Durante uma obra ou reforma, é viável colocar a mão na massa e realizar algumas atividades. Entre as possibilidades, existe a opção de instalar revestimentos de parede na fase de acabamento. Durante as escolhas na hora da compra, vale a pena recorrer ao revestimento sustentável, como de poliestireno ou madeira de reflorestamento.
Essas são peças interessantes pela fácil instalação, belo visual e durabilidade. Como são imunes às pragas e não absorvem umidade, mantém o aspecto bonito. Além de tudo, podem ser utilizadas em ambientes internos (como sala de estar, corredores ou quartos) e nas áreas externas (como na varanda ou em fachadas).
Para aproveitar os pontos positivos, veja quais são os cuidados e saiba como instalar revestimentos de parede.
Meça o local de aplicação e calcule a quantidade
Logo no início, é preciso entender se você tem a quantidade suficiente de revestimento para fazer a aplicação. Por isso, comece medindo a área escolhida, como altura e a largura da parede. Se fizer meia parede, divida por dois.
Depois, divida a largura total pela de cada peça, e faça o mesmo com a altura. Você terá uma ideia de quantos itens necessita, no mínimo, para conseguir o impacto desejado.
Se for necessário cortar alguma peça, a indicação é utilizar uma serra que não prejudique o acabamento.
Limpe a superfície de aplicação
Depois, é o momento de preparar a área para instalar revestimento de parede. É indispensável que o local esteja limpo, seco, nivelado e sem ondulações, de modo a garantir bom assentamento.
Vale a pena utilizar uma lixa fina em todo o espaço, pois isso melhora a fixação. Se ocorrer alguma infiltração, a correção deve ser feita antes da instalação para não prejudicar o resultado. Depois, passe uma flanela limpa para retirar qualquer sujeira.
Na parte de preparação, vale a pena usar o nível ou mesmo uma linha de nylon nivelada. Assim, você tem a certeza que o posicionamento será preciso.
Aplique os produtos específicos de colagem
Agora, é hora de partir para a fixação dos revestimentos de parede. Para isso, é essencial usar acessórios específicos de colagem. Eles garantem bons resultados e mantém os produtos no lugar.
Em geral, é preciso aplicar um pedaço de fita dupla face em cada lateral, e fazer cordões com o super adesivo. Antes que seque, posicione o revestimento na parede, com a posição desejada.
Faça pressão por alguns segundos, para que a peça se prenda à superfície. Quando você soltar, ela estará devidamente presa.
Preste atenção no visual desejado
Para instalar revestimento de parede, também é essencial ter cuidado com a paginação. Ela consiste no posicionamento adequado dos itens, que têm estampas ou detalhes repetidos.
Um revestimento estilo Ecobrick, por exemplo, pode ser posicionado em várias direções e de modos alternados. Por isso, o ideal é planejar qual será o resultado e criar um “guia” para saber como posicionar cada elemento.
Deixe um espaço entre os revestimentos
Apesar do revestimento sustentável ser mais seguro e eficiente, ele também passa por uma dilatação térmica diante de grandes variações de temperatura. Por isso, é essencial manter um espaçamento mínimo entre as peças. Normalmente, não precisa ser maior que 1 milímetro.
Isso ajuda a garantir que as peças se “movimentem” com segurança e sem comprometer a instalação. Além disso, o espaço é quase imperceptível e não afeta o resultado.
No entanto, a dica é que a parede de fundo tenha uma cor parecida a do acabamento. Assim, existe harmonia entre os itens e garante-se mais beleza.
Dê acabamento ao instalar revestimento de parede
Depois de passar por todas essas etapas, é a hora de fazer o acabamento para concluir a instalação. Isso significa, por exemplo, retirar qualquer impureza que tenha restado ou acumulado entre as peças.
Nos casos de meia parede, é comum fazer o acabamento com a massa especial, da cor da parede. Ela ajuda a “integrar” os elementos e finalizar a composição.
Instalar revestimento de parede é fácil ao escolher produtos sustentáveis. Com eles, você terá muita versatilidade e uma decoração baseada na economia circular!E já que essas opções se destacam, aproveite para conhecer os ripados sustentáveis da Santa Luzia!