PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
Design sem nome 3

Conheça a arquitetura enxaimel e leve o clássico desse estilo aos seus projetos

A arquitetura é muita rica e cheia de histórias culturais de diversos países. Nesse contexto, o enxaimel é um dos vários modelos arquitetônicos herdados, e conhecê-lo pode ajudar os profissionais a entregarem estilos de decoração diferenciados.

Como veremos mais adiante, podemos aplicar a arquitetura enxaimel como um método de construção, mas também como uma inspiração para a decoração externa. É um ótimo conhecimento para aumentar o repertório profissional e conquistar novos clientes.

Então, se você busca diferenciais para os seus projetos, continue a leitura deste conteúdo!

O que é arquitetura enxaimel?

O enxaimel é uma técnica de construção onde a estrutura do edifício, como casas e galpões, é feita de madeira. Para isso, as ripas são afixadas em sentido horizontal e vertical, assim como na diagonal, formando um todo firme e estável.

Essa técnica consegue distribuir o peso e reforçar a estrutura. Na prática, a parte de madeira se sustenta independentemente das paredes, que são utilizadas para vedação.

Ao visualizar uma casa enxaimel, observamos uma estrutura formada por vários retângulos, com linhas muito destacadas devido à madeira. Além disso, haverá contraste entre a parede e a estrutura, o que será complementado por um telhado grande em formato retangular.

Qual é a origem do enxaimel?

A origem mais provável para o enxaimel é a Idade Média. Isso porque, coincidem os registros dessa arquitetura com o surgimento das ferramentas para aplainar tábuas e ripas.

Contudo, não há certeza sobre qual é a região exata em que a técnica de construção foi aplicada pela primeira vez. Aliás, no Império Romano, existia uma técnica similar, chamada de opus craticium, em que se construía com estruturas de madeira e preenchimento de taipa.

A Alemanha é o principal local onde a arquitetura enxaimel ganhou destaque. Lá, a Fachwerk, como é chamada na língua germânica, ainda está bastante presente em diversas cidades interioranas. Quendlimburg, Celle, Rothenburg ob der tauber e Stade são alguns exemplos.

No Brasil, a chegada do enxaimel ocorreu no período da imigração alemã. No século XIX, houve a chegada de muitos estrangeiros na região do Vale do Itajaí. E, atualmente, a localidade conta com algumas das residências mais antigas que adotam o estilo de arquitetura.

Uma vantagem do enxaimel em comparação com as construções brasileiras da época é ser uma técnica mais sofisticada, que o pau a pique. Assim, era um avanço em relação ao método mais acessível, considerando a época.

Quais são as características da construção enxaimel?

Construções em arquitetura enxaimel na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.
Gramado, no Rio Grande do Sul

Para quem deseja aplicar aos projetos de arquitetura, podemos encontrar alguns elementos comuns nas construções enxaimel. Confira as principais características!

Estrutura de madeira

Uma casa enxaimel é caracterizada pelo traço muito forte da madeira ao longo da estrutura. As ripas são encaixadas com vários retângulos e reforços internos em formato triangular.

Conseguimos visualizar claramente essas formas geométricas encaixadas umas nas outras para formar uma estrutura maior. Aliás, o encaixe entre as peças de madeira é tão bem-planejado, que seria possível desmontar a residência e remontá-la em outra localidade.

Contraste entre estrutura e revestimento

O revestimento pode ser feito com tijolos, blocos de adobe, taipo, pedra, entre outros materiais. Contudo, a estrutura de madeira consegue ficar de pé, independentemente dessas paredes.

É comum que a cor das paredes seja clara. As cores branca e bege são bastante comuns. Isso porque, essas opções ajudam a criar um contraste com as linhas de madeira que dão suporte à estrutura.

Madeira em cores vivas

Muitas vezes, a madeira é pintada com cores vivas, como vermelho e laranja. Com isso, o contraste com a tonalidade opaca da parede causa um efeito de cor vibrante.

Essas cores ajudam a transmitir sensações de força, vitalidade e energia. Além disso, dão um aspecto diferenciado em relação a outros estilos de decoração.

