PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
construcoes modulares 1

Construções modulares: confira tudo sobre essa tendência da construção civil

Imagem de um imóvel em obra, simbolizando as construções modulares.

A indústria está passando por muitas transformações devido ao desenvolvimento de tecnologias e processos que surgem constantemente. Assim, elas também atingem a construção civil e o estilo de decoração. Nesse cenário, várias tendências se destacam, entre elas estão as construções modulares.

Apesar de não serem novidade, esse tipo de obra está crescendo e impactando o mercado. Afinal, as tendências e inovações da construção civil estão focadas na otimização das operações, aumento da qualidade e nos padrões de segurança, os quais são atendidas nesse método de construção.

Quer entender melhor sobre as construções modulares? Neste artigo, conceituaremos esse método, seus benefícios e ainda traremos alguns exemplos de construções no Brasil. Continue a leitura e confira!

O que é a construção modular?

Imagem de um imóvel em construção com um guindaste segurando uma parede, simbolizando as construções modulares.

A construção modular tem se tornado mais popular e recorrente entre os investidores. De acordo com uma pesquisa internacional da construção, realizada pela Turner & Townsend, esse tipo de edificação deverá ser 6% mais comum no mundo até 2022. Mas o que ela é e como funciona?

A construção modular é um método de construção civil em que a obra é feita por etapas e para garantir um bom resultado, as partes são padronizadas. No final, os módulos são transportados e montados para concretizar o projeto.

Esse modelo é bastante flexível. Além disso, os módulos têm ampla resistência e podem ser encaixados de diferentes maneiras. Por isso, podem ter dimensões, acabamento e arquitetura personalizados.

Quais casas podem ser produzidas com esse método?

O foco das construções modulares é realizar o projeto a partir de módulos individuais, os quais são pré-fabricados em linha de montagem. Assim, após o transporte, são instalados no próprio local da obra.

Além disso, os módulos podem ser fabricados em diferentes materiais. Entre eles estão: 

  • madeira;
  • vidro;
  • aço/steel frame;
  • concreto.

Por esse motivo, as construções passíveis de embasamento na estrutura modular são: 

  • imóveis comuns;
  • residências de alto padrão;
  • hospitais;
  • prédios comerciais;
  • escolas;
  • hotéis;
  • lojas.

Quais os benefícios das construções modulares?

Esse tipo de obra traz vários benefícios, tanto para a empresa quanto para os clientes que contratam o projeto. A seguir, veja quais são as principais vantagens.

Imagem de um galpão com partes de um imóvel, simbolizando as construções modulares.

Velocidade de execução

Os módulos são preparados antecipadamente e quando chegam ao terreno, já estão prontos para montagem. Com isso, há uma economia de tempo de até 30%, quando comparada à fabricação de alvenaria.

Assim, o prazo é cumprido com mais rapidez, pois os módulos são planejados e executados enquanto o terreno é preparado.

Redução de custos

A construção modular tem menos custos do que uma casa de alvenaria. Um dos motivos para esse resultado é a previsão de todos os materiais necessários logo no início do projeto. Além disso, há menos imprevistos, porque os módulos consomem apenas o que estava planejado.

Outros fatores que contribuem para esse resultado são a dispensa de canteiro de obras, que leva a menos perdas de materiais e sobras.

Flexibilidade

Diferente do que muitas pessoas pensam, a versatilidade é uma característica importante das construções modulares. Para ter uma ideia, as edificações podem ser: 

  • permanentes ou realocáveis;
  • simples ou luxuosas;
  • com designs diferenciados.

Ou seja, as possibilidades são enormes com essas construções pré-fabricadas.

Sustentabilidade

Por fim, a sustentabilidade deriva de vários fatores. Por um lado, há menos geração de entulho e economia de materiais de construção. Isso acontece pela previsão precisa do total de materiais a ser utilizado e da possibilidade de transferência do imóvel.

Além disso, as edificações podem contar com a instalação de painéis solares e cisternas para captação de água da chuva. O isolamento térmico é outra possibilidade, o que evita gastos com climatização.

Portanto, a construção modular faz parte do conceito green building, podendo se beneficiar de várias tecnologias para gestão de matérias-primas e resíduos.

Exemplos de construções modulares no Brasil e no mundo

Ao se pensar em construções modulares, a tendência é considerar apenas as casas pré-fabricadas. No entanto, os exemplos mostram que é possível ir além. Veja abaixo!

Mini Sky City, China

Foto do Mini Sky City na China no pôr do sol, simbolizando as construções modulares existentes no mundo.

O prédio de 57 andares, apresenta 180 metros quadrados e tem 800 apartamentos e escritórios que aceitam até 4 mil funcionários. 

Apesar de ser um arranha-céu, foi construído em 4/5 meses. Já a montagem foi feita em 19 dias. Assim, três andares foram construídos por dia.

O edifício é composto por 2.736 blocos e, ao todo, foram necessários 1.200 trabalhadores para realizar a obra.

Paddocks da Fórmula 1

São os substitutos dos motor homes e são usados nos bastidores das corridas. Foram totalmente personalizados, conforme as necessidades das equipes.

Clement Canopy, Singapura

O prédio é um dos maiores edifícios modulares do mundo. Tem 1.899 módulos habitacionais e 505 apartamentos de luxo. A maior parte do projeto foi montada no local.

Tetris Container Hostel, Brasil

O hostel localizado em Foz do Iguaçu (PR) é formado por 15 containers com mais de 1.000 m². Hospeda 70 pessoas e tem vários sistemas sustentáveis, como o telhado verde.

Lady Liberty Academy Charter School, Estados Unidos

Em Nova Jersey, a escola tem uma construção modular híbrida, com aço e madeira. Demorou quase um ano para ser finalizada, mas seu orçamento é bastante baixo. Isso porque há diversos componentes modulares em áreas externas, inclusive o parque infantil e as passarelas de treliça.

Assim, fica claro que as construções modulares são flexíveis e servem para vários tipos de projetos. Inclusive, são boas alternativas para inovar, reduzir custos e contribuir com o meio ambiente.

Gostou desse artigo? Então, curta as redes sociais da Santa Luzia para conferir outras dicas úteis sobre construção e sustentabilidade! Estamos no YouTube, Instagram, Facebook, Pinterest, LinkedIn e Twitter.

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.