PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
young man unform analyzing project building

Gestão da cadeia de suprimentos: você está fazendo isso certo?

O sucesso de um escritório de arquitetura ou engenharia não depende apenas da elaboração de bons projetos. É preciso contar com os recursos certos. Por isso, a gestão da cadeia de suprimentos tem ganhado relevância na área de compras.

Com a atuação estratégica nesse sentido, é possível garantir que todas as etapas da obra tenham os recursos necessários para sua conclusão. Além de tudo, é uma forma de evitar atrasos e desperdícios, e de obter máxima qualidade.

Para que o seu negócio faça isso do jeito certo, veja como cuidar da gestão de suprimentos do seu escritório!

Considere a distância entre o fornecedor e os canteiros

Pensar na logística é essencial para ter uma boa experiência em relação ao fornecimento de materiais, ainda mais quando estamos falando do acabamento de obras. Portanto, um dos critérios de decisão deve ser a distância entre o fornecedor e os locais onde os projetos acontecem.

Naturalmente, os canteiros costumam estar espalhados em diversas áreas. Mesmo assim, é necessário considerar a distância média do fornecedor. Assim, é possível ter certeza de que existe a capacidade de entrega no prazo.

Inclusive, é recomendado conhecer as condições para o transporte, desde a cobertura em termos de área até o tempo médio de entrega. Como consequência, fica especialmente fácil se planejar para obter o melhor desempenho.

Avalie a qualidade do material para o tempo de uso

É bastante comum que o componente não seja utilizado imediatamente. Em muitos casos, os materiais ficam parados por um tempo na obra até serem empregados. Por isso, é preciso pensar na qualidade do material em relação ao tempo de uso.

O ideal é que o componente não estrague facilmente. Ao considerar os elementos de acabamento, como rodapés e molduras de boiserie, vale substituir a madeira por uma opção sustentável, como o poliestireno expandido. Ele não é afetado por umidade ou insetos, o que garante a melhor disponibilidade e a máxima qualidade para o uso.

Além de tudo, lembre-se do transporte. Ainda que o fornecedor esteja próximo do canteiro, há a demanda de movimentação. Nesse sentido, é indispensável que os itens cheguem íntegros e prontos para o uso, o que faz a diferença nos resultados.

Acompanhe as novidades do mercado e da região de atuação

Grupo de engenheiros fotografados de cima debruçados sobre mesa de madeira discutindo o que pode ser a gestão da cadeia de suprimentos.

Uma boa gestão da cadeia de suprimentos também serve para atender às principais necessidades dos projetos e às expectativas de clientes. Nesse aspecto, é muito importante contar com novidades, tendências e atualizações diversas.

Isso exige, principalmente, prestar atenção às novidades do setor de arquitetura e de fornecimento. Ao mesmo tempo, em que é preciso acompanhar as tendências de decoração interna e externa, vale a pena conferir como os fornecedores têm evoluído nesse sentido. Assim, é possível adquirir materiais sustentáveis e componentes com mais tecnologia.

Também é necessário considerar quais são as novidades em termos regionais. Focar um fornecedor local que traz lançamentos, por exemplo, é uma ótima alternativa para a sua gestão de suprimentos.

Busque a consolidação de parcerias

Além de avaliar os produtos, é essencial priorizar o relacionamento com os fornecedores para as obras. Mais do que fazer compras isoladas, o objetivo deve ser criar uma parceria estratégica e que seja benéfica para ambos.

Por isso, o ideal é optar por um fornecedor disposto a criar um contato relevante e contínuo. Assim, é possível negociar condições melhores e diferenciadas, o que ajuda a superar desafios — principalmente, sobre a viabilidade econômica de projetos.

Além de tudo, é preciso considerar o mix de produtos e a capacidade da empresa em atender às necessidades de diferentes obras. Assim, há mais chances de consolidar uma parceria adequada e duradoura.

Foque na pós-contratação para o cumprimento de cláusulas

Apenas a escolha dos fornecedores não é suficiente para uma boa gestão da cadeia de suprimentos. É preciso avaliar o que acontece após a compra. Por isso, o foco também deve estar na pós-contratação para garantir uma boa experiência.

É indispensável acompanhar o cumprimento de cláusulas, como volume dos pedidos, produtos selecionados, preços e até prazo de entrega. Com a atenção adequada, é possível realinhar o que não tem funcionado e dar prioridade para os melhores fornecedores.

Conheça as vantagens do gerenciamento integrado do supply chain

Um homem e uma mulher com roupas formais em um armazém, fazendo a gestão da cadeia de suprimentos.

O objetivo da gestão da cadeia de suprimentos é garantir uma integração máxima dos processos. Dessa forma, é mais fácil fazer o acompanhamento, o controle e a organização dos processos.

Como você percebeu ao longo deste post, isso depende da parte interna do negócio. No entanto, também tem relação com todos os agentes externos. Por exemplo, os fornecedores.

Dessa forma, é possível alcançar os benefícios da gestão integrada de supply chain. Dentre as principais vantagens, estão as que listamos em seguida.

1. Controle e rastreabilidade do produto

O bom gerenciamento da cadeia de suprimentos permite ter uma visão geral dos processos. Isso aumenta o controle e a rastreabilidade dos produtos, o que permite aumentar a satisfação dos clientes. Afinal, atrasos são evitados e ainda é possível coletar informações sobre as preferências de consumo para tomar decisões mais acertadas.

