PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

Decoração minimalista: um guia para aplicar nos seus projetos

Sala de estar com decoração minimalista, plantas, tapete e outros itens.
Sala de estar

O estilo de decoração minimalista é ideal para o público que procura uma composição sem excessos: confortável, simples e elegante. Assim, os espaços e elementos que fazem parte dele são pensados para serem funcionais.

Mais até do que uma decoração, o minimalista acaba se tornando um estilo de vida para a pessoa. Tudo será amplo, limpo e organizado.

Para entender como aplicar o estilo aos seus projetos de decoração, continue a leitura deste conteúdo e confira este guia prático para implementar o minimalismo!

Qual é a origem da decoração minimalista?

O estilo minimalista surgiu no período Pós-Segunda Guerra Mundial, especialmente no final da década de 1950. Está muito ligado ao cenário de escassez, e a necessidade de uma vida baseada em viver com o menor consumo possível.

A palavra em si tem origem na expressão “Minimal Art“. Na época, esse estilo artístico se contrapunha ao abstrato e subjetivo. E sua influência foi vista em diversas áreas, como músicas, literatura e arquitetura, sempre apresentando formas mais simples e funcionais.

“O menos é mais” — Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969).

A frase do arquiteto alemão Ludwig Mies, ainda hoje sintetiza o movimento. Na decoração, entre suas principais características, encontramos alguns elementos-chave:

  • simplicidade;
  • funcionalidade;
  • amplitude dos espaços;
  • organização;
  • limpeza.

Quando, logo na primeira impressão, temos a sensação de um ambiente amplo, funcional e “clean, estamos diante de uma decoração minimalista.

Como aplicar o conceito aos projetos?

Os projetos de decoração minimalista são fruto de planejamento e decisões baseadas nas características do estilo. Em geral, embora não percam a estética agradável, renunciamos a diversos elementos decorativos em prol da funcionalidade.

Quarto de casal com decoração minimalista.
Quarto em loft com decoração minimalista.

Aplique o menos é mais

Um planejamento de projeto minimalista termina quando não há mais nada o que tirar. São poucos os elementos de decoração, e frequentemente os próprios eletrodomésticos, móveis, utensílios e objetos de uso diário cumprem esse papel.

Utilize linhas retas

A decoração minimalista aplica formas geométricas mais simples, priorizando as linhas retas. É um critério que afeta a escolha de todo mobiliário e dos poucos elementos que farão parte do cenário. As demais formas não são proibidas, como espelhos e mesas circulares, mas elas não podem predominar no ambiente.

Distribua os elementos no espaço

Os móveis, eletrodomésticos e demais objetos são colocados sempre de forma mais distante que em outros estilos, dando a impressão de amplitude ao espaço. Além disso, cada elemento tem seu lugar, o que dará organização ao ambiente. Por fim, objetos suspensos ou com suporte escondido acentuam as sensações desejadas pelo estilo.

Aproveite a luz natural

A funcionalidade da decoração minimalista também é aplicável ao aproveitamento da luz natural. Junto ao posicionamento das entradas de luz, janelas amplas e cortinas translúcidas contribuem para trazer esse elemento para o ambiente. A exceção são os quartos, que podem trazer blackouts mais escuros, devido a influência no sono dos moradores.

Poltrona em ambiente com decoração minimalista, com planta, livros e mesinha para xícara de café.

Posicione espelhos em locais estratégicos

Em alguns cômodos, vale a pena utilizar espelhos para dar a impressão de um ambiente mais extenso. Um posicionamento que consiga refletir grande parte ou todo o ambiente, bem como que favoreça o uso da iluminação natural, é o ideal.

Faça uma composição de cores simples

A sensação de amplitude e simplicidade começa pela aplicação de branco como cor base do cômodo (ou uma cor com função similar). Além dele, é comum usar o preto ou um tom mais escuro para gerar contraste, por exemplo, ter uma bancada escura em uma cozinha clara.

Também é comum trazer móveis e objetos em tons pastéis, madeira obtida por meios sustentáveis, cobre, entre outros. Aqui, é o ponto de maior cuidado, pois devemos buscar elementos que não roubem atenção do todo para si, para não romper com as características do estilo.

Uma dica legal é pesquisar vídeos, fotos e maquetes sobre o tema. Com as informações, é mais fácil diferenciar os projetos e buscar as inspirações certas para o que se pretende realizar.

A decoração minimalista é simples, moderna e funcional. Logicamente, a escolha depende de entender as necessidades e desejos do contratante. Afinal, é um tema que envolve gosto pessoal e estilo de vida. Porém, é sempre importante ter as principais tendências à disposição para aplicar conforme a demanda do cliente.

Para se manter atualizado com dicas e tendências para seus projetos de decoração, siga a Indústria Santa Luzia nas redes sociais. Estamos na sua rede favorita: Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Twitter e Youtube!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.