PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

Você sabe o que é Boiserie?

Novos modelos de boiseries.

A Santa Luzia resgatou este ornamento e reinventou novas maneiras de aplicá-lo, deixando os ambientes mais ecléticos e sofisticados. Confira!

Você sabe o que é boiserie? Criado na França entre os séculos XVII e XVIII, essa moldura atravessou os séculos.  Originalmente de madeira, ornamentava os ambientes com classe. Esse toque elegante foi um dos motivos para a Santa Luzia resgatá-lo para os dias de hoje. Afinal, seu charme e beleza agregam novas tendências para o século XXI.

Assim como os rodapés, guarnições (vistas de porta), rodameios e rodatetos, os boiseries foram reinterpretados. Por isso, novos estilos foram incorporados para criar ambientes ecléticos e sofisticados.

Seguindo a mesma referência dos outros produtos que a Santa Luzia fabrica, os boiseries são produzidos com matéria-prima reciclável. Eles também podem ser reutilizados, já que são fabricados com o Isopor (EPS) reciclado. O material é proveniente de bandejas, copos de café e marmitas.

Boiserie aplicado em uma cozinha.
Boiserie aplicado a uma sala de jantar. Decoradora: Viviane Tabaliba.

Ou seja, o boiserie de poliestireno é uma forma de manter a sustentabilidade e ter um consumo consciente. Esses já devem ser motivos para você se interessar pelo conceito de boiseries. Ainda tem mais vantagens. Por isso, criamos um post completo sobre o assunto. Acompanhe!

O que é boiserie?

O boiserie é uma técnica de inserção de molduras boiserie na parede. Elas são de diferentes formatos e servem para decorar o ambiente. Por isso, são bastante utilizadas no estilo clássico. Porém, cada vez mais são adotadas em ambientes contemporâneos para trazer um toque de elegância.

Boiserie aplicado a um quarto.
Quarto de dormir com decoração clássica. Decoradora: Maria Raquel Damiani. Arquiteta: Josiane Flores.

Vantagens de aplicar boiseries nos ambientes

Os principais benefícios de incluir essas molduras no ambiente são versatilidade e personalização. Isso porque ela complementa o estilo usado e favorece a utilização de diferentes maneiras.

Explicando: o boiserie pode ser aplicado em diferentes cômodos. Por exemplo, salas de estar e jantar, cozinha, quarto, banheiro, etc. Também é utilizado em vários itens, como portas, paredes, móveis e mais. Tudo depende da sua necessidade.

Assim, chega-se à personalização. Primeiro, porque você pode pintar as molduras, deixá-las envelhecidas, destacá-las ou mantê-las discretas. Em segundo lugar, porque você pode adotá-las de forma inteira, dupla ou da maneira que preferir.

Ainda são aceitos diferentes padrões geométricos. Dessa forma, fica mais fácil ressaltar a área que você deseja destacar e fortalecer a identidade do projeto de design de interiores. Como resultado, há valorização do projeto.

Como aplicar boiserie na decoração?

Esse elemento decorativo é bastante utilizado por arquitetos e designers de interiores. Ele pode ser implementado de diferentes maneiras. Veja algumas ideias para aplicá-lo no seu projeto.

Boiserie na decoração clássica.
Boiserie na decoração clássica. Arquiteta: Luana Cristina de Villa Scandelari.

Escolha o estilo de decoração

Mais do que saber o que é boiserie, vale a pena entender que ele transita entre vários estilos. Por isso, engana-se quem pensa que ele é exclusivo para ambientes clássicos ou contemporâneos.

Qualquer que seja o estilo de decoração dominante, é possível adaptar esse elemento. Apenas identifique o que predomina e considere a harmonia entre os ambientes. Por exemplo, em um cômodo contemporâneo, utilize móveis com linhas atuais, que tragam um clima moderno e leve.

