PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

Sustentabilidade e o futuro planeta: conheça o compromisso da Indústria Santa Luzia

Mulher plantando uma muda e assim praticando a sustentabilidade.

Sustentabilidade. Essa palavra representa valores e um conjunto de ações necessárias para a preservação do planeta, os quais exigem a implementação de cadeias produtivas mais eficazes. Por isso, é fundamental saber o porquê esse tema é cada vez mais necessário na construção e entender o compromisso da Indústria Santa Luzia em investir nessa frente.

Já faz um tempo que a busca por meios mais eficientes de produzir matérias-primas é um dos principais objetivos de fabricantes de diferentes áreas. Não só pela economia corporativa, mas fundamentalmente por uma significativa conservação do meio ambiente. 

Afinal, é do ecossistema que surgem as principais fontes de energia, insumos e outros materiais para fabricação de produtos. Portanto, conservar o meio ambiente por meio de ações sustentáveis é sinônimo de preservar, não somente o planeta, mas também a indústria. 

Essa é a busca constante da Indústria Santa Luzia e neste artigo apresentaremos as principais ações que aplicamos em nossa organização para preservar a natureza!

Por que a sustentabilidade é tão importante para as indústrias da construção?

O mercado de construção civil está passando por grandes mudanças para se adequar a um novo mundo. A busca dos consumidores por uma maior qualidade de vida, os altos custos industriais e a escassez de recursos são algumas das principais alterações na era moderna.

A seguir, entenda os motivos que levam as empresas a se adaptarem para contribuir com o meio ambiente e se tornarem mais sustentáveis.

As necessidades do planeta e as novas buscas das pessoas

Dentro desse panorama, a sociedade demonstra preocupação com a conservação do meio ambiente ao consumir conscientemente.

As pessoas perceberam que ao cuidar do seu entorno natural, imediatamente também são beneficiados em qualidade de vida. Essas ações podem ser desde aproveitar áreas verdes para lazer e diminuir a emissão de poluentes associados a doenças respiratórias, como também a um maior estímulo à economia local.

E essa busca por uma maior qualidade de vida se apoia em provas. A pesquisa World’s Worst Pollution Problems Report, feita por um instituto norte-americano em parceria com a Organização das Nações Unidas, mostra que os poluentes afetam a vida de mais de 125 milhões de habitantes no mundo.

Além disso, uma vez que os mesmos poluentes emitidos por indústrias são responsáveis por contaminar solo, ar e água, o planeta e a natureza sofrem as consequências, diminuindo, ainda mais, a qualidade de vida de todos.

Assim, as indústrias devem buscar se adequar ao que os novos comportamentos do consumidor apontam e ao que as pesquisas já indicam sobre o meio ambiente.

A necessidade de mudanças rápidas

Devido às situações atuais, cada vez mais as indústrias devem se posicionar alinhadas ao novo consumidor e às exigências ambientais.

O novo perfil de consumidor busca por produtos eco-friendly — que têm menor impacto no ecossistema. Já a construção civil precisa reduzir custos, aumentar a produtividade e preservar o meio ambiente, adequando-se às novas leis ambientais.

Diante desse cenário, adequar-se às ações sustentáveis é sinônimo de contribuir com a longevidade do planeta, preservação dos recursos naturais e as diferentes formas de vida. 

De que forma a sustentabilidade aplicada à indústria preserva o meio ambiente?

Uma indústria que investe em processos sustentáveis oferece ao meio ambiente diversos impactos positivos e eles se dão em várias frentes — todas produzindo efeitos tanto no curto como no longo prazo, impulsionando empresa e mercado.

Mãos segurando uma placa com a escrita "Protec ur planet" representando a importância de ações em prol da sustentabilidade.
Proteja o planeta.

Abaixo veja como esses processos contribuem para a conservação do nosso ecossistema.

Evita o uso de matérias virgens

Aplicar formas sustentáveis de produção reduz ao máximo o uso de matérias virgens, ou seja, aquelas produzidas a partir do zero e que não foram recicladas.

Dessa forma, a empresa diminui o uso de recursos da natureza, fontes de energia e também otimiza diversos processos internos.

Reduz o impacto na localidade

Sustentabilidade é atingir, no curto prazo, a comunidade local, pois com a redução do impacto no meio ambiente em uma determinada região, a localidade é a primeira a ser beneficiada.

Manter espécies nativas intactas, contribuir para o clima e a qualidade do ar, são os demais benefícios das medidas sustentáveis.

