como trabalhar em um ambiente organizado e prático torna o home office mais agradável. Com algumas mudanças é possível deixá-lo com seu estilo, funcional e cheio de elementos inspiradores.
Quer saber como? Veja as dicas que separamos neste post.
Busque a iluminação perfeita para a decoração home office
Nada melhor que a iluminação natural para seu home office. Ela é um indicativo de que a área escolhida recebe luz solar, tornando o ambiente mais alegre e reduzindo as chances de acúmulo de ácaros.
No entanto, nem sempre é possível contar apenas com a luz natural. Assim, a escolha da iluminação artificial deve considerar o conforto visual e o propósito em tornar o ambiente mais claro de forma econômica e sustentável.

Recomendamos algumas estratégias úteis para tornar seu escritório mais iluminado:
- prefira luz branca fria, pois ela se assemelha à iluminação solar. As amarelas não são indicadas para locais de concentração e exigem mais da visão das pessoas;
- opte por lâmpadas de LED. Elas são mais econômicas, duráveis e podem ser encontradas em diferentes formatos — das convencionais até as fitas que podem ser colocadas em nichos;
- use iluminações centrais combinadas com luminárias na área de trabalho. Contudo, considere se eles produzirão reflexos que podem prejudicar o trabalho.
Escolha móveis ergonômicos na decoração para home office

Passar horas na mesma posição é contraindicado por especialistas de várias áreas de saúde e pode gerar dores indesejadas a longo prazo. Especialmente trabalhando no conforto de casa, isso pode passar despercebido.
No escritório externo, as empresas investem em cadeiras ergonômicas, descansos de pé e outros elementos que diminuem a incidência de doenças ocupacionais. Investir isso para trabalhar em casa é uma escolha acertada.
Caso você trabalhe em uma empresa, você pode discutir sobre o uso do mobiliário enquanto as funções estiverem sendo executadas remotamente.
Por outro lado, se sua ideia é ter um espaço definitivo, prefira escolher os móveis de acordo com seu estilo, preferência e necessidades ergonômicas. Isso ajudará a tornar o ambiente mais produtivo, inspirador e saudável.
Invista em elementos decorativos com seu estilo pessoal

Fotos, vasos de plantas e objetos decorativos agregam muito na personalização do espaço. Assim, você consegue personalizar a decoração para home office e deixar o local perfeito para a inspiração de que precisa.
Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar e fazer com que esses elementos roubem sua atenção do trabalho! Organizadores, gavetas e estantes também ajudam na decoração, centralizando seus pertences nos lugares certos e otimizando seu foco.
Inclusive, caso você prefira um home office que só tenha o necessário, o estilo minimalista pode ser o ideal.
Pense nas cores ou revestimentos ideais para as paredes

A psicologia das cores na arquitetura diz que todos os detalhes do escritório influenciam sua produtividade. Por isso, o ideal é que as tonalidades sejam escolhidas com cuidado para alcançar o melhor equilíbrio possível, promovendo a criatividade e a concentração.
A dica é mesclar cores neutras com vibrantes, combinando seus significados e estimulando sensações diferentes. Assim, você pode usar branco, preto, verde-escuro e bege para a base da decoração.
Outra sugestão é escolher uma pintura ou revestimento para as paredes que deixe sua decoração do home office mais profissional.
Para os detalhes na pintura e em objetos decorativos, as cores vibrantes são ideais. Entre elas estão o laranja, amarelo e vermelho. Você também pode inovar e usar essas tonalidades mais alegres nos rodapés e nas guarnições, por exemplo.
Os Painéis Ripados da Coleção Multilinha podem cobrir uma parede e mudar completamente o visual do escritório na sua casa. Revestimento decorativo em madeira de reflorestamento pode ser uma opção para quem deseja transformar o ambiente nas videoconferências com colegas de trabalho e clientes.
Créditos da imagem: Arquitetas: Mariana Maran e Daiane Melo; Fotógrafo: Lio Simas.
Considere qual a disposição dos móveis é mais funcional
Considerar a interação das pessoas com o ambiente é essencial. Alguns profissionais precisam de duas telas de computador, já outros de uma mesa independente para desenho, por exemplo.
Alguns transitam pelo ambiente, enquanto outros preferem trabalhar de frente para a janela. Seja qual for seu comportamento no ambiente de trabalho, ele deve ser avaliado para a melhor escolha da disposição dos móveis.

Considere também qual tipo de piso é mais resistente, pense em colocar rodapés altos e terminais de acabamento nas quinas para evitar que os impactos no uso do espaço estraguem a parede. Assim, a durabilidade das reformas realizadas aumenta.
Nesse processo, é necessário considerar alternativas sustentáveis. Elas reduzem o impacto ambiental e ajudam na economia no orçamento mensal — um ótimo exemplo disso é o caso do aproveitamento máximo da luz natural.
Mesmo com poucos ajustes, a decoração no home office pode transformar algum cômodo em um escritório produtivo e inspirador.
Conheça as principais tendências de decoração para home office
Na hora de decorar seu home office, avalie as tendências do momento e se alguma delas combina com seu estilo. Separamos sugestões incríveis que estão em alta!
Vintage moderno

A combinação desses elementos traz um estilo único para o ambiente. A ideia é misturar objetos antigos com modernos. Além disso, vale a pena colocar cores vivas para trazer um efeito diferenciado.
Uso de cortiças

