PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

8 formas criativas de usar revestimento decorativo em projetos

Quarto com decoração em tons neutros de branco e bege. No espaço há uma cama, cortina, lustre moderno e revestimento em ripas de madeira, simbolizando o revestimento decorativo.

Foi-se o tempo em que o revestimento era utilizado mais na cozinha e no banheiro, especialmente por serem áreas úmidas. Atualmente, o material contempla a casa toda, ajudando a compor os ambientes e destacando pontos-chave da decoração. Mas você sabe como usar o revestimento decorativo em seus projetos?

Existem diversas opções para você apostar nesse elemento e deixar o cômodo mais charmoso. Além disso, a aplicação nem sempre exige muito trabalho ou faz sujeira, como em reformas habituais. Sendo assim, é uma ótima opção para quem pretende reformar ou montar ambientes com um excelente custo-benefício.

Neste post, separamos 8 formas criativas para você utilizar o revestimento decorativo em seus projetos. Continue a leitura e confira!

1. Quarto infantil

Quarto de criança com decoração em tons de bege e azul. No espaço há uma cama em formato de casa, tapete e revestimento decorativo.
Coleção Multilinha.

Não é muito comum a utilização de revestimentos decorativos em quartos infantis. Geralmente, as pessoas optam por papel de parede com temas mais lúdicos. Mas, embora fiquem muito bonitos, isso limita a decoração, pois as crianças crescem rápido e logo querem uma temática mais condizente com a idade.

Ou seja, em pouco tempo é preciso reformar o ambiente para adequá-lo à nova fase do pequeno. Por essa razão, escolher um revestimento pode ser uma solução para deixar o quarto bonito e aconchegante por muitos anos. Mas quais são as opções?

Além dos revestimentos coloridos, você pode optar pelas estampas geométricas, que são atemporais, e a madeira. Também há diversas formas para aplicá-los: 

  • em uma parede inteira;
  • meia parede;
  • cabeceira da cama 
  • muito mais.

2. Cabeceira de cama

A cabeceira da cama não precisa ser um móvel. Você pode montá-la por meio de um revestimento decorativo na parede. Assim, é possível criar infinitas possibilidades, trazendo modernidade, sofisticação, aconchego, elegância e outras qualidades, dependendo do modelo e do material utilizado.

Você pode aplicar o revestimento somente em volta da cabeceira da cama, na parede inteira, apenas na metade ou como uma faixa vertical um pouco maior do que a largura da cama, por exemplo.

Se preferir utilizar a madeira, você pode fazer um lambri (painel formado por réguas) — ele traz um ar retrô e muito bonito ao espaço. Além disso, vale a pena utilizar a criatividade para misturar revestimentos que tenham harmonia entre si, como o revestimento chevron.

3. Divisória

Deseja dividir um ambiente, mas não quer fazer uma parede? Nesse caso, é possível apostar nas ripas de madeira

O painel feito com esse material traz um aconchego por remeterem à natureza. Ainda, pode ser produzido de maneira vazada, deixando transpassar luminosidade — o que não escurece demais o cômodo.

Caso você queira uma parede no local, pode utilizar o revestimento decorativo para dar destaque a essa divisão. Isso porque ele pode ser aplicado em:

  • gesso;
  • drywall;
  • alvenaria;
  • madeira;
  • cerâmica.

4. Parede do sofá

Foto de uma sala com decoração em tons neutros de cinza. No espaço há um sofá, abajur e revestimento chevron na cor cinza grafite, simbolizando o revestimento decorativo.
Chevron Liso e frisado – Cinza grafite

Para os casos em que não é possível usar texturas feitas de massa, quadros, prateleiras ou cores contrastantes na parede da sala, mas é preciso inovar na decoração, também vale apostar no revestimento decorativo.

Como existem diversos modelos, tamanhos e cores desse material, você certamente encontrará um que combina com o estilo desejado para a decoração. Formas geométricas, woodpanel, ripas de madeira e outros podem deixar a parede atrás do sofá diferenciada, dando destaque ao espaço.

Até porque, é mais comum que as pessoas coloquem revestimento onde fica a televisão. Nesse caso, a decoração terá um estilo que foge do comum, trazendo mais personalidade para a casa.

