Descubra como elaborar a decoração ideal para home office

A decoração para home office ajuda a criar um ambiente produtivo, inspirador e funcional sem perder estilo e apresentando soluções sustentáveis. Confira!

Trabalhar em casa faz com que as pessoas olhem para a decoração para home office com outros olhos. Afinal de contas, ela pode te ajudar a produzir mais ou diminuir o estresse?

Nesse artigo, vamos te falar como trabalhar em um ambiente organizado e prático torna o home office mais agradável. Com algumas mudanças é possível deixá-lo com seu estilo, funcional e cheio de elementos inspiradores. 

Quer saber como? Veja as dicas que separamos neste post.

Busque a iluminação perfeita para a decoração home office

Nada melhor que a iluminação natural para seu home office. Ela é um indicativo de que a área escolhida recebe luz solar, tornando o ambiente mais alegre e reduzindo as chances de acúmulo de ácaros.

No entanto, nem sempre é possível contar apenas com a luz natural. Assim, a escolha da iluminação artificial deve considerar o conforto visual e o propósito em tornar o ambiente mais claro de forma econômica e sustentável.

Uma boa iluminação pode alegrar um ambiente e mudar seu ritmo de trabalho.

Recomendamos algumas estratégias úteis para tornar seu escritório mais iluminado:

  • prefira luz branca fria, pois ela se assemelha à iluminação solar. As amarelas não são indicadas para locais de concentração e exigem mais da visão das pessoas;
  • opte por lâmpadas de LED. Elas são mais econômicas, duráveis e podem ser encontradas em diferentes formatos — das convencionais até as fitas que podem ser colocadas em nichos;
  • use iluminações centrais combinadas com luminárias na área de trabalho. Contudo, considere se eles produzirão reflexos que podem prejudicar o trabalho.

Escolha móveis ergonômicos na decoração para home office

Apostar em uma boa cadeira é essencial para a saúde física de quem trabalha sentado.

Passar horas na mesma posição é contraindicado por especialistas de várias áreas de saúde e pode gerar dores indesejadas a longo prazo. Especialmente trabalhando no conforto de casa, isso pode passar despercebido.

No escritório externo, as empresas investem em cadeiras ergonômicas, descansos de pé e outros elementos que diminuem a incidência de doenças ocupacionais. Investir isso para trabalhar em casa é uma escolha acertada.

Caso você trabalhe em uma empresa, você pode discutir sobre o uso do mobiliário enquanto as funções estiverem sendo executadas remotamente.

Por outro lado, se sua ideia é ter um espaço definitivo, prefira escolher os móveis de acordo com seu estilo, preferência e necessidades ergonômicas. Isso ajudará a tornar o ambiente mais produtivo, inspirador e saudável.

Invista em elementos decorativos com seu estilo pessoal

Para quem quer decorar o ambiente home office, mas sem muitos itens que causam distração, vale a pena investir em cores neutras junto a uma decoração colorida.

Fotos, vasos de plantas e objetos decorativos agregam muito na personalização do espaço. Assim, você consegue personalizar a decoração para home office e deixar o local perfeito para a inspiração de que precisa.

Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar e fazer com que esses elementos roubem sua atenção do trabalho! Organizadores, gavetas e estantes também ajudam na decoração, centralizando seus pertences nos lugares certos e otimizando seu foco. 

Inclusive, caso você prefira um home office que só tenha o necessário, o estilo minimalista pode ser o ideal.

Pense nas cores ou revestimentos ideais para as paredes

Um painel ripado ou uma parede em cores harmoniosas podem fazer toda a diferença em um ambiente home office.

A psicologia das cores na arquitetura diz que todos os detalhes do escritório influenciam sua produtividade. Por isso, o ideal é que as tonalidades sejam escolhidas com cuidado para alcançar o melhor equilíbrio possível, promovendo a criatividade e a concentração.

A dica é mesclar cores neutras com vibrantes, combinando seus significados e estimulando sensações diferentes. Assim, você pode usar branco, preto, verde-escuro e bege para a base da decoração.

Outra sugestão é escolher uma pintura ou revestimento para as paredes que deixe sua decoração do home office mais profissional.

