PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
decorar uma casa nova 2

Como decorar uma casa nova: o guia completo

Imagem enquadrada de um quarto, como exemplo de como decorar uma casa nova.

Seja um imóvel próprio ou alugado, sua casa é o principal local de segurança e aconchego para sua família, além de ser um local de descanso após dias intensos. Dessa forma, a decoração é a melhor forma de manter o ambiente agradável, organizado e acolhedor, além de realçar sua personalidade, deixando-o com um estilo próprio. Devemos destacar que decorar uma casa nova é prazeroso, mas também desafiador. Por isso, requer pesquisa, planejamento e criatividade.

Pensando em ajudá-lo com esse desafio, desenvolvemos um guia completo com informações essenciais para você decorar sua nova casa com elegância, economia e sem grandes problemas. Continue a leitura e acompanhe!

Faça um bom planejamento

O primeiro passo para decorar sua casa nova, é fazer um bom planejamento estratégico. Esse é um ponto fundamental para evitar dores de cabeça futuras e otimizar tempo, espaços e recursos. Ou seja, ele permite que você faça uma decoração funcional e econômica.

Defina seus objetivos

Portanto, inicie o planejamento definindo:

  • quais cômodos serão decorados;
  • os espaços prioritários para receber a decoração;
  • o que pretende fazer em cada ambiente.

Estipule o valor limite

A próxima etapa será estipular o valor que você poderá gastar, baseando-se nas necessidades do espaço e, também, em suas condições financeiras. Afinal, após adquirir um imóvel, nem sempre é possível investir um grande valor na decoração da sua casa nova. Se esse for o caso, é preciso montar um orçamento realista, estipulando um limite de gastos.

Pesquise e monte um cronograma

Decidido o limite de investimento para sua decoração, é o momento de iniciar a parte prática do planejamento. Portanto, faça pesquisas, listas de compras, compare preços em diferentes locais, contrate a mão de obra necessária e monte um cronograma com algumas datas previstas para cada fase da decoração. Assim, é possível organizar as despesas por meio de planilhas ou aplicativos de simulação, melhorando o controle das etapas.

Dicas práticas para decorar sua nova casa

Após definir todo o planejamento, chegou a hora de colocá-las em prática. Para isso, é preciso atentar-se em alguns detalhes para que a decoração atenda às necessidades da sua família, suas preferências e gostos.

A seguir, confira dicas práticas para você não errar na decoração da sua nova casa.

Tire a medida de todos os cômodos

Se você construiu sua casa do zero, provavelmente terá a planta com as medidas de cada cômodo. Ainda que tenha comprado o imóvel, é possível obter esse documento com a construtora ou vendedor responsável pelo imóvel.

Ter as medidas dos cômodos facilita o planejamento para decorar sua casa nova, visto que, para comprar os materiais necessários, é preciso saber o espaço disponível em cada ambiente. Mas, caso não seja possível ter acesso à planta do seu imóvel, tire as medidas manualmente.

Da mesma forma, considere a localização das tomadas, portas, janelas e saídas de encanamento, afinal, essa é uma questão que vai influenciar na disposição da mobília em cada cômodo.

Assim, saber as medidas dos ambientes é fundamental para avaliar quais itens serão necessários, pois elas também influenciam na quantidade de materiais, afetam o espaço disponível em cada ambiente e impactam o orçamento.

Revise seus móveis e objetos

Caso você já tenha alguns móveis, objetos decorativos e eletrodomésticos, faça uma lista com tudo o que deseja levar para sua casa nova. Além disso, defina o que deve ser consertado ou reformado, incluindo no orçamento.

Para os itens que não serão usados na nova decoração, uma boa dica é colocá-los à venda. Assim, o valor arrecadado pode ajudar no orçamento da nova decoração. Da mesma forma, você pode doá-los para garantir que pessoas que realmente precisam tenham a oportunidade de utilizá-los.

Escolha o estilo de decoração

Viver em uma casa com decoração personalizada, de acordo com seus desejos e estilo, contribui ainda mais para seu conforto. Por isso, escolha o estilo que mais te agrade e atenda seu gosto estético. Lembre-se que é possível misturá-los, desde que estejam em harmonia. 

Assim, os principais estilos de decoração, são:

  • clássico — elegante e sofisticado que conta com cores neutras e materiais nobres para seus acabamentos;
  • moderno — mais colorido e descontraído, esse estilo foca na funcionalidade e designs diferentes, muitas vezes futurista;
  • étnico — conta com características de determinada região ou cultura, como mexicana, árabe, africana, turca, entre diversas outras;
  • clean — esse é um estilo minimalista e apresenta itens simples em cores claras, focando na funcionalidade, espaço e conforto;
  • industrial — forma um visual que lembra indústrias antigas, apostando em madeira, cimento queimado, tijolos e vigas combinados com cores vibrantes;
  • vintage — conta com características das décadas de 50 até 80, com estilo retrô que remete as antigas tendências;
  • rústico — investe em itens naturais, com aparência que lembra casas antigas, muito usado para varandas e espaços gourmet.