5. Rodabanca

Arquibancada de cozinha com decoração em tons de cinza-escuro. No espaço há armários, pia e revestimento decorativo na parede.
Imagem ambientada – Weber Studio.

Sabemos que a rodabanca revestida não é nenhuma novidade. Afinal, é normal que as pessoas façam questão de revestir a cozinha, sobretudo, para facilitar a limpeza. Entretanto, o revestimento decorativo é o que está em alta.

Em vez de escolher um material para aplicar em todas as paredes da cozinha, inclusive acima da bancada, você pode colocar modelos diferentes. Também é possível utilizar revestimento somente na rodabanca e manter as outras paredes com pintura.

Quem já tem cerâmica ou porcelanato na bancada e deseja mudar o visual da cozinha, mas não quer passar por uma reforma, pode optar pelo revestimento decorativo.

Esse material é aplicado com adesivo próprio, sem a necessidade de remover o azulejo anterior ou colocar rejunte. Assim, em pouco tempo você renova a sua cozinha de maneira bem prática.

6. Painel da televisão

Ao pensar na decoração, os painéis de televisão convencionais podem parecer muito triviais e pouco diferenciados. Quem gosta de ter uma decoração mais personalizada, se incomoda com isso e quer fugir do senso comum.

Nesses casos, é possível apostar no revestimento decorativo para fazer um painel utilizando o Woodpanel. Existem diversas maneiras para aplicar o material na parede da televisão. Além de revestir a estrutura inteira, é possível fazer somente uma moldura com madeira ou outro revestimento.

Ainda, há a possibilidade de fazer uma faixa vertical, do chão ao teto, e nas laterais você pode manter a pintura ou colocar outro material. Em relação aos modelos de revestimento, invista nas formas geométricas para levar um ar bem moderno ao ambiente, ou nas ripas de madeira para o clássico ou rústico, dependendo da composição do ambiente.

7. Churrasqueira

Embora as churrasqueiras de tijolos ou revestidas de pedras ainda sejam bastante usadas, a tendência é que elas apresentem revestimentos decorativos diferenciados.

A verdade é que o espaço da churrasqueira ganhou mais atenção com as áreas gourmet. Se antes era um ambiente esquecido da decoração, agora tem um grande destaque. Por essa razão, é importante escolher um material de alta qualidade para dar mais destaque à estrutura.

Se a churrasqueira fica em uma varanda gourmet ou área externa, um revestimento de madeira é uma ótima sugestão, pois leva sofisticação e charme do estilo rústico, ao mesmo tempo. Já para as churrasqueiras internas — geralmente integradas à cozinha ou sala —, prefira um modelo que fique harmonioso com o restante da decoração do ambiente.

8. Meia parede

A decoração da meia parede voltou com tudo! Esse elemento decorativo é uma ótima opção para quem não quer revestir a parede inteira, mas deseja dar um “algo a mais” no ambiente. Como dissemos, quando feita em réguas na vertical, é chamada lambri.

Entretanto, não se apegue somente à madeira para essa finalidade. Existem diversos tipos de revestimentos que podem ser usados. Além disso, não é necessário fazer uma divisão exata da meia parede. Você também pode aplicar de forma mais orgânica, trazendo movimento para o ambiente.

Se você deseja mudar a decoração da sua casa, mas não quer ter o trabalho de limpar uma grande sujeira por conta da instalação, prefira os revestimentos decorativos da Santa Luzia. Eles são sustentáveis e ecológicos, pois são provenientes da reciclagem de isopor ou de madeira Pinus de reflorestamento.

Como você viu, os revestimentos decorativos são grandes aliados para deixar o ambiente ainda mais bonito e aconchegante. Com diversos modelos e formas de aplicação, você pode apostar neles para decorar sua casa. Afinal, essa é a maneira mais prática de fazer uma reforma.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece aqui no blog? Então, assine a newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

LEIA

TAMBÉM

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

2150771513

Texturas naturais: a tendência de decoração para 2024

ACOMPANHE-NOS

NAS REDES SOCIAIS

Fique por dentro das novidades da Santa Luzia através das nossas redes sociais. @santa.luzia

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.