Evita problemas ambientais graves

Os acidentes ambientais oferecem grandes riscos ao meio ambiente e ocorrem quando uma indústria não pratica a sustentabilidade. Já uma empresa alinhada aos processos sustentáveis consegue evitar incidentes graves que, muitas vezes, deterioram por completo uma região.

Exemplos mundiais são:

  • a tragédia da Barragem de Mariana (MG), que, entre outras irregularidades, não fez a correta armazenagem de dejetos de mineração;
  • a Doença de Minamata, no Japão, em que a água contaminada com mercúrio e outros metais provocou a morte de espécies aquáticas e de pessoas.

Colabora para a preservação da fauna e da flora

Animais e vegetais são amplamente preservados quando uma indústria aplica políticas sustentáveis em seus processos fabris. Dessa maneira, o equilíbrio do ecossistema é garantido, gerando, a longo prazo e escala, a conservação do planeta como um todo.

Conserva recursos naturais

Investir em medidas sustentáveis na construção civil conserva recursos naturais como a água e combustíveis fósseis — gasolina e o diesel. Isso ocorre porque produzir materiais a partir da reciclagem não exige insumos novos, assim a conservação das fontes não renováveis é maior.

Como a Indústria Santa Luzia investe em sustentabilidade?

A Indústria Santa Luzia tem como princípio a sustentabilidade. Esse é um pilar do grupo que, desde 2002, investe em políticas e métodos de produção que reduzem, ao máximo, os impactos no meio ambiente.

Símbolo da reciclagem e sustentabilidade impresso em uma folha. Ao redor um copo, um garfo, um pratinho de plástico e uma lâmpada.
Ciclo de reciclagem.

Para entregar os melhores resultados na área ambiental e garantir produtos de alta qualidade, novas tecnologias foram implementadas na Indústria Santa Luzia. Dessa forma investimos, constantemente, em pesquisa e desenvolvimento. Entenda melhor sobre, a seguir.

Reciclagem de isopor e plástico

Até 2001 a Indústria Santa Luzia operou de forma e com materiais tradicionais para decoração e reformas. Mas, após as inovações nos processos e na matéria-prima, transformou seu complexo industrial em uma fábrica com princípios ecológicos.

Atualmente são fabricados produtos 100% sustentáveis, com matérias-primas provenientes da reciclagem de poliestireno expandido, também conhecido como isopor, que seriam descartados no lixo comum, causando a degradação do meio ambiente em aterros e lixões a céu aberto.

Assim, para ter a sustentabilidade como base em suas operações, a Indústria Santa Luzia montou quatro unidades de reciclagem dos materiais, as quais transformam mais de mil toneladas dos insumos, por mês, em revestimentos e produtos decorativos.

Materiais para decoração 100% reciclados 

Na Indústria Santa Luzia, o isopor ganha novos destinos no mercado da decoração. Eles se transformam em revestimentos, rodatetos, rodapés, molduras para espelhos, entre tantos outros itens essenciais no décor.

Os principais diferenciais dessas peças recicladas são que elas não apresentam as desvantagens da madeira, gesso, entre outros materiais tradicionais. Logo, os produtos da Indústria Santa Luzia são livres de mofo, pragas, não apodrecem quando são umedecidos e são muito fáceis de serem instalados.

A partir disso, observamos que os resultados de investir em práticas sustentáveis são capazes de transformar para além do meio ambiente, indústria e mercado de construção, trazendo diversos benefícios para os produtores e consumidor final.

Quais são as áreas beneficiadas com as ações da Santa Luzia?

Diversas áreas são beneficiadas com a cultura da sustentabilidade que a Indústria Santa Luzia apoia. Elas garantem a máxima proteção ao meio ambiente sempre com benefícios ao mercado como um todo. 

