PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
decoracao home office 2

Descubra como elaborar a decoração ideal para home office

A decoração para home office ajuda a criar um ambiente produtivo, inspirador e funcional sem perder estilo e apresentando soluções sustentáveis. Confira!

A decoração para home office precisa ter sua personalidade, por isso é fundamental investir em elementos que fazem a diferença. Entenda o que você pode fazer para melhorar o resultado do ambiente neste artigo!

Trabalhar em casa temporariamente ou por opção é uma das realidades que faz com que muitas pessoas olhem para a decoração do home office com outros olhos. Afinal de contas, ela pode ser mais funcional? Ou, quem sabe, inspiradora?

Podem até existir respostas baseadas em ciências do comportamento que afirmam essas teses. Porém, aqui, nos contentamos com a opinião comum: é mais agradável trabalhar em um ambiente organizado e prático.

O mais interessante é que, com algumas mudanças, é possível deixar a decoração do home office com seu estilo, além de cheia de funcionalidades e elementos inspiradores. Quer saber como? Veja as dicas que separamos neste post.

Busque a iluminação perfeita para a decoração home office

Nada melhor que a iluminação natural para seu home office. Além de econômica, ela é um indicativo de que a área escolhida para fazer os trabalhos remotos recebe luz solar. Por isso, torna o ambiente menos sombrio e propício ao acúmulo de ácaros e outros males.

No entanto, nem sempre é possível contar apenas com a luz natural. Assim, a escolha da iluminação artificial deve considerar o conforto visual e o propósito em tornar o ambiente mais claro de forma econômica e sustentável.

Iluminação artificial em um escritório para decoração em home office.

As dicas práticas para essa etapa são:

  • prefira luz branca fria que se assemelham à iluminação solar. As amarelas não são indicadas para locais de concentração e que exigem mais da visão das pessoas;
  • opte por lâmpadas de LED. Elas são mais econômicas, duráveis e podem ser encontradas em diferentes formatos, das convencionais até as fitas que podem ser colocadas em nichos;
  • use iluminações centrais combinadas com luminárias na área de trabalho. Contudo, considere se eles produzirão reflexos que podem prejudicar o trabalho.

Escolha móveis ergonômicos na decoração para home office

Passar horas na mesma posição, mesmo que dentro de casa, pode trazer algumas dores indesejadas. No escritório externo, as empresas investem em cadeiras ergonômicas, descansos de pé e outros elementos que diminuem a incidência de doenças ocupacionais.

Na decoração para home office, também será necessário tomar esse cuidado. Uma dica é negociar o uso do mobiliário com a empresa, enquanto as funções estiverem sendo executadas remotamente.

Agora, se a ideia é ter um espaço definitivo, prefira escolher os móveis de acordo com seu estilo e preferência. Isso vai ajudar a tornar o ambiente mais produtivo e inspirador.

Invista em elementos decorativos com seu estilo pessoal

Já que estamos falando em colocar seu estilo na decoração do seu home office, algumas dicas para personalizar essa área de trabalho são valiosas. Por exemplo, você pode colocar sua personalidade na cadeira e nos organizadores da mesa.

Fotos, vasos de plantas e objetos decorativos também vão ajudar na personalização do espaço. Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar e fazer com que esses elementos roubem sua atenção do trabalho.

Pense nas cores ou revestimentos ideais para as paredes

Decoração para home office com revestimento em parede de madeira pinus.

Outra dica especial é escolher uma pintura ou revestimento para as paredes que deixe sua decoração do home office mais profissional.

Os Painéis Ripados podem cobrir uma parede e mudar completamente o visual do escritório em casa. Revestimento decorativo em madeira de reflorestamento também podem ser a opção para quem deseja transformar o ambiente nas videoconferências com colegas de trabalho e clientes.

Se o home office precisa dispor de produtos e moldes do trabalho, é possível criar uma mesa de centro empilhando Ecopallets, que são feitos de “madeira plástica”. 

Em seguida, é possível colocar, ou não, um tampo de vidro para compor o ambiente.

Créditos da imagem: Arquitetas: Mariana Maran e Daiane Melo; Fotógrafo: Lio Simas.

Considere qual a disposição dos móveis é mais funcional

Outro ponto importante é considerar a forma como as pessoas interagem com o ambiente. Alguns profissionais precisam de duas telas de computador, outros, de uma mesa independente para desenho, por exemplo.

Mesa vermelha com design moderno e funcional para decoração em home office.

Alguns transitam pelo ambiente e outros apenas deslizam suas cadeiras de um canto até o outro para economizar tempo, ou por mania. Seja qual for seu comportamento no ambiente de trabalho, ele deve ser avaliado para a decoração home office, disposição dos móveis e escolha de revestimento para escritório

Por exemplo, considere qual tipo de piso é mais resistente, pense em colocar rodapés altos e terminais de acabamento nas quinas para evitar que os impactos do uso do espaço estraguem a parede. Assim, a durabilidade das reformas realizadas aumenta.