Busque inspirações para a decoração

Entre as principais dificuldades para decorar uma casa, está a forma de definir e organizar cada espaço, colocando as ideias em prática. Para isso, uma solução é buscar inspirações e referências.

Ambiente decorado no estilo moderno, com uma poltrona na cor marrom e uma mesa de centro no formato de tronco, exemplificando como decorar uma casa nova.
Sala com decoração moderna. Maria Di Pace.

É possível encontrar em revistas e, principalmente, na internet diversas ideias para decoração nos mais variados estilos — com fotografias, dicas e relatos que podem ser essenciais para a tomada de decisão. Também vale pesquisar as tendências mais usadas no momento, além de itens atemporais, ou seja, que nunca saem de moda.

Considere a iluminação dos ambientes

Ambiente decorado em tons claros de azul e marrom. Com uma mesa de jantar, espelho e uma poltrona, exemplificando como decorar uma casa nova.

Um fator que apresenta grande influência no resultado da decoração é a iluminação

Enquanto alguns ambientes precisam de claridade e luzes brancas, como a cozinha e o escritório, outros podem contar com uma iluminação de menor intensidade, como salas e quartos.

Outro ponto importante que deve ser considerado são os lustres, luminárias, abajures e arandelas, os quais podem ser utilizados como forma de complementar a decoração, harmonizando os espaços ao serem escolhidos de acordo com os móveis e objetos.

Na iluminação, também é preciso considerar as cores, visto que as luzes podem afetá-las, alterando a ação da luz no ambiente. Ainda é importante valorizar a luz natural com janelas e outras aberturas, trazendo benefícios não só para a saúde dos moradores, mas também para a economia elétrica.

Créditos da imagem: Morar Mais por Menos. Assessorando comunicação

Invista em bons acabamentos

Ao decorar um ambiente é importante investir em alguns detalhes, como a escolha de bons acabamentos. São diversas técnicas e materiais que podem ser utilizados, contudo, é necessário considerar o local em que serão aplicados, assim como o estilo de decoração para defini-los. As principais tendências de acabamentos, são:

  • aplicação em madeira ecológica;
  • uso de papel de parede;
  • cimento queimado;
  • aplicação de gesso;
  • rodapés altos;
  • peças em poliestireno;
  • ecotablado;
  • ecopallet;
  • rodameio;
  • pastilhas;
  • porcelanatos;
  • cerâmicas.

Nessa etapa, você deve avaliar a qualidade e durabilidade dos materiais, assim como a necessidade de manutenção e formas de limpeza. Além de focar no custo-benefício, aposte em acabamentos ecologicamente corretos e contribua para a sustentabilidade.

Aposte em texturas

Imagem ambientada de quarto com textura ripado de madeira. Ao centro uma cama de casal com travesseiros e coberta branca. Exemplificando como decorar uma casa nova.
Imagem ambientada de quarto com textura de Ripa Pinus Santa Luzia. Weber Studio.

As texturas usadas para decorar uma casa podem ser encontradas em diversas formas. Você pode utilizá-las em pisos, paredes, estofados, tapetes e outros itens de decoração.

Para usá-las, é possível aplicar materiais como tijolos, cimento queimado, gesso, entre outros elementos. 

Da mesma forma, escolher os tecidos para sofás, almofadas, cortinas, tapetes e demais itens pode ser outra maneira de adicionar texturas ao ambiente.

Utilize materiais adequados para áreas externas

As varandas e jardins são áreas que precisam de cuidado especial para utilizar mobílias que combinem com o espaço e sejam, ao mesmo tempo, resistentes. Afinal, os móveis usados em áreas externas estão expostos às ações da natureza, como chuva, sol e vento.

Considerando esse fato, os itens devem ser escolhidos além da beleza e estilo, investindo em peças que tenham boa durabilidade. Ao considerar esses cuidados, o material também deverá compor a decoração do ambiente de forma harmônica.

Móveis com revestimento em tecido devem receber cuidados especiais para não desgastar devido às mudanças de umidade que ocorrem no decorrer do dia. Além disso, peças de materiais metálicos podem enferrujar com a exposição ao sol e umidade. 

Portanto, uma boa dica é investir em móveis de fibra, visto que são resistentes às variações de umidade e temperatura. Apenas tome cuidado ao adquirir peças de boa procedência, garantindo móveis duráveis e de qualidade.

O uso de pallets também é uma tendência da decoração na área externa e sua evolução é vista nos ecopallets. Isso porque, além de serem estilosos como os tradicionais, eles não sofrem com a umidade e o sol do verão, sendo perfeitos para criar ambientes externos que não disponham de tanto espaço físico, como é o caso das sacadas de apartamentos.

Após conferir as dicas de cuidados que devem ser tomados ao decorar sua casa nova, você está pronto para começar seu plano de decoração. Lembre-se de colocar todas as dicas em prática, controlando cada etapa com um bom planejamento.

Gostou do guia sobre como decorar uma casa? Então assine nossa newsletter para receber conteúdos como esse em primeira mão!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.