PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
Sala de estar decorada com rodameios

Rodameios: criatividade que flui pelas paredes

Você bem sabe que os rodapés dão o acabamento ideal para o encontro entre piso e paredes. Enquanto isso, os rodatetos garantem um encontro harmonioso entre teto e paredes. No entanto, isto não significa que o espaço entre eles não possam ser preenchido. Para isso, existem os rodameios.

Esses são o aliado perfeito para deixar a criatividade fluir pelas paredes. Muito utilizado em divisões harmônicas, o perfil por muito tempo foi criado a partir da madeira e do gesso, dois materiais pouco sustentáveis.

Atualmente, já é possível encontrar esse item conforme a ideia de reciclagem na arquitetura. Por isso, ele se torna mais um elemento para estabelecer um estilo de vida consciente.

Achou interessante? Continue lendo e saiba mais sobre os rodameios e como eles podem contribuir para a decoração sustentável.

Quais são os tipos de rodameios existentes?

Sala de estar com um dos tipos de rodameios

Os mercados de materiais de construção e decoração oferecem diferentes tipos de rodameios. Veja quais são as possibilidades e as características de cada modelo para escolher o acabamento de obras perfeito para seu projeto.

Rodameio em MDF

É um modelo econômico, mas oferece uma resistência menor. Ele tem baixa durabilidade em ambientes úmidos, mas combina com a decoração e pode ser pintado com facilidade.

Rodameio em madeira

É um material mais caro, porque costuma ser maciça. Isso torna o rodameio mais durável e resistente. No entanto, ainda é pouco indicado para lugares úmidos.

Rodameio em gesso

Nesse caso, você também obtém economia e personalização. O problema está na instalação, que precisa ser feita por uma equipe especializada. Isso encarece o projeto.

Rodameio em EVA

O EVA é um material mais maleável e fácil de manusear — inclusive, é vendido em rolos. Também é um material econômico. O problema está na textura e no acabamento. Além de apresentar pouca variedade, é pouco sofisticado.

Rodameio em pastilhas

As pastilhas adesivas são opções práticas e bastante usadas em cozinhas e banheiros. Além disso, há cores variadas. Porém, é preciso ter muito cuidado, porque elas estragam rápido.

Rodameio em cerâmica

É um modelo bastante comum, acessível e variado. No entanto, exige aplicação por mão de obra especializada, assim como mais material (rejunte e argamassa). Além disso, tem um efeito datado.

Rodameio com LED

Permite criar um efeito de iluminação e deixar a sua decoração de interiores mais aconchegante. No entanto, é uma opção mais cara e que ainda exige instalação elétrica.

Rodameio de poliestireno

É a melhor opção devido à durabilidade e à sustentabilidade. O poliestireno é um material que pode ser fabricado a partir da reciclagem do Isopor®. A instalação é fácil (você mesmo pode fazer) e permite aplicação em áreas úmidas, como cozinhas e banheiros.

Além disso, há texturas e modelos diferenciados, o que permite agregar mais valor à sua decoração. Outro fator positivo é a limpeza, que deve ser feita apenas com um pano úmido. Sem contar no custo-benefício, pois o valor do material é baixo.

Como utilizar os rodameios?

Há várias formas de utilizar os rodameios. Veja algumas possibilidades.

Crie divisões nas paredes

É possível dividir superfícies com diferentes revestimentos, acabamentos e até ajudar na criação de lambris. Também é possível deixá-lo como um detalhe na parede.

Utilize como boiseries

Sala de estar com boiserie

O boiserie é um desenho de origem clássica. Saiu das paredes palacianas para ganhar espaço, inclusive, em projetos joviais e contemporâneos ao tirar proveito do relevo em superfície para dar dinamismo às aplicações. Assim, deixa ambientes coloridos e descontraídos ainda mais vivos.

Crie molduras

Sala de estar com molduras na parede

Outra possibilidade é criar molduras diversas, como a do espelho do banheiro. Dica: por ter alturas mais discretas do que o padrão em rodapés e rodatetos, é perfeitamente possível usar rodameios, tanto como rodapés quanto como guarnições “vista de porta”.

Combine harmoniosamente com boiseries

O boiserie é um elemento elegante, que remete ao passado e ao clássico. Você pode combiná-lo aos rodameios e criar um estilo mais bonito.

Por exemplo, a parede pode ter boiserie na parte superior e inferior. Para dividi-la, usa-se o rodameio.

Destaque quadros decorativos

O rodameio também pode servir como um elemento de destaque nos quadros. Ao colocá-los na parede, utilize esse elemento ao redor para chamar a atenção para a imagem. Assim, ele fica como uma espécie de segunda moldura.