Janelas retangulares

As janelas tentam se encaixar organicamente no edifício. De modo geral, elas terão a forma retangular com a altura maior que a largura. Além disso, costumam ser feitas de madeira e trazem cores mais discretas para contrastar com as da estrutura, que são vivas.

Telhado grande e elevado

Já o telhado costuma ter o formato triangular, sendo bastante elevado. Assim, a água pode escorrer integralmente sem entrar em contato com a madeira, que dá suporte aos edifícios.

Dois pavimentos

As casas enxaimel frequentemente contam com dois pavimentos: o térreo e o sótão. É uma forma de aproveitar o espaço disponível, devido à altura dos telhados.

Minimalismo

Em muitos pontos, o enxaimel tem traços em comum com o minimalismo. O destaque às formas geométricas retangulares e a simplicidade da construção são algumas dessas características.

Além disso, as paredes brancas terem o efeito contraste com uma cor escura também é comum em ambos os estilos.

O enxaimel é um estilo ou técnica de construção?

Construções em arquitetura enxaimel na cidade de Campos do Jordão, em São Paulo.
Campos do Jordão, em São Paulo

Inicialmente, o enxaimel é uma técnica de construção. Como dito, o aspecto dos edifícios é resultado da maneira como a estrutura é planejada e executada com tábuas e ripas de madeira.

Contudo, também vemos a aplicação do enxaimel como estilo de decoração. É comum falar, por exemplo, em “falso enxaimel” para se referir às fachadas que simulam os traçados de madeira, sem que eles façam parte da estrutura.

Nada impede, por exemplo, que o arquiteto use o enxaimel como fonte de inspiração. Assim, mesmo que outro método de construção seja utilizado, pode-se reproduzir o aspecto visual do estilo.

Quais são as vantagens do enxaimel?

Entre as vantagens do enxaimel, verificamos o fato de poder construir a estrutura do edifício em madeira. Aliás, podemos usar materiais sustentáveis, como blocos adobe e madeira de reflorestamento.

Outro benefício é ampliar o portfólio com uma nova opção para os clientes. Ter diferenciais é uma forma de obter vantagem competitiva no mercado, ganhando destaque e aumentando as remunerações.

Por fim, a construção pelo enxaimel é mais simples, possibilitando uma redução de custos. Existem limitações quanto à aplicação, mas quando for possível pode ser interessante do ponto de vista financeiro.

Como aplicar o enxaimel nos seus projetos?

O enxaimel pode ser aplicado de diferentes formas. Nas residências históricas, é comum que o método de construção tenha sido empregado, e a estrutura do edifício seja realizada em madeira.

Uma segunda possibilidade é usar o enxaimel como andar. É um modelo interessante para o comércio, onde o térreo é uma loja, e acima dele ficam escritórios ou residências.

Outra aplicação são as fachadas. Nesse caso, a construção da casa é feita com uma estrutura de concreto. Porém, as tábuas são colocadas por cima, simulando o enxaimel.

Onde buscar inspiração para projetos de arquitetura enxaimel?

O arquiteto pode encontrar inspiração para projetos em algumas cidades e estados brasileiros, que trazem muitas residências no estilo enxaimel.

Entre outros, podemos citar construções no estado do Acre e no Espírito santo, além das seguintes cidades:

  • Blumenau, em Santa Catarina;
  • Pomerode, em Santa Catarina;
  • Gramado, no Rio Grande do Sul;
  • Campos do Jordão, em São Paulo.

Na maioria dos casos, a presença está relacionada à colonização alemã. É muito comum na região Sul do Brasil, especialmente em Santa Catarina.

Resumindo, a arquitetura enxaimel é presente em diversas cidades, devido à influência histórica. Ao aplicar o método de construção ou decorar uma fachada, conseguimos um aspecto único, que valoriza os projetos. Logo, é uma excelente opção para colocar no portfólio e atrair clientes.

Para conhecer outras tendências de arquitetura e ficar atualizado com dicas para os seus projetos, assine gratuitamente a newsletter da Santa Luzia!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.