PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
construction silhouette

Gestão de obras: qual sua importância para a construção civil?

Toda construção exige a conclusão de diversas etapas com qualidade para entregar os resultados esperados pelo contratante. Nesse cenário, a gestão de obras é uma ferramenta essencial, pois ajuda a garantir eficiência nos processos e que tudo saia conforme o planejado.

Porém, muitas vezes essa ferramenta é negligenciada, fazendo com que a construtora perca oportunidades de otimizar os fluxos e entregas. Então é fundamental entender o que é a gestão de obras, as etapas desse processo e o seu papel na construção.

Para esclarecer o assunto, preparamos este conteúdo respondendo todas essas questões. Continue a leitura e aprenda mais sobre a gestão de obras!

O que é a gestão de obras e para que serve?

A gestão de obras envolve todas as tarefas envolvidas com a execução de um projeto de construção civil. Ou seja, ela abrange questões como:

  • compra de materiais, produtos e suprimentos;
  • contratação de pessoal;
  • reuniões com os clientes;
  • aluguel de equipamentos;
  • organização de cronograma.

Esse gerenciamento serve para estruturar e acompanhar o andamento das obras, permitindo antecipar problemas e trabalhar em soluções com maior eficiência. Ele ainda serve para garantir maior qualidade nas entregas, com otimização no uso de recursos e nos custos envolvidos.

Quais são as etapas do gerenciamento de obras?

Homem com equipamento de proteção mexendo na parte elétrica, representando a contratação de mão de obra, que é parte da gestão de obras.

Para entender melhor o funcionamento da gestão de obras, é importante conhecer as diferentes etapas que podem compor esse processo. Veja a seguir!

Contratar mão de obra

A mão de obra envolve todos os profissionais envolvidos na construção, incluindo questões relacionadas ao próprio projeto e à edificação. Muitas vezes, a construtora possui uma equipe completa para lidar com tudo isso. Porém, também pode ser necessário contratar profissionais de fora para prestar serviços.

Cumprir com orçamento da obra

Projetos de arquitetura envolvem a realização de um orçamento para entender os custos envolvidos e conseguir a aprovação do cliente. O gerenciamento deve atuar de modo a garantir o cumprimento da proposta apresentada, evitando custos adicionais que podem gerar insatisfação no cliente ou prejuízos à construtora.

Garantir a segurança do trabalho

A gestão também precisa pensar nas medidas de proteção, com uso de equipamentos de proteção coletiva (EPC) e individual (EPIs) para reduzir os riscos de acidentes com os trabalhadores. Vale observar as Normas Regulamentadoras específicas para cumprir a legislação trabalhista e ampliar a segurança.

Direcionar a obra conforme o planejado

A cada etapa realizada, é preciso observar o planejamento para direcionar os próximos passos na obra. Assim, o responsável pela gestão precisa acompanhar a evolução da construção para tomar melhores decisões durante a obra.

Gerenciar os profissionais e suas entregas

A gestão de obra tem uma etapa fundamental em relação às pessoas: é preciso observar a realização de atividades, conferir as atividades realizadas e as entregas feitas, para assegurar a qualidade da construção.

Respeitar o cronograma definido

Ao contratar a execução de um projeto, os clientes esperam que as entregas sejam feitas conforme os prazos acordados. Na gestão de obras, é essencial compreender se as etapas evoluem conforme planejado. Em caso de problemas, vale pensar em alternativas para repor o tempo perdido ou, se for o caso, alinhar o atraso com o cliente.

Fiscalizar a execução dos processos

Um bom gerenciamento de obra também inclui a fiscalização na rotina. A ideia é avaliar os insumos, equipamentos e o andamento da obra para verificar se existem pendências ou problemas. Essa é uma medida relevante para prevenir eventuais problemas e viabilizar soluções mais rápidas.

Manter um bom relacionamento com os stakeholders

Em projetos empresariais, é comum haver diversos stakeholders. Logo, é função do gestor da obra lidar com eles e garantir a manutenção de um bom relacionamento, identificando eventuais necessidades e garantindo uma comunicação adequada sobre a evolução da construção.

Gerenciar os materiais de construção

Os materiais utilizados influenciam nos custos e na qualidade da entrega. Nesse caso, não se esqueça de gerenciá-los, avaliando as compras, o volume adquirido, o correto armazenamento e a aplicação adequada no projeto.

Qual é a importância de uma boa gestão de obra na construção civil?

Homens com equipamento de proteção se debruçando em uma planta e fazendo gestão de obra, enquanto a obra está acontecendo atrás deles.

Agora que você sabe como funciona uma boa gestão de obra, é possível notar que ela funciona como um guia ou um mapa para auxiliar todos os envolvidos no projeto. Assim, ela é imprescindível para que a construtora consiga buscar melhores resultados.

Além disso, o gerenciamento entrega outros benefícios relevantes. Conheça os principais!

