Projeto de decoração: 8 passos para fazer o seu

Cenário de casa representando projeto de decoração.

O momento de decorar a casa pode ser desafiador, mas é possível facilitar essa tarefa com um projeto de decoração — estruturado para possibilitar a análise de todas as etapas e detalhes que devem ser observados para atender às expectativas dos clientes e garantir o sucesso da obra.

Assim, embora esse projeto seja deixado de lado em muitas construções, ele pode ser o diferencial para que o imóvel seja entregue de maneira completa, com todos os acabamentos e pronto para receber a mobília. Quer saber como fazer isso?

Continue com a gente e conheça 8 passos para fazer seu projeto de decoração. Vamos lá?

1. Entenda os objetivos com a decoração

Projeto de decoração no papel.

Para começar, é preciso entender quais são os objetivos com a decoração, entendendo as expectativas do cliente com o projeto. Assim, é interessante fazer uma entrevista, com uma série de perguntas que ajudem a identificar o que eles esperam com a entrega.

Necessidades específicas, preferências, itens que não gostam, personalidade e comportamento podem ajudar a iniciar o projeto. Aqui, verifique também quem são os moradores para considerar a personalidade de todo o conjunto e garantir um resultado mais alinhado.

Caso esse seja um projeto comercial, pense em questões como segmento da empresa, perfil dos gestores, características da marca, entre outros. Em todos os casos, considere desenvolver formulários com todas as questões e pontos relevantes que devam ser observados, para não esquecer nenhum ponto.

2. Encontre o estilo ideal para o projeto

Projeto de decoração com mesa, planta e itens de escritório.

Com base nos objetivos traçados após a entrevista, é hora de pensar no estilo ideal para o projeto de decoração. Afinal, existem diferentes padrões que podem ser adotados, cada um alinhado a diferentes necessidades. Entre os principais, vale citar:

A lista é bem ampla, mas a boa notícia é que é possível pesquisar sobre cada estilo de decoração para entender quais são suas características mais marcantes. Com isso, basta incorporar essas questões na entrevista, entendendo quais são os estilos mais alinhados aos gostos e necessidades do cliente.

Vale destacar que nem sempre as pessoas se alinham a apenas um tipo de decoração: é bastante comum que os clientes tenham gostos mais ecléticos, permitindo que você mescle diferentes estilos no momento de desenvolver o projeto.

3. Pense na paleta de cores que será usada

Paleta de cores para projeto de decoração.

Além de considerar o estilo de coração, é preciso considerar a paleta de cores da decoração. Afinal, elas precisam se alinhar ao estilo escolhido, não é mesmo? 

Uma decoração clássica, por exemplo, exige tons mais neutros e um visual clean, enquanto o industrial pode se valer de cores mais fortes e contrastantes.

A partir disso, ficará mais fácil pensar, também, em revestimentos, acabamentos e, até mesmo, tipo de móveis que serão usados — a depender da amplitude e profundidade do projeto de decoração contratado pelo cliente.

Com base nesses 3 passos iniciais, é possível fazer os primeiros esboços, apresentando as ideias e realizando as modificações necessárias para conseguir se alinhar às expectativas do contratante.

4. Faça um levantamento correto dos gastos necessários

Planejamento do projeto de decoração.

Após ter as primeiras definições do projeto, é preciso fazer um levantamento de orçamentos para conseguir precificar todo o trabalho. Essa é uma questão que exige especial atenção para não levar preços inadequados ao cliente, principalmente quando há riscos de ter muitos custos adicionais.

Nesse caso, é importante fazer pesquisas de mercado e considerar mais de uma possibilidade, apresentando o orçamento com diferentes alternativas — incluindo o layout e materiais. Assim, ele também pode fazer comparativos para identificar a opção que traz o custo-benefício mais adequado às suas necessidades.

Uma dica complementar para esse passo é avaliar, também, as diferentes formas de pagamento e volume de compras, como no caso de centralizar as compras com apenas um fornecedor. Isso pode otimizar os custos totais, trazendo mais possibilidades para que o cliente defina a opção mais vantajosa.

