PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

Decoração Escandinava: conforto e simplicidade para ambientes

Você também ama a decoração escandinava devido ao conforto e pela beleza de sua simplicidade? Veja aqui dicas de como aplicar em sua casa!

Uma das características que as pessoas mais valorizam em suas casas é o conforto, não é mesmo? E, a escolha das cores, acabamentos, móveis e adornos contribui bastante nesse requisito. É o caso, por exemplo, da decoração escandinava.

O estilo da decoração escandinava faz com que ela seja confortável até aos olhos. Já reparou como a paleta de cores claras, tecidos crus, detalhes pontuais em cinza ou outras cores pastéis, a valorização da simplicidade e luz natural são agradáveis e relaxantes?

Sua origem são os países nórdicos. Então, porque a decoração característica de países tão frios conquistou o Brasil e o mundo? Neste post trazemos seus detalhes e dicas para criar o estilo escandinavo nos ambientes da casa.

O que é a decoração escandinava?

A decoração escandinava é caracterizada pelas paredes, revestimentos e móveis brancos, combinados com outros objetos decorativos em cores neutras, pastéis ou nas variações do cinza.

A decoração escandinava é caracterizada pelas paredes, revestimentos e móveis brancos.
Arquiteta Sheyla Montemurro.

A simplicidade e as cores claras têm um objetivo importante na decoração escandinava que é aproveitar o máximo da luz natural do dia, que em alguns períodos do ano é escassa nos países nórdicos.

Quais as suas principais características?

Entre os elementos clássicos que não podem faltar, estão a madeira em cores naturais, tecidos crus, lãs e alguns objetos que remetem o verde da natureza, como um quadro de folhagens.

Para criar uma decoração escandinava, portanto, é preciso considerar suas principais características. Vejamos as principais delas.

Paredes brancas

Paredes brancas ou nas cores mais claras e suaves possíveis são marcas registradas da decoração escandinava. E, ela não se restringe a pintura como único acabamento.

Usar um woodpanel branco na parede, ou metade dela, completando com um rodameio produz um efeito de volume na decoração sem perder a simplicidade que o estilo valoriza.

Texturas e padronagens geométricas

Almofadas e tecidos usados nos móveis e quadros podem ter texturas orgânicas ou padrões geométricos feitos em cores neutras.

Listras e painéis geométricos feitos com Chevron criam a estética escandinava de forma simples e elegante.

Simplicidade na composição

Por falar em simplicidade, esse é outro traço marcante na decoração escandinava. Ao contrário de estilos boho ou rústicos, o escandinavo esbanja traços simples, linhas retas, paleta de cor com poucas variações e até mesmo, muitos elementos “faça você mesmo”.

Ele é clean, fácil de ser composto, combinado e, quanto mais personalizado, mais aconchegante é. Por isso, não é incomum ver uma colcha feita à mão sobre o sofá, vasos de plantas pendurados em macramê e outras delicadezas artesanais.

A decoração escandinava traz simplicidade para a sua composição.
Projeto das arquitetas Ana Alipio e Liliam Pimenta

Valorização do natural

Além de valorizar e aproveitar, ao máximo, a luz natural, o estilo escandinavo de decoração tem uma conexão muito grande com o meio ambiente, seja nas texturas dos móveis e enfeites, seja nos revestimentos e acabamentos escolhidos.

Por isso, usar rodapés, rodatetos, sócalos e ripas produzidos a partir do poliestireno ou pinus de reflorestamento vai criar o estilo escandinavo por completo, ou seja, trazer os elementos da natureza, mas sem que isso provoque algum dano ambiental.

Aconchego do lar

Uma decoração escandinava não é volumosa, cheia de pompas, mas, suas peças são escolhidas para dar aconchego.

Por isso, tudo faz sentido: o revestimento das paredes com woodpanel ou ripas ajudam no conforto térmico, as mantas sob o sofá o tornam mais convidativo e, até mesmo as luminárias pendentes, que são uma conexão com a decoração industrial, clareiam o ambiente pontualmente. 

Como fazer uma decoração escandinava em vários ambientes da casa?

Se você escolheu a decoração escandinava para chamar de sua, saiba que é possível aplicar seu estilo em diferentes ambientes da casa. Veja a seguir as dicas.

Área externa

Faça um ecodeck na cor Imbuia em áreas externas. Sua cor permite a combinação com móveis e adornos cinzas e brancos.

Cozinha

Na cozinha vale apostar em bancadas claras e minimalistas. Luminárias pendentes no estilo industrial vão compor o ambiente, que pode ter paredes revestidas com ecobrick branco envelhecido. As cores podem ficar por conta de cestas de frutas ou mesmo, na escolha de cadeiras em tons candy color.

Quarto do casal

O uso de móveis preto ajuda a realçar a decoração escandinava.

Apesar da cor branca predominante, o uso de móveis pretos é uma boa pedida, como é o caso de fazer uma cabeceira no tom mais escuro para realçar os outros elementos claros do ambiente.

Uma cadeira de balanço ou poltrona de leitura, com uma manta de pelos e uma luminária vão compor ainda mais o ambiente escandinavo. 

Você se identifica com a decoração escandinava? Quer acompanhar mais dicas de como compor esse estilo? Então, curta nossa página no Facebook, se inspire com nosso Pinterest e acompanhe o Instagram para saber todas as tendências!

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

LEIA

TAMBÉM

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

2150771513

Texturas naturais: a tendência de decoração para 2024

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.