Maior produtividade

A primeira vantagem é a melhora na produtividade do time. Afinal, uma boa estrutura e um planejamento adequado permitem que a equipe trabalhe de maneira mais alinhada, evitando atrasos.

Redução de custos

Uma boa gestão permite gerenciar corretamente a mão de obra, o volume de materiais e o cronograma. Com isso, surgem oportunidades de reduzir os custos, já que há o melhor aproveitamento de recursos durante a execução do projeto de construção.

Controle de materiais

Os materiais utilizados podem ser uma fonte de gastos e desperdícios. Por outro lado, uma boa gestão consegue garantir o bom uso de todos os itens, monitorando o que foi utilizado, além de eventuais quebras e perdas por uso incorreto. A partir disso, é possível trabalhar em melhorias para evitar desperdícios e também prevenir problemas, como furtos e outras questões.

Antecipação de problemas

Se há um bom planejamento e um acompanhamento detalhado do projeto por meio da gestão, fica mais fácil antecipar eventuais problemas e solucioná-los. Por exemplo, ao controlar os materiais, o gestor consegue identificar que determinado item não será suficiente, antecipando as novas compras.

Entregas no cronograma

A gestão também é necessária para garantir entregas conforme o cronograma. Afinal, o gerenciamento reduz os riscos de erros e atrasos, promovendo também maior satisfação do cliente. Isso porque o descumprimento de prazo tende a gerar mais custos e transtornos.

Acompanhamento do andamento do projeto

Se há maior controle do que acontece no projeto, a gestão permite conferir o andamento da obra. Novamente, a prática tem um papel importante na antecipação de problemas e na organização para conseguir fazer as entregas nos prazos apresentados ao cliente.

Auxiliar na gestão da qualidade

Se há uma gestão eficiente da obra, também fica mais fácil acompanhar a qualidade da entrega e dos acabamentos. Esse é um diferencial relevante para não apenas cumprir o que foi acordado em termos de prazo e visão geral, mas para entregar uma construção que se destaque.

Auxiliar na gestão de pessoas

Por fim, o gerenciamento de obras promove a melhor gestão de pessoas. Ao acompanhar os processos, é possível verificar se a equipe está trabalhando de maneira adequada, se é preciso contratar mão de obra adicional e verificar outras questões relevantes para manter o bom andamento do projeto.

Como fazer uma boa gestão de obras?

Engenheiro em uma obra, possivelmente fazendo a gestão da obra.

Para aproveitar todos os benefícios que esse processo proporciona, é preciso entender como realizar uma boa gestão de obras. Na prática, é preciso observar as etapas que você já conferiu e se organizar para segui-las corretamente. Porém, existem algumas dicas adicionais para auxiliar na implementação do gerenciamento. Acompanhe!

1. Tenha um bom planejamento

O ponto de partida para uma gestão de obras de qualidade é ter um bom planejamento. Organize todas as etapas que devem ser cumpridas e documente os processos necessários, com os parâmetros que devem ser observados pela equipe. Ele servirá como um guia para auxiliar em todos os processos.

2. Invista na gestão de equipe

A equipe é fundamental para conseguir entregar o projeto prometido. Logo, invista em boas práticas de gestão de pessoas, desde o processo de seleção de profissionais com conhecimentos e habilidades adequadas ao projeto até a manutenção de relacionamentos.

3. Mantenha uma comunicação efetiva entre os setores

A construtora conta com diferentes setores, então é preciso ter canais que permitam a troca de informações de maneira eficaz. Se é preciso liberar documentos ou comprar materiais, os profissionais que identificarem essa questão precisam ter como enviar essa informação com agilidade.

Ainda, é preciso ter meios de aprovar pedidos e dar andamento aos processos entre diferentes áreas da empresa com agilidade. Isso permitirá evitar gargalos e atrasos na obra.

4. Faça monitoramentos constantes

Também é preciso acompanhar os processos de maneira constante. É assim que você terá condições de identificar potenciais problemas e trabalhar em soluções em tempo hábil para evitar maiores transtornos.

5. Elabore relatórios detalhados

Os relatórios trazem dados relevantes para analisar o andamento das obras e embasar a tomada de decisão. Então defina quais são as informações que devem ser avaliadas e elabore relatórios completos e frequentes para auxiliar no monitoramento do projeto.

6. Saiba lidar com imprevistos

A última dica é se preparar e ter planos predefinidos para lidar com os imprevistos que podem surgir em uma obra. Nesse caso, vale fazer uma análise geral das etapas de um projeto para identificar os possíveis problemas e definir as ações a adotadas em cada caso. Assim, se for necessário, as soluções se tornarão mais ágeis.

Sabendo o que é a gestão de obras e a sua relevância, é mais fácil se organizar para implementar processos para aplicá-la em sua construtora. Dessa maneira, é possível otimizar a execução de projetos e aumentar a satisfação dos clientes.

Quer acompanhar mais dicas como essa? Assine a nossa newsletter e receba os conteúdos da Santa Luzia por e-mail!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.