Qual estilo de decoração mais combina com você? Descubra aqui!

Conheça os estilos de decoração que são tendência e saiba o que observar para definir a proposta decorativa perfeita para você e seu imóvel!
Imagem ambientada, Weber Studio.

A decoração de ambientes é uma forma de expressão, e quando aplicada a lares, ela diz muito sobre a personalidade dos seus donos. Portanto, o estilo de decoração de uma casa deve condizer com a personalidade do morador.

A decoração de uma casa não deve somente transparecer o estilo dos moradores no que diz respeito à estética, como também deve ser adequada ao estilo de vida adotado pelos donos da residência.

Dessa forma, é preciso ter conhecimento sobre estilo de decoração, sabendo quais são os existentes, suas vantagens e limitações para conseguir distinguir e definir qual se adequa mais às necessidades estéticas e práticas dos moradores do ambiente que será decorado.

No artigo de hoje, falaremos sobre a importância da decoração e os estilos existentes, analisando suas características mais marcantes e quais públicos eles costumam agradar! Confira.

Saiba quais detalhes devem ser observados para definir o estilo de decoração perfeito

Antes de começarmos a apresentar os estilos de decoração mais comuns e que são tendência, é importante ressaltarmos por qual motivo é interessante conhecê-los.

A decoração tem influência direta no bem-estar e qualidade de vida de um indivíduo, e quando falamos em decoração residencial, é de extrema importância que tenhamos isso em mente. Afinal, a nossa casa é onde passamos grande parte do dia, tendo momentos de lazer e de descanso.

Por isso é importante que o estilo de decoração seja agradável, e favoreça a criação da sensação de bem-estar e aconchego que associamos ao lar.

O estilo de decoração também deve traduzir a personalidade e ser adequado ao estilo de vida do morador. Ou seja, se a rotina do residente da casa é acelerada e requer praticidade, o estilo de decoração precisa favorecer esses fatores.

Já se o morador é alegre, tem uma rotina agitada e dinâmica, gosta de inovar e de mudanças constantes, esses traços podem transparecer com uma decoração vibrante e que permita versatilidade e troca de estampas, por exemplo.

Esses detalhes e traços de personalidade devem ser observados e são muito importantes no momento de definir o estilo de decoração dos ambientes de uma casa.

Conheça os estilos de decoração mais comuns e atuais

Como vimos acima, diversos fatores devem ser levados em conta antes de definir qual o estilo de decoração ideal para um lar.

E para que a análise desses detalhes seja feita de forma correta, é importante conhecer as opções de estilo de decoração existentes para conseguir distinguir qual se adequa melhor à sua personalidade e rotina.

A seguir, veremos as principais tendências em decoração para você descobrir aquela que mais te agrada.

A versatilidade do estilo de decoração escandinava

Com estampas e cores neutras e pouco saturadas, o estilo de decoração escandinava costuma agradar diferentes pessoas graças à sua versatilidade da sua composição.

Estilo de decoração ecandinava aplicado em um quarto decorado em tons de branco.
Imagem ambientada, Weber Studio.

Apesar de ter sua origem nos frios países nórdicos, a decoração escandinava faz sucesso em solo brasileiro por apostar na simplicidade da decoração dos ambientes, que costuma criar uma sensação de frescor, conforto e tranquilidade.

Ela é caracterizada principalmente por paredes, revestimentos e superfícies de móveis brancos, combinados a outros objetos decorativos em tons pastéis, neutros e contidos na paleta de cinza.

Apenas por essa descrição já é possível imaginar o quão clean e prático é este estilo de decoração, e por isso, ele costuma cair no gosto das mais diferentes pessoas.

A proximidade com a natureza proporcionada pela decoração rústica

Aconchegante, confortável e revigorante. É assim que pode ser descrita a decoração rústica. Apesar do nome, esse estilo de decoração é capaz de criar ambientes refinados, com muito frescor e personalidade.

Estilo de decoração rústica aplicado em uma sala de jantar decorado em madeira.
Campinas Decor. Designer: Christine Di Domenico; Foto: Miro Martins.

A madeira é a estrela desse tipo de decoração, e é usando de suas cores e texturas que construímos ambientes com um visual natural e campestre. As plantas também recebem espaço de destaque nesse estilo de decoração.

Os móveis com design rebuscado, confortável e com madeira à mostra são perfeitos para compor ambientes decorados com esse estilo, assim como peças em tons de metálicos envelhecidos.

Esse é um dos estilos de decoração que mais permitem a personalização. Isso porque, na decoração rústica, peças artesanais, móveis antigos, relíquias de família, peças de cerâmica e vime ganham espaço e dão um toque pessoal ao visual final.

A modernidade e a exuberância da decoração tropical

Estilo de decoração tropical aplicado em um banheiro decorado com madeira e plantas.

Se você quer um estilo de decoração que combine praticidade e modernidade, mas sem abrir mão de elementos que valorizam a proximidade com a natureza, a decoração tropical pode ser perfeita para você.

Essa decoração busca inspiração na própria exuberância da natureza de países tropicais e cria ambientes versáteis, práticos e que trazem a natureza para dentro do lar.

Por ser muito versátil e adaptável, é fácil criar ambientes que despertam diferentes sensações. Assim, é possível decorar os diferentes ambientes da casa.

Ainda, é possível combinar cores exuberantes, tudo com bom gosto, criando ambientes com a mesma energia das alegres e ensolaradas praias tropicais.