Veja as principais vantagens que proporcionamos com a sustentabilidade:

  • processos mais eficientes — todas as etapas da indústria são avançadas com a fabricação de materiais reciclados;
  • cadeia de logística reversa — ajuda a ordenar o mercado de forma que os fornecedores e clientes devolvam os produtos e resíduos ao destino adequado;
  • geração de empregos — o uso de materiais reciclados aumenta a empregabilidade em cooperativas e outras indústrias de reciclagens;
  • contribuição com cooperativas e empresas de reciclagem — esse nicho de mercado expande com o aumento da produção industrial sustentável;
  • reutilização de materiais que seriam jogados no lixo — a reciclagem contribui para a redução do lixo no meio ambiente e todos seus impactos negativos;
  • inovações no mercado — uma indústria que tem como pilar a sustentabilidade aumenta o nível do setor industrial dentro de seu mercado, impactando outras empresas a usarem métodos e processos similares para expandirem da mesma forma;
  • aumento da confiança com o consumidor — empresas que investem em sustentabilidade são as preferidas pela maioria dos brasileiros, de acordo com pesquisa da empresa Nielsen, colaborando para um maior engajamento e confiança dos clientes;
  • contribuição para a pesquisa e desenvolvimento de métodos cada vez mais protetivos ao meio ambiente — práticas desenvolvidas internamente podem ser usadas em larga escala na sociedade, inclusive como modelos para políticas públicas de proteção ao meio ambiente;
  • melhora na economia interna — países que têm uma forte indústria baseada em sustentabilidade conseguem se sobressair no mercado internacional, atraindo investimentos e melhorias para o setor e a economia interna.

Como a sustentabilidade da Indústria Santa Luzia ajuda a diminuir a emissão de CO₂?

O efeito estufa é um problema, em grande parte, gerado pelo aumento de produção de gás carbônico (CO₂) na atmosfera. E esse impacto, que eleva as temperaturas a cada ano, traz centenas de consequências negativas ao meio ambiente.

Por esse motivo, movimentos globais atuam constantemente para reduzir, ao máximo, esse impacto na Terra. Como exemplo, existem as organizações como o Greenpeace e a Cúpula do Clima — reunião convocada pelo atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para discutir ações em prol do meio ambiente.

Dessa forma, para se adequar ao que o ecossistema exige e também em cumprimento às novas normas da área, a Indústria Santa Luzia atua de forma intensa na redução de CO₂.

Transparência na redução de emissão de CO₂

Com métodos de produção menos agressivos ao meio ambiente e a reciclagem de materiais, já conseguimos reduzir a emissão em mais de 216 mil toneladas de CO₂, dados de maio de 2021 — esse resultado pode ser acompanhado diariamente aqui no nosso site

Temos essa transparência com fornecedores e clientes para que todos possam ter livre acesso ao que realizamos em benefício do meio ambiente. Além disso, divulgamos também o Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa

Nesse documento, dados técnicos de produção por unidade fabril da Santa Luzia ficam disponíveis, facilitando ainda mais a identificação de informações que atestam a sustentabilidade produtiva.

Por que a Santa Luzia é certificada com o selo EPD?

Com o trabalho dedicado à redução de CO₂ e demais poluentes no ecossistema, a Indústria Santa Luzia é certificada com o selo Environmental Product Declarations (EPD) ou Declaração Ambiental de Produto. 

Esse selo prova qual é o perfil ambiental do produto, ou seja, de que forma ele se encaixa na sustentabilidade e em outros critérios. 

Dessa forma, uma empresa que tem o selo EPD em sua linha de produtos, confirma que oferece todos os benefícios de um produto sustentável e que está totalmente apta aos padrões internacionais de seu setor, beneficiando, assim, o meio ambiente.

Quais são as vantagens de trabalhar com uma empresa certificada em EPD?

Contar com a Indústria Santa Luzia, certificada pelo selo EPD, como parceira comercial garante muitas vantagens. Oferecemos melhorias constantes e atualizações para dentro do negócio, da cadeia de suprimentos e serviços em que a empresa faz parte.

Veja os principais benefícios de trabalhar com uma empresa certificada com o selo EPD:

  • oferece maior segurança para comprar produtos e serviços;
  • permite o acesso aos padrões EPD e outros dados técnicos com facilidade;
  • gera maior confiança de clientes e demais fornecedores;
  • garante credibilidade no mercado;
  • prova que a empresa parceira é preocupada e age em prol da sustentabilidade;
  • fortalece a relação com os clientes finais;
  • evita associar a empresa a qualquer tipo de propaganda enganosa em relação às práticas sustentáveis;
  • potencializa as vendas de produtos e serviços próprios.

Aplicar a sustentabilidade de forma consistente em uma cadeia produtiva, contribui com a preservação do meio ambiente no longo prazo. Isso é o que a Indústria Santa Luzia faz desde 2002, gerando inovações em seus mais de 75 anos de história.

Conheça nossos produtos e veja como eles podem ajudar sua obra e empresa a alcançarem melhores resultados e contribuir com o meio ambiente!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.