A cortiça é sustentável e ainda deixa o ambiente com um toque diferenciado. Um detalhe do uso desse material é sua funcionalidade. Com ele, é possível guardar lembretes na parede e ainda sai mais barato do que adquirir recursos como murais. Assim, você pode compor uma decoração criativa com:
- notas;
- fotos;
- lembretes;
- projetos que estão sendo realizados;
- frases de inspiração.
A cortiça também é bastante versátil e pode ser colocada em quadros, uma parte da parede, ou até na parede toda. O resultado fica bonito e você pode decorar seu home office como quiser.
Ambientação com a natureza
Seu escritório em casa também pode estar virado para a natureza! O contato com as plantas melhora a concentração e a criatividade, então se você mora perto da natureza, pode ser uma boa ideia ficar perto da janela.
Muitas pessoas incorporam esses elementos para alcançar o máximo do seu bem-estar, mas você pode ir além! Mais do que escolher um local próximo da natureza ou das plantas da sua casa, invista em elementos que façam parte desse cenário, como a madeira de reflorestamento, que é sustentável.

Inspirações nos anos 1970
Se você gosta da década da calça de bocas largas, saiba que os anos 1970 também interferem na decoração. Para o home office, vale a pena investir em móveis e luminárias com o estilo desse período da história.
A ideia é passar o espírito livre e um clima relaxado. Por isso, invista em elementos dourados, naturais e crus. Por exemplo, uma luminária de vidro marrom perolado fica lindo e remonta a uma década em que o objetivo era conseguir se expressar.
Saiba decorar o espaço de um home office compartilhado
O seu ambiente de trabalho em casa pode ser usado por você e outras pessoas. Nesse caso, é preciso dar um toque pessoal à decoração, mas ainda considerar as necessidades dos outros moradores que utilizarão esse espaço.

Então, como colocar essa ideia em prática? Algumas boas práticas são as que apresentamos a seguir:
- use ripas ou biombos para dividir os ambientes. Essa é uma forma prática de separar o ambiente, mas deixar o espaço leve e ainda bastante aconchegante. Sem contar que essa separação tende a aumentar a concentração;
- combine estilos de móveis para evitar disparidade no ambiente. Por exemplo, se você quer imprimir uma sensação de conforto, uma cadeira e uma mesa com a estrutura em madeira são boas opções. Por outro lado, se o objetivo é uma decoração industrial, foque o aço e as cores metálicas. De toda forma, lembre-se de analisar o que é necessário no seu dia a dia e como ter um equilíbrio entre suas preferências e as da outra pessoa;
- otimize o espaço com prateleiras. O home office, normalmente, é um ambiente pequeno. Por isso, investir em móveis grandes é um mau negócio. Opte por nichos e prateleiras, que trazem um ar de organização e modernidade. A quantidade e o tamanho dependem da sua necessidade;
- use tons claros para maximizar a sensação espacial. Em outras palavras, as cores mais suaves tendem a trazer uma perspectiva mais ampla para o ambiente. Isso acontece porque se consegue refletir mais a luz natural e ainda deixar o local mais clean. Portanto, vale a pena deixar apenas alguns objetos coloridos para criarem pontos de destaque.
Utilize a decoração para home office para reduzir os níveis de estresse
A vida profissional gera dificuldades e estresse, por mais que você goste do que faz. Por isso, a decoração do home office pode ser pensada para estimular a sua criatividade e reduzir o nervosismo.
Para alcançar esse resultado, vale a pena utilizar algumas boas práticas. Uma delas é apostar no feng shui. Essa técnica milenar chinesa pressupõe realizar as seguintes atividades:
- limpeza, para se livrar de tudo o que não tem serventia. Assim, evita-se acumular sujeira e energia negativa;
- organização da mesa, deixando o computador no centro. Do lado direito, vale a pena colocar objetos que simbolizam momentos e pessoas especiais. Também deixe algo de metal ou colorido para estimular a criatividade;
- uso de plantas para puxarem a energia negativa;
- colocação de objetos refletores na porta de entrada. Por exemplo, mandalas e espelhos.
Pense também nas cores mais propícias para o ambiente de trabalho. Para isso, considere a sua carreira e suas necessidades. Por exemplo, se você precisa de calma, vale a pena investir em tons terrosos. Caso precise de mais energia, os tons claros são mais indicados.

Tenha em mente que você pode usar menos cores e criar outros pontos de atenção. Por exemplo, é possível usar boiserie de poliestireno na sua decoração e deixar o seu escritório mais bonito e aconchegante.
Reforçando o que já foi dito, vale a pena colocar pequenos vasos de plantas, bem ao estilo Urban Jungle. O contato com a natureza estimula a inspiração, criatividade, tranquilidade e aconchego.
Ter plantas é ideal para diminuir o estresse, sejam pequenos ou grandes. Tudo depende do tamanho do ambiente. Duas boas opções são a violeta e a palmeira rafis — nesse caso, é preciso ter terra sempre úmida e iluminação indireta.
Se você ainda quer algum charme, mas menos trabalho com os cuidados, as suculentas e os cactos são excelentes alternativas. Afinal, exigem poucas regas e duram muito por serem desérticas. Assim, adaptam-se bem aos diferentes locais.
De toda forma, fica claro que a decoração do home office interfere no resultado do seu trabalho. Por isso, é importante pensar sobre esse quesito. Assim, você tem mais chance de aumentar sua produtividade, ter qualidade nas atividades realizadas e se manter em paz.
Gostou das nossas dicas? Então, leia o artigo “Decoração sustentável: responsabilidade que começa em casa!” e entenda como eficiência e estilo andam juntos em favor do meio ambiente.