Para os detalhes na pintura e em objetos decorativos, as cores vibrantes são ideais. Entre elas estão o laranja, amarelo e vermelho. Você também pode inovar e usar essas tonalidades mais alegres nos rodapés e nas guarnições, por exemplo.

Os Painéis Ripados da Coleção Multilinha podem cobrir uma parede e mudar completamente o visual do escritório na sua casa. Revestimento decorativo em madeira de reflorestamento pode ser uma opção para quem deseja transformar o ambiente nas videoconferências com colegas de trabalho e clientes.

Créditos da imagem: Arquitetas: Mariana Maran e Daiane Melo; Fotógrafo: Lio Simas.

Considere qual a disposição dos móveis é mais funcional

Considerar a interação das pessoas com o ambiente é essencial. Alguns profissionais precisam de duas telas de computador, já outros de uma mesa independente para desenho, por exemplo.

Alguns transitam pelo ambiente, enquanto outros preferem trabalhar de frente para a janela. Seja qual for seu comportamento no ambiente de trabalho, ele deve ser avaliado para a melhor escolha da disposição dos móveis.

O ambiente home office de cada um é um reflexo natural de suas necessidades.

Considere também qual tipo de piso é mais resistente, pense em colocar rodapés altos e terminais de acabamento nas quinas para evitar que os impactos no uso do espaço estraguem a parede. Assim, a durabilidade das reformas realizadas aumenta.

Nesse processo, é necessário considerar alternativas sustentáveis. Elas reduzem o impacto ambiental e ajudam na economia no orçamento mensal — um ótimo exemplo disso é o caso do aproveitamento máximo da luz natural.

Mesmo com poucos ajustes, a decoração no home office pode transformar algum cômodo em um escritório produtivo e inspirador.

Conheça as principais tendências de decoração para home office

Na hora de decorar seu home office, avalie as tendências do momento e se alguma delas combina com seu estilo. Separamos sugestões incríveis que estão em alta!

Vintage moderno

O estilo vintage agrega o ambiente home office com elegância e beleza.

A combinação desses elementos traz um estilo único para o ambiente. A ideia é misturar objetos antigos com modernos. Além disso, vale a pena colocar cores vivas para trazer um efeito diferenciado.

Uso de cortiças

Além de colaborar na decoração, a cortiça é excelente para incentivar a criatividade.

A cortiça é sustentável e ainda deixa o ambiente com um toque diferenciado. Um detalhe do uso desse material é sua funcionalidade. Com ele, é possível guardar lembretes na parede e ainda sai mais barato do que adquirir recursos como murais. Assim, você pode compor uma decoração criativa com:

  • notas;
  • fotos;
  • lembretes;
  • projetos que estão sendo realizados;
  • frases de inspiração.

A cortiça também é bastante versátil e pode ser colocada em quadros, uma parte da parede, ou até na parede toda. O resultado fica bonito e você pode decorar seu home office como quiser.

Ambientação com a natureza

Seu escritório em casa também pode estar virado para a natureza! O contato com as plantas melhora a concentração e a criatividade, então se você mora perto da natureza, pode ser uma boa ideia ficar perto da janela.

Muitas pessoas incorporam esses elementos para alcançar o máximo do seu bem-estar, mas você pode ir além! Mais do que escolher um local próximo da natureza ou das plantas da sua casa, invista em elementos que façam parte desse cenário, como a madeira de reflorestamento, que é sustentável.

O estilo Urban Jungle é uma tendência entre pessoas aderentes ao formato home office.

Inspirações nos anos 1970

Se você gosta da década da calça de bocas largas, saiba que os anos 1970 também interferem na decoração. Para o home office, vale a pena investir em móveis e luminárias com o estilo desse período da história.

A ideia é passar o espírito livre e um clima relaxado. Por isso, invista em elementos dourados, naturais e crus. Por exemplo, uma luminária de vidro marrom perolado fica lindo e remonta a uma década em que o objetivo era conseguir se expressar.

Saiba decorar o espaço de um home office compartilhado

O seu ambiente de trabalho em casa pode ser usado por você e outras pessoas. Nesse caso, é preciso dar um toque pessoal à decoração, mas ainda considerar as necessidades dos outros moradores que utilizarão esse espaço.

