PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
revestimento ecologico scaled e1597670107207 1

5 benefícios de apostar no revestimento ecológico nas construções

A sustentabilidade tem se tornado urgente também na construção civil. Veja, o que são os revestimentos ecológicos e por que vale a pena usá-los!

A sustentabilidade tem se tornado um tema urgente em diversos setores de atividade humana. Entre os segmentos, a construção civil busca cada vez mais alternativas para a execução de projetos. É nesse sentido que o revestimento sustentável se destaca.

O uso desses materiais traz diversas vantagens e, por isso, eles devem ser considerados em seus projetos. Na prática, eles permitem aproveitar a arquitetura verde de modo amplo.

A seguir, veja o que é o revestimento sustentável e entenda quais são os benefícios de escolher um componente desse tipo!

Afinal, o que são os revestimentos ecológicos?

Com o objetivo de criar projetos verdes, o revestimento ecológico é uma excelente opção. Trata-se de uma alternativa fabricada com materiais sustentáveis, com processos melhores e com menos resíduos em seu uso.

É o caso, por exemplo, do revestimento em poliestireno. Essa é uma escolha que utiliza componentes reciclados e ajuda socialmente as cooperativas de catadores de resíduos.

Então, o impacto de um produto desse tipo envolve o tripé da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. Como consequência, as construções também se tornam mais verdes e sustentáveis.

Quais normas eles devem atender?

Para garantir a sustentabilidade e o desempenho, os revestimentos devem apresentar alguns selos e certificações. Eles servem para manter a transparência e favorecem o acompanhamento dos impactos causados no meio ambiente.

Uma das principais opções é o selo RGMat. Ele é o primeiro certificado voltado para atestar a sustentabilidade de materiais de construção no Brasil e existe desde 2012.

Outras opções também ajudam a atestar o perfil verde de uma construção. O Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), do Green Building Council, tem grande destaque. Com isso, é interessante utilizar essas certificações para escolher os materiais mais adequados as suas necessidades.

Por que investir em um revestimento ecológico?

Os produtos com essa pegada ecológica oferecem diversas vantagens para os projetos. O importante é recorrer a uma opção certificada, de qualidade e com a aplicação certa.

Para se convencer sobre essa decisão, veja quais são 4 vantagens de investir em um revestimento ecológico nas construções.

1. Durabilidade

Em geral, um revestimento com essa característica é desenvolvido com foco em obter máxima durabilidade. Inclusive, essa alternativa costuma ter um desempenho ainda mais interessante que o de outros componentes similares.

Um rodapé de poliestireno, por exemplo, será mais durável que uma opção de madeira. Afinal, ele não sofrerá com a umidade, com o mofo e nem vai empenar. Como consequência, o investimento é mais adequado.

Revestimento ecológico com o uso de rodapé de poliestireno.
Arquiteta: Helena Neckel.

2. Conforto térmico e acústico

Um revestimento com uma característica do tipo também costuma entregar outras qualidades associadas. Então, é uma boa opção para contribuir no conforto térmico e acústico, por exemplo. A propagação de ondas térmicas ou sonoras é menor, o que ajuda a proteger os espaços.

Conforto e térmico e acústico com o uso de revestimento ecológico em uma sala.
Capela Santa Rita – Guarulhos SP

Isso agrega mais valor ao projeto e entrega maior nível de satisfação aos clientes, por exemplo. Como consequência, é possível entregar a melhor experiência.

3. Facilidade de instalação

O revestimento com proposta ecológica também é pensado para gerar menos resíduos durante a instalação. Afinal, não adianta acertar na fabricação e desperdiçar recursos na hora de posicioná-lo no ambiente.

Aplicação do revestimento ecológico em construções.

Essa escolha, portanto, torna a aplicação mais fácil, menos demorada e mais eficiente. Com isso, é possível diminuir o tempo necessário para a instalação, além de evitar erros.

4. Manutenção descomplicada

Da mesma forma que a instalação é mais prática, a manutenção é favorecida. Primeiramente, o aumento na durabilidade diminui a necessidade de reparos ou de trocas. Também é possível manter a aparência e o uso dos itens sem tantos esforços.

Isso é essencial para prevenir custos ocultos e melhorar a rentabilidade da decisão. Com isso, é possível economizar, sem ter que abrir mão da qualidade.

5. Redução dos impactos ambientais

Principalmente, um revestimento ecológico ajuda a diminuir os impactos no meio ambiente. Sua fabricação exige menor exploração de recursos, o que impede que a natureza seja tão afetada.

Também é uma forma de reduzir o nível de resíduos gerados, inclusive em relação à troca. Como consequência, os recursos explorados são mais bem aproveitados.

O revestimento ecológico nas construções traz muitas vantagens — tanto para o projeto, quanto ao meio ambiente. Com a escolha de produtos certificados e de qualidade, é possível aproveitar ao máximo essa alternativa.Conheça a linha de revestimentos ecológicos da Santa Luzia e explore essas possibilidades!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

LEIA

TAMBÉM

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

2150771513

Texturas naturais: a tendência de decoração para 2024

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.