Mudando alguns elementos e cores, obtemos uma decoração que remete às grandiosas, aconchegantes e frescas, florestas tropicais.

Créditos da imagem: Casa Design 2018. Projeto: Cris Gomes Arquitetura; Daniel Perpetuo. Foto: Antonio Shumacher.

Por essa versatilidade, a decoração tropical tem estado em alta não só como estilo de decoração residencial, como também para decoração de ambientes organizacionais e eventos.

O clima orgânico e natural do estilo de decoração Urban Jungle

Estilo de decoração Urban Jungle aplicado em uma área de lazer com um Ecodeck e duas cadeiras.

O Urban Jungle é uma novidade dentre os estilos de decoração, e vem ganhando cada vez mais força por compor ambientes com um clima orgânico, natural, aconchegante e requintado.

A natureza definitivamente tem passe livre nesse estilo de decoração, uma vez que os jardins planejados dão espaço para plantas com crescimento livre e natural.

Essa característica proporciona diversos benefícios práticos e palpáveis aos ambientes decorados, como a purificação do ar, minimização de alergias, relaxamento, dentre outros.

Isso tudo é possível graças ao uso de plantas nos diferentes ambientes decorados. Esse estilo, inclusive, funciona muito bem combinado a outros, como o escandinavo, industrial, retrô e tropical.

Deu para entender porque ele tem ganhado cada vez mais espaço entre os queridinhos, não é mesmo? Sua praticidade, benefícios e funcionalidade são extremamente chamativos.

Créditos da imagem: Ecodeck Maxi. Imagem ambientada, Weber Studio.

A explosão de criatividade do estilo eclético e colorido

Se você busca por um estilo de decoração que seja capaz de combinar cores vivas, diferentes elementos de outros estilos de decoração, dinamismo e diversidade de influências, o estilo eclético, ou decoração colorida, é ideal para você!

Estilo de decoração colorida aplicada em uma sala de jantar em tons de azul, branco e amarelo.
 Imagem ambientada, Weber Studio.

Além do estilo rústico, esse também permite muita personalização. Isso porque, nesse estilo de decoração, influências pessoais, culturais e musicais, vivências e inspirações cotidianas ganham vida na construção de ambientes criativos e alegres.

Para o uso do estilo de decoração eclético, deve-se combinar as referências e estilos com ponderação. Afinal, ambientes residenciais, acima de tudo, devem ser confortáveis e aconchegantes, e não provocar cansaço pelo excesso de estímulos visuais.

Uma boa dica é definir combinações de estilo e referências que conversem entre si, que tenham um mesmo ritmo e contextos que permitam a associação, tudo para manter um aspecto de organização e planejamento ao ambiente decorado.

A perfeição quase divina do estilo minimalista

Estilo de decoração minimalista aplicado em uma cozinha em tons de cinza e branco.

O minimalismo é um estilo de decoração muito atrelado a um estilo de vida o qual a organização, praticidade e ter apenas itens essenciais para o dia a dia a vista é presente. Esse estilo de decoração é tão especial que tem até um lema que você certamente conhece: “menos é mais”.

A decoração no estilo minimalista cria ambientes organizados, limpos e sem excessos, garantindo uma sensação de tranquilidade, paz e conforto.

É o estilo ideal para os perfeccionistas, pessoas que tenham pouco tempo para organizar a casa e seus itens de decoração no cotidiano, e para também aqueles que buscam praticidade e agilidade no dia a dia.

Para a elaboração de um ambiente com a decoração minimalista, é necessário pensar em como ele será composto, quais são os itens essenciais e como eles devem ser organizados visando fluidez no uso diário.

A paleta de cores de ambientes minimalistas é monocromática, variando apenas os tons de uma mesma cor, ou então com cores que conversem muito bem entre si e não pesem no ambiente.

Créditos da imagem: imagem ambientada, Estúdio Weber.

Os móveis também devem apresentar design prático e moderno, e que possibilitem guardar objetos necessários, mas que não precisam necessariamente ficar à vista.

A iluminação também é um fator importante, de modo que os ambientes devem ser bem iluminados e destacar pontos específicos do ambiente, tudo para criar um visual final moderno e clean.

O arrojado, moderno e único estilo de decoração industrial

Estilo de decoração industrial aplicado em uma sala de reuniões em detalhes de madeira e cadeiras de couro.

Outra novidade no mundo das decorações, o estilo industrial usa de itens como tubulações aparentes, paredes propositalmente sem acabamento — ou que tenham esse efeito — e janelas grandes, tudo para criar ambientes arrojados e cheios de personalidade.

Esse estilo de decoração tem como grande inspiração os galpões industriais, e combina itens que remetem à estética desses ambientes com plantas de crescimento natural e orgânico, como as do Urban Jungle, e materiais reciclados e sustentáveis.

Assim, é possível combinar esse estilo com outros, como Urban Jungle, rústico e utilizar de muitos itens de decoração sustentável. O resultado são ambientes cheios de personalidade, diferenciados e com apelo natural e orgânico muito próprios.

Como você pode perceber, a escolha do estilo de decoração residencial é muito importante para que as horas passadas em casa sejam bem aproveitadas e curtidas, prezando por mais conforto e a sensação de ser o seu lar.

Créditos da imagem: imagem ambientada, Estúdio Weber.

E para isso, vale adotar apenas um estilo, ou também, combinar os estilos apresentados.

Se você gostou das nossas dicas de decoração, compartilhe esse post nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam as diferentes propostas de decoração!

  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Santa Luzia Europa Europa
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
pt_BRPT_BR