Crie jogo de volumes

Aqui, a ideia é trabalhar luzes, cores e sobreposições. Assim, é possível criar uma nova personalidade para o ambiente. Por exemplo, a moldura pode ficar em outra cor para destacar um espelho ou um quadro grande, que ocupe boa parte da parede.

Inclusive, essa é uma maneira de criar um mosaico no ambiente com vários espelhos menores compondo o espaço da moldura. Outra opção é colocar um boiserie preto em uma parede branca. Isso gera a sensação de amplitude do espaço.

Varie os desenhos

Como destacamos, o elemento pode ser utilizado com base em várias formas geométricas. Por isso, se quiser ousar, saia dos modelos simétricos. Vá além dos quadrados e dos retangulos e crie novos formatos e desenhos.

Por exemplo, coloque um retângulo maior com outro menor dentro dele ou combine um quadrado com retângulos abaixo, mais próximos do rodapé. Essa prática ajuda a criar um desenho bastante elegante.

Use na decoração clássica

Tradicionalmente, o boiserie é utilizado na decoração clássica. Você pode manter essa regra. Nesse caso, pode incluí-lo em toda a decoração por meio de:

  • molduras em portas e paredes;
  • bordas arredondadas;
  • arabescos.

Como instalar boiserie?

Essas molduras são simples de instalar. Porém, necessitam de atenção na hora de distribuí-las sobre a superfície desejada. Não existem regras. Ao mesmo tempo, os mínimos detalhes fazem a diferença.

Por isso, é importante conhecer as melhores práticas. Veja quais são elas no passo a passo a seguir.

  1. Com um lápis, marque a parede na altura que você deseja que o painel esteja localizado. Usando um nível e uma linha de giz, faça a sinalização para que a altura seja constante ao redor da superfície escolhida.
  2. Decida o espaçamento desejado entre os boiseries. Usando uma fita métrica, indique onde você quer que cada um deles fique. O espaçamento pode ser de 10 a 15 cm, a depender do gosto individual e da quantidade que será usada.
  3. Use o tamanho do boiserie de sua escolha e aplique na posição predeterminada. Para isso, utilize a Fita Dupla Face e o Super Adesivo SANTA LUZIA para instalá-lo na superfície.
  4. Caso seja detectada alguma imperfeição de nivelamento entre a superfície e o boiserie no final da instalação, sugerimos a utilização da Massa Premium ou Calafetador Santa Luzia para a calafetação do local a ser corrigido.
Boiserie em quarto.
Decoradora: Maria Raquel Damiani. Arquiteta: Josiane Flores.

Os 4 modelos novos de boiserie da Santa Luzia

Os novos formatos de boiseries são comercializados em quatro tamanhos:

  • 80 cm x 60 cm;
  • 90 cm x 60 cm;
  • 80 cm x 30 cm;
  • 70 cm x 60 cm.

Além disso, há quatro modelos de perfis diferenciados. Eles já têm o acabamento final em branco. Porém, podem ser pintados de acordo com o projeto ou a necessidade de cada cliente.

Como as molduras já vêm cortadas em tamanhos predeterminados, podem ser utilizadas para criar painéis decorativos nas superfícies, acabamentos em portas, etc. Agora você já sabe o que é boiserie e como acrescentar esse material nos seus projetos.

Agradecemos o interesse em nossos produtos. Para informações comerciais, entre em contato pelo WhatsApp clicando nos links respectivos das seguintes regiões:

???? São Paulo/Capital, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais:

WhatsApp (48) 99963-5214

???? São Paulo/ Interior, Paraná

WhatsApp (48) 99947-9331

???? Rio Grande do Sul, Santa Catarina

WhatsApp (48) 99681-3555

???? Norte, Nordeste e Centro Oeste

WhatsApp (48) 99617-8749

Outros assuntos pelo contato: (48) 3651-1300 ou entre em contato conosco pelo site. Nossa equipe te ajudará a esclarecer todas as suas dúvidas.

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.