O drywall é uma tecnologia conhecida como revolucionária por sua composição livre de água. Essa construção a seco, como é conhecida por muitos, consiste em estruturas usadas na engenharia civil e obras domésticas, levando versatilidade, economia e leveza aos ambientes.
No entanto, o que muitos não conhecem é a possibilidade de aplicar revestimento nesse material.
Assim como as paredes convencionais, a de drywall pode ser revestida. E a principal diferença está na decoração e no benefício de já ter sua superfície lisa e pronta para receber o acabamento — que pode variar entre pintura, textura, papel de parede e até mesmo cerâmica.
Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Vantagens de realizar um revestimento em parede drywall
Utilizado no Brasil há 20 anos, o drywall é um material de estruturas pré-fabricadas com placas de gesso e aço galvanizado. Ele, geralmente, é usado como parede ou divisória entre ambientes.
A fabricação dessas placas é livre do uso de água — o que leva praticidade, limpeza e sustentabilidade para seu uso.
Assim, a versatilidade da placa permite a instalação de focos de luz, isolamento térmico e acústico. Além disso, revestimentos de parede drywall contam com vantagens, como:
- rapidez;
- simplicidade;
- personalização.
Revestimento em parede drywall: vida nova para a superfície
O revestimento em parede drywall pode ser aplicado de diversas formas: com pinturas, papéis de parede, tecidos, epóxi, textura, entre outros.
É possível explorar a criatividade em projetos sem limitações. No entanto, seguir as recomendações de instalação dos fabricantes para cada tipo de acabamento é fundamental.
Por se tratar de um material leve, o poliestireno pode ser instalado em drywall, garantindo uma boa adesão, acabamento perfeito e praticidade. Mas, um profissional especializado deve ser consultado para avaliar a superfície e o material antes que a instalação seja realizada.
Vale ressaltar que o revestimento não somente tem a função de proteção, mas também leva sofisticação e funcionalidade ao ambiente. Contudo, de nada adianta a beleza se o material utilizado não for de qualidade, comprometendo não só a parede, mas também a edificação — por isso, avalie esse ponto com cuidado antes de fazer sua escolha.
Quais cuidados você deve ter ao instalar revestimento em parede de drywall?
As paredes em drywall podem ser revestidas com diferentes acabamentos. Contudo, um fator importante é o planejamento para que as placas recebam a resistência adequada para a necessidade do material que será aplicado. Confira os principais detalhes que devem ter atenção!
Tenha um bom acabamento nas emendas
De acordo com o espaço disponível, a parede em drywall pode ser montada em várias partes, tendo emendas aparentes. Após a instalação, recomenda-se que o acabamento seja realizado de forma a cobrir essas emendas antes que o revestimento seja instalado.
Textura adequada para receber o revestimento
Por se tratar de uma superfície lisa, a base não oferece aderência para a argamassa na instalação do material. Em alguns casos, o uso de primers específicos para deixar a superfície rústica pode ser apropriado, pois melhora a textura e a tornando adequada para o revestimento.
Uso de argamassa apropriada
Escolher a argamassa certa para o revestimento em parede de drywall é fundamental para a durabilidade do assentamento. É importante conhecer o produto antes de utilizá-lo, consultando profissionais sobre a finalidade escolhida para aplicação.
Nesse artigo, você conheceu um pouco mais sobre o revestimento em parede de drywall. Viu também quais são suas vantagens e os pontos de atenção para que o acabamento tenha a qualidade e durabilidade esperada.
Quer ficar por dentro de todas as novidades da Santa Luzia? Então, siga nossas redes sociais e receba nossos conteúdos em primeira mão!
Estamos no Pinterest, Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e LinkedIn.