Mesmo com poucos ajustes, a decoração no home office pode transformar um ambiente da sua casa em um escritório produtivo e inspirador. É possível priorizar alternativas sustentáveis. Além de reduzirem o impacto ambiental, elas também contribuem para a economia no orçamento mensal, como é o caso do aproveitamento máximo da luz natural.

Conheça as principais tendências de decoração para home office

Na hora de decorar seu home office, avalie as tendências do momento e se alguma delas combina com seu estilo. As opções que estão em alta são:

Escritório com decoração para home office.
Arquiteta: Louise Gubert e Patricia Lion.

Vintage moderno

A combinação desses elementos traz um estilo único para o ambiente. A ideia é misturar objetos antigos com modernos. Além disso, vale a pena colocar cores vivas para trazer um efeito diferenciado.

Uso de cortiças

A cortiça é sustentável e ainda deixa o ambiente com um toque diferenciado. Um detalhe do uso desse material é sua funcionalidade. Com ele, é possível guardar lembretes na parede e, ainda, sai mais barato do que adquirir murais e outros recursos. Assim, você pode colocar desde notas a projetos que estão sendo realizados. Além disso, pode incluir frases de inspiração para se motivar todos os dias.

A cortiça também é bastante versátil. Por isso, ela pode ser colocada apenas em uma parte da parede ou em toda ela. O resultado fica bonito e você pode decorar seu home office como quiser.

Ambientação com a natureza

Seu escritório em casa também pode estar virado para a natureza. Muitas pessoas fazem isso para alcançar o máximo do seu bem-estar. Além disso, o contato com plantas ajuda a melhorar a concentração e a criatividade.

Mas você pode ir além! Mais do que escolher um local próximo da natureza ou das plantas da sua casa, invista em elementos que façam parte desse cenário, como a madeira de reflorestamento que é sustentável.

Inspirações nos anos 1970

Se você gosta da década da calça de bocas largas, saiba que os anos 1970 também interferem na decoração. Para o home office, vale a pena investir em móveis e luminárias com o estilo desse período da história.

A ideia é passar o espírito livre e um clima relaxado. Por isso, invista em elementos dourados, naturais e crus. Por exemplo, uma luminária de vidro marrom perolado fica lindo e remonta a uma década em que o objetivo era conseguir se expressar.

Invista nos acabamentos

Decoração para home office no quarto.

Atualmente, existem vários estilos, cores e materiais diferentes disponíveis no mercado. Por isso, quando você pensar na fase de acabamento da sua obra, saiba que eles têm tudo a ver com a decoração do seu home office.

Com eles, é possível mudar completamente o estilo do ambiente e torná-lo ideal para estimular sua criatividade. 

Por exemplo, com rodapés e guarnições ecológicas, você pode inovar no jogo de cores, nas formas geométricas e até nos relevos.

Imagem: Lambris

Escolha cores que inspiram a criatividade

Todos os detalhes do escritório influenciam sua produtividade, é o que diz a psicologia das cores na arquitetura. Por isso, o ideal é que as tonalidades de móveis e objetos sejam escolhidas com cuidado para alcançar o melhor equilíbrio possível. Assim, você promove a criatividade e a concentração.

A dica é combinar cores neutras com vibrantes. Isso porque elas têm significados e estimulam sensações diferentes. Assim, você pode usar branco, preto, verde escuro e bege, especialmente para as paredes de base.

Para os detalhes na pintura e em objetos decorativos, as cores vibrantes são ideais. Entre elas estão o laranja, amarelo e vermelho. Você também pode inovar e usar essas tonalidades mais alegres nos rodapés e nas guarnições, por exemplo.

Invista nos artigos decorativos

Sala com decoração para home office.

Esses objetos deixarão a decoração do seu home office do jeito que você deseja. Inclusive, porque eles transmitem toda a sua personalidade para o ambiente

Portanto, invista em quadros, plantas, fotos e o que mais achar agradável e for do seu gosto.

Assim, você consegue personalizar a decoração para home office e deixar o local perfeito para a inspiração de que precisa. Sem contar que pode utilizar a sustentabilidade para tornar o ambiente ainda mais agradável.

Vale lembrar que essas filosofias apresentadas podem ser levadas para todos os cômodos da casa, não só na decoração home office.

Imagem: Coworking – Lambris

Gostou das nossas dicas? Então, leia o artigo “Decoração sustentável: responsabilidade que começa em casa!” e entenda como eficiência e estilo andam juntos em favor do meio ambiente.

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.