2. Redução de custos de abastecimento, fabricação e distribuição

Com uma boa gestão de supply chain, os processos e as atividades são otimizados. Dessa forma, há mais precisão e produtividade, o que ajuda a reduzir os custos operacionais. Isso ainda gera mais eficiência, especialmente na comunicação entre os setores. Assim, compras desnecessárias são evitadas e mercadorias têm um giro maior.

3. Implementação de métodos de melhoria contínua

A eficiência dos processos depende de um fluxo de melhoria contínua. Assim, ocorrem aprimoramentos na cadeia produtiva para aumentar a fidelização e a satisfação dos clientes. Isso significa a eliminação de gargalos e de processos problemáticos. A consequência é a maximização da produtividade e dos lucros.

4. Aumento da qualidade de serviço ao cliente

Com um bom gerenciamento, a tendência é de aumento da qualidade do produto final entregue ao cliente. Esse é o objetivo de qualquer empresa. Assim, é possível satisfazer o consumidor devido ao cumprimento dos prazos e por agregar valor à experiência.

5. Aumento da velocidade dos processos

A qualidade do serviço está vinculada à velocidade dos processos. Afinal, os clientes valorizam uma entrega eficiente e rápida. Com uma gestão adequada, os processos são mais eficientes e rápidos

6. Análise de indicadores de desempenho

Foto de um armazém em tons de azul, com sobreposição de vetores com símbolos ligados a gestão da cadeia de suprimentos.

Para que a gestão seja eficiente, é preciso acompanhar indicadores de desempenho. Eles variam de acordo com o objetivo estratégico perseguido. Por exemplo, se você deseja monitorar os processos de logística reversa, precisa controlar os dados de devolução, quantidade de materiais desperdiçados. Assim, é possível reduzir os gargalos e cuidar da sustentabilidade e do futuro do planeta.

7. Fortalecimento do relacionamento com clientes e fornecedores

A parceria com clientes e fornecedores é aprimorada com a ajuda da gestão da supply chain. Isso permite fortalecer o contato e fechar mais negócios. Ao mesmo tempo, garante um bom fluxo para as ordens de compra e uma cadeia de suprimentos responsiva e flexível.

8. Otimização das decisões de gerenciamento de estoque

O devido gerenciamento da cadeia de suprimentos alimenta várias informações estratégicas que permitem tomar as melhores decisões. Isso permite ter uma boa visibilidade de negócio atual e futura. Dessa forma, é possível se antecipar às tendências de mercado e fazer o desenvolvimento de produtos.

Confira as etapas da gestão da cadeia de suprimentos

Caminhão em uma rodovia ao pôr do sol, atuando como parte da gestão da cadeia de suprimento.

Para que a gestão tenha o máximo de eficiência, é necessário que a supply chain siga as etapas corretas. Veja quais são elas e o que as caracteriza.

1. Fornecimento

Refere-se à maneira e ao local de produção dos bens e serviços. Esse aspecto interfere na fabricação dos fornecedores. Assim, é possível atender ao que o seu negócio precisa de forma eficiente e econômica.

Além disso, é importante monitorar os prazos de entrega, bem como a quantidade e a qualidade dos materiais. Dessa forma, você identifica possíveis inadequações.

2. Estocagem

Consiste no planejamento do estoque. Portanto, tem relação com o local de armazenamento e o tempo de permanência de cada item no armazém. Isso é ainda mais importante quando a empresa trabalhar com produtos perecíveis.

Aqui, o foco é alcançar o equilíbrio. Isso porque o excesso de mercadorias em estoque representa capital parado. Enquanto isso, a falta de mercadorias dificulta atender às necessidades do cliente. Por exemplo, você pode perder oportunidades por não ter um rodapé iluminado. Afinal, essa é uma tendência em alta.

3. Produção

Relaciona-se às necessidades dos clientes e à demanda de mercado. Aqui, é importante verificar quais produtos serão fabricados e quais serviços serão terceirizados. Assim, fica mais fácil garantir a satisfação do cliente.

4. Distribuição

Mulher com colete de uniforme laranja, com uma planilha, fazendo a gestão da cadeia de suprimentos.

Depende de um bom transporte. Isso depende de uma equipe de confiança e capaz de cumprir os prazos definidos. Além disso, pode ser terceirizada ou interna.

Vale a pena destacar que todo o processo de logística interna e externa deve ser planejado. Nesse processo, é necessário considerar os custos elevados exigidos pela logística reversa.

5. Informação

Todas as etapas geram dados e eles são cruciais para garantir a melhoria contínua nos processos. Ao mesmo tempo, é uma forma de reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente. Isso porque os diferentes setores e agentes trocam informações de maneira contínua e integrada.

Assim, a gestão da cadeia de suprimentos é uma condição para o sucesso de escritórios de arquitetura e, desse modo, merece atenção extra. Com critérios bem definidos e uma atuação estruturada, sua gestão de suprimentos entregará ótimos resultados.

Que tal também ajudar seus contatos do ramo? Compartilhe este post nas suas redes sociais e inicie o debate!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.