Dê um charme nos quartos infantis

Um quarto infantil com mesas e cadeiras decorativas

Você pode colocar o rodameio com o papel de parede para criar um ar diferente no quarto de bebês e crianças. Ao mesmo tempo, eles podem dividir dois tipos de acabamentos. Por exemplo, na parte superior tem um desenho e, na de baixo, uma cor única.

Assim, o rodameio pode ser pintado da mesma tonalidade, a fim de não chamar a atenção. Nesse caso, o desenho fica na altura dos olhos, seguindo a mobília.

Adicione sofisticação na decoração dos quartos

Quarto ambientado com rodameio da Santa Luzia
Arquiteta Daniela Cerbatto e Claudia Novak | Rodameio 467

É possível instalar o rodameio na altura da cabeceira ou acima, se quiser criar um efeito personalizado. Você ainda pode dividir cores diferentes, ou uma parte com pintura e outra com papel de parede, por exemplo.

Decore um corredor

Ambiente com rodameio da Santa Luzia
Arquiteta Mariana Pesca | Rodameio Santa Luzia

Em vez de ser um espaço sem graça, o corredor pode ficar lindo com o rodameio. Você pode utilizá-lo da mesma cor que o restante da parede, apenas para dar um charme. Outra opção é marcar a divisão de partes de tonalidade ou materiais diferentes.

Utilize com lambri

O lambri é um material que forma uma espécie de painel, sendo aplicado por toda a superfície desejada. Você pode aplicá-lo com o rodameio para marcar a metade da parede, trazer um ar diferente no banheiro e nos quartos ou criar um estilo diferenciado.

De toda forma, a decoração com lambri pode aproveitar o benefício do rodameio para garantir mais elegância ao ambiente. Assim, você cria um efeito diferenciado.

Use para camuflar uma porta

Rodameio utilizado para camuflar porta

A também chamada porta oculta é uma forma de deixar o ambiente mais discreto. Você pode criá-la de várias formas. Por exemplo, inserindo uma porta de correr no painel de TV ou fazendo tudo com um painel ripado de madeira.

Com o rodameio, você pode demarcar o espaço da porta, sem evidenciá-la diretamente. Isso cria um toque diferenciado na decoração, mas ainda traz elegância e sofisticação ao projeto. Ou seja, ele fica como uma continuação da parede.

Como são os rodameios Santa Luzia?

A Santa Luzia oferece uma alternativa ecológica de rodameio fabricado, assim como os rodapés e guarnições da marca, a partir da reciclagem de resíduos plásticos, como os de Isopor®. Tecnicamente, eles são conhecidos como poliestireno expandido, ou pela sigla EPS.

Os rodameios da marca saem da fábrica acabados na cor branca ou preta, resistem à água e são imunes a pragas. As barras de 2,4 m de comprimento tem alturas que variam em:

  • 29 mm, para aplicações delicadas;
  • até 60 mm, para demarcações destacadas.

Ficha Técnica — Perfis em Poliestireno

1. Identificação do Produto e da Empresa

  • Produto: perfis de poliestireno.
  • Tipo de produto: acabamento — 96% de poliestireno reciclado e 4% de poliestireno virgem, acabamento em tinta acrílica base solvente.

2. Características do produto

2.1. Dilatação térmica

A dilatação térmica é uma característica específica dos materiais, ou seja, todos sofrem alterações de dimensões em função da variação da temperatura. Essa oscilação é diferente para cada material, porém é conhecida.

Portanto, podemos calcular essa variação para cada diferença de temperatura em função do comprimento do produto. Os produtos de poliestireno da Santa Luzia têm uma dilatação térmica característica de 0,15% para uma variação de temperatura de 25 °C.

2.2. Absorção de água

A avaliação de absorção de água dos produtos Santa Luzia foi feita pela variação do peso e das dimensões do produto após imersão em água durante 24 horas. A variação do peso dos produtos foi de (0,91 ± 0,11)% (ASTM D 570 – 98). Isso não altera as características do produto. Com relação à variação dimensional, ela não ocorre em função da absorção de água.

2.3. Flamabilidade

Os produtos têm a característica de propagar chama. O índice de propagação superficial de chama médio (IP) alcançado pelo material foi de 432, correspondente à classe E do método de ensaio (NBR 9442).

2.4. Exposição a ambientes litorâneos

Os produtos de poliestireno Santa Luzia não apresentam alteração quando expostos às condições de ambientes litorâneos. Ou seja, são