PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

7 inovações na construção civil que você precisa conhecer

Imagem ambientada da aplicação de um ecodeck, uma das principais inovações da construção civil.

O avanço das tecnologias proporcionou uma série de inovações na construção civil, auxiliando em todas as etapas da obra, desde a elaboração dos projetos até sua finalização.

Essas novidades da engenharia civil aumentam a qualidade da gestão de obras, reduzem custos e possibilitam que os processos sejam feitos com maior rapidez. Assim, elas elevam a credibilidade da empresa e dos profissionais responsáveis pelo projeto, além de otimizarem os processos da construção.

Com boa parte das horas de trabalho desperdiçadas nos canteiros de obras — para controle de entrada de materiais, cálculos de perdas e desperdícios, gestão de problemas de pessoal e produtividade, resolução de problemas com fornecedores e efetivação de pagamentos — as inovações na construção civil são fundamentais para que o planejamento seja potencializado.

Afinal, o tempo destinado para essas atividades pode ser economizado por meio da automatização, possibilitando que os engenheiros tomem melhores decisões estratégicas em um menor tempo. Assim, essas inovações resultam em economia de recursos e melhor produtividade no projeto

Nesse artigo, apresentaremos 7 inovações da construção civil que você precisa conhecer. Continue a leitura e acompanhe!

Inovações na construção civil

As inovações na construção civil são soluções técnicas que auxiliam na otimização dos processos de construção e no resultado da obra. Essas tecnologias visam resolver problemas que podem aparecer durante a execução do projeto, aumentar a produtividade e garantir a sustentabilidade no setor civil.

O gerenciamento dessas inovações possibilita:

  • economizar tempo;
  • criar mercados;
  • melhorar equipamentos e materiais. 

A seguir, confira sete inovações da engenharia civil que aprimoram os processos de construção. 

1. Sensores inteligentes

Atualmente, é comum o uso de sensores para garantir a segurança nos canteiros de obras, mas essa tecnologia também pode ser aplicada em outras áreas. Diante da questão de segurança no trabalho, por exemplo, sensores mais inteligentes podem mensurar riscos, como a queda de um local.

No entanto, a melhor aplicação dessas inovações refere-se a automatização de processos habituais na construção civil, como a utilização de etiquetas Radio Frequency Identification (RFID) que rastreiam materiais e evitam que eles sejam perdidos ou extraviados.

O uso de sensores em situações como essa, tem como resultado a garantia de maior economia de recursos e materiais para a obra, além de possibilitar alta precisão em todas as fases do processo da construção.

2. Ferramentas para gestão de obras

A anotação manual de informações em planilhas ainda é uma prática habitual nos dias de hoje. Entretanto, essa ação pode causar complicações durante o acompanhamento no canteiro das edificações, o qual precisa ser rigoroso para que a obra seja feita de maneira efetiva.

Por esse motivo, ter um canteiro de obras modernizado é um grande diferencial. Mesmo que algumas tarefas manuais ainda façam parte do trabalho do engenheiro, a realidade está mudando com o surgimento de ferramentas que contribuem para a gestão de obras. 

Hoje, todos os estágios do projeto podem ser gerenciados em uma única tela, possibilitando o acesso aos dados em tempo real e de qualquer lugar. 

Assim, uma plataforma voltada para a gestão de obras torna possível a análise detalhada de todas as etapas do projeto.

3. Materiais ecológicos

Uma das inovações na construção civil são os materiais ecológicos. Novos processos de fabricação de produtos e materiais facilitam o trabalho realizado nas obras e contribuem com o meio ambiente, além de oferecerem segurança e modernidade ao projeto. 

O bioconcreto é um exemplo dessa tecnologia. Devido à capacidade de elasticidade do material, as rachaduras do concreto são problemas comuns em edifícios. Assim, essa inovação permite que essas fissuras sejam regeneradas, como um tecido vivo.

Além deles, há materiais de acabamento fabricados a partir da madeira plástica ou reciclagem do Poliestireno Expandido (EPS), como revestimentos, rodapés, rodatetos, boiseries e guarnições.

4. Realidade aumentada

Outra inovação é a realidade aumentada. Essa iniciativa oferece elementos virtuais que interagem com o que é real. Assim, essa ferramenta facilita a união de projetos arquitetônicos e construções, diminuindo a possibilidade de muitas falhas.

5. Obra sustentável

Algumas inovações da construção civil também melhoram as condições de sustentabilidade das obras. 

Além da utilização de materiais ecológicos, é possível fazer uma gestão sustentável da água, otimizando o uso desse recurso natural para limpeza de equipamentos, por exemplo.

Outra medida que pode ser usada é a energia solar que apresenta baixo ambiental e oferece um diferencial competitivo, colocando a construção sob novo patamar diante dos compradores.

6. Impressão 3D para maquetes

A utilização de impressão 3D é outra tendência para o setor da construção civil. Ela facilita o desenvolvimento da maquete, o qual, anteriormente, demandava muito tempo e despesas.

Com essa tecnologia, é possível imprimir projetos 3D com diferentes opções em matéria-prima e combinações de cores, além de economizar tempo.

7. Uso de drones

Outra novidade é o uso de drones. Com funções muito úteis para o gerenciamento de obras, essa inovação pode monitorar amplos canteiros da construção em um pequeno intervalo de tempo, além de controlar estruturas em altitudes elevadas.

Diante disso, essa ferramenta permite mapear toda a obra por meio de vídeo e em tempo real. Assim, gestores podem realizar relatórios de avaliação de riscos, atrasos na construção e melhorias a serem feitas.

A importância das inovações na construção civil

As inovações na construção civil destacam-se pelas características que inspiram evoluções na área e facilitam os processos do segmento.

O avanço tecnológico permite que profissionais se adaptem a essas novidades, para oferecer maior segurança, rapidez, economia e superioridade no mercado da construção civil. Assim, utilizar essas inovações é o caminho mais eficaz para que uma empresa se destaque na área de edificações e melhore seus resultados financeiros.


Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam sobre essas inovações e otimizem os processos de suas construções.

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.