Quando se divide um espaço de home office com outras pessoas, é necessário planejar bem para todos saírem ganhando.

Então, como colocar essa ideia em prática? Algumas boas práticas são as que apresentamos a seguir:

  • use ripas ou biombos para dividir os ambientes. Essa é uma forma prática de separar o ambiente, mas deixar o espaço leve e ainda bastante aconchegante. Sem contar que essa separação tende a aumentar a concentração;
  • combine estilos de móveis para evitar disparidade no ambiente. Por exemplo, se você quer imprimir uma sensação de conforto, uma cadeira e uma mesa com a estrutura em madeira são boas opções. Por outro lado, se o objetivo é uma decoração industrial, foque o aço e as cores metálicas. De toda forma, lembre-se de analisar o que é necessário no seu dia a dia e como ter um equilíbrio entre suas preferências e as da outra pessoa;
  • otimize o espaço com prateleiras. O home office, normalmente, é um ambiente pequeno. Por isso, investir em móveis grandes é um mau negócio. Opte por nichos e prateleiras, que trazem um ar de organização e modernidade. A quantidade e o tamanho dependem da sua necessidade;
  • use tons claros para maximizar a sensação espacial. Em outras palavras, as cores mais suaves tendem a trazer uma perspectiva mais ampla para o ambiente. Isso acontece porque se consegue refletir mais a luz natural e ainda deixar o local mais clean. Portanto, vale a pena deixar apenas alguns objetos coloridos para criarem pontos de destaque.

Utilize a decoração para home office para reduzir os níveis de estresse

A vida profissional gera dificuldades e estresse, por mais que você goste do que faz. Por isso, a decoração do home office pode ser pensada para estimular a sua criatividade e reduzir o nervosismo.

Para alcançar esse resultado, vale a pena utilizar algumas boas práticas. Uma delas é apostar no feng shui. Essa técnica milenar chinesa pressupõe realizar as seguintes atividades:

  • limpeza, para se livrar de tudo o que não tem serventia. Assim, evita-se acumular sujeira e energia negativa;
  • organização da mesa, deixando o computador no centro. Do lado direito, vale a pena colocar objetos que simbolizam momentos e pessoas especiais. Também deixe algo de metal ou colorido para estimular a criatividade;
  • uso de plantas para puxarem a energia negativa;
  • colocação de objetos refletores na porta de entrada. Por exemplo, mandalas e espelhos.

Pense também nas cores mais propícias para o ambiente de trabalho. Para isso, considere a sua carreira e suas necessidades. Por exemplo, se você precisa de calma, vale a pena investir em tons terrosos. Caso precise de mais energia, os tons claros são mais indicados.

Na rotina estressante do dia a dia, ter uma decoração home office que te relaxe é essencial!

Tenha em mente que você pode usar menos cores e criar outros pontos de atenção. Por exemplo, é possível usar boiserie de poliestireno na sua decoração e deixar o seu escritório mais bonito e aconchegante.

Reforçando o que já foi dito, vale a pena colocar pequenos vasos de plantas, bem ao estilo Urban Jungle. O contato com a natureza estimula a inspiração, criatividade, tranquilidade e aconchego.

Ter plantas é ideal para diminuir o estresse, sejam pequenos ou grandes. Tudo depende do tamanho do ambiente. Duas boas opções são a violeta e a palmeira rafis — nesse caso, é preciso ter terra sempre úmida e iluminação indireta.

Se você ainda quer algum charme, mas menos trabalho com os cuidados, as suculentas e os cactos são excelentes alternativas. Afinal, exigem poucas regas e duram muito por serem desérticas. Assim, adaptam-se bem aos diferentes locais.

De toda forma, fica claro que a decoração do home office interfere no resultado do seu trabalho. Por isso, é importante pensar sobre esse quesito. Assim, você tem mais chance de aumentar sua produtividade, ter qualidade nas atividades realizadas e se manter em paz.

Gostou das nossas dicas? Então, leia o artigo “Decoração sustentável: responsabilidade que começa em casa! e entenda como eficiência e estilo andam juntos em favor do meio ambiente.

  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Santa Luzia Europa Europa
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
pt_BRPT_BR