5. Calcule o tempo para executar o projeto de decoração

Mesa do projeto de decoração com papéis, calculadora e relógio.

Outro passo essencial no projeto de decoração é determinar o tempo necessário para a execução. 

Essa etapa prolonga o andamento da obra, gerando ansiedade no cliente. Logo, é importante definir o prazo de conclusão de todas as tarefas.

Como podem surgir imprevistos que atrasam o processo, não se esqueça de fazer esse cálculo acrescentando uma margem de segurança. Na prática, isso evita atrasos, que podem prejudicar sua imagem com o cliente. Por outro lado, consegue trazer benefícios caso seja possível antecipar a entrega, aumentando a satisfação com o serviço.

6. Considere o reaproveitamento de materiais

Execução do projeto de decoração com a pintura.

Ao desenvolver o projeto decorativo, um dos pontos fundamentais são os materiais que serão utilizados para criar os designs propostos

Nesse sentido, vale a pena considerar o reaproveitamento de materiais da própria obra ou que a construtora tenha disponível.

Muitas vezes, os produtos podem passar por modificações, como pinturas e pequenos ajustes, para serem aplicados com outras finalidades.

Aqui, é possível observar dois benefícios importantes: 

  • o primeiro é a sustentabilidade. Em vez de gerar mais resíduos ou utilizar mais recursos naturais, o foco é o reaproveitamento;
  • o segundo tem relação com os custos. Ao reutilizar materiais, é possível reduzir os gastos relacionados, já que a aquisição de produtos novos tendem a ter valores mais elevados. 

Assim, o cliente consegue economizar ou direcionar recursos para outros detalhes da decoração.

7. Selecione produtos sustentáveis

Vaso de plantas compondo o projeto de decoração.

Seguindo a lógica do tópico anterior, ao considerar os revestimentos que serão utilizados e outros itens que compõem a decoração, avalie se eles são sustentáveis

Atualmente, é possível encontrar fornecedores que trabalham focados em práticas que beneficiam o meio ambiente e fazem o uso consciente de recursos naturais.

Por exemplo, ao comprar revestimentos, é possível encontrar alternativas produzidas a partir de materiais reciclados, como o poliestireno, ou com madeiras de reflorestamento. 

Dar preferência para materiais de alta durabilidade também é importante, já que a mudança frequente gera resíduos, prejudicando a natureza.

O uso de plantas, como em jardins verticais, também pode ser benéfico. Portanto, ao elaborar o projeto, pense em maneiras de trazer soluções de baixo impacto ambiental e que promovam mais vantagens para os clientes.

8. Conte com bons fornecedores

Desenvolvedores do projeto de decoração apertam as mãos e trabalham juntos.

Por fim, um passo fundamental para o sucesso do projeto de decoração é ter bons fornecedores. São eles que vão assegurar a entrega de todos os materiais e serviços necessários para executar o projeto dentro do prazo, seguindo o orçamento e a qualidade esperados.

Nesse caso, uma dica de ouro é contar com a Santa Luzia. Somos reconhecidos nacional e internacionalmente pela qualidade dos nossos perfis e revestimentos. Além disso, atuamos com foco em sustentabilidade e inovação, proporcionando resultados incríveis ao decorar diferentes ambientes.

Agora que você já conhece esses 8 passos para fazer o projeto de decoração, ficará mais fácil oferecer um serviço de qualidade. Para tanto, não se esqueça de ouvir o contratante, fazer boas pesquisas para definir preços e prazos, e contar com boas parcerias, como a Santa Luzia, para garantir entregas diferenciadas e a satisfação dos seus clientes

Está em busca dos melhores fornecedores para os revestimentos da decoração? Então, acesse a nossa página de produtos e conheça os diferenciais da Santa Luzia!

  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Santa Luzia Europa Europa
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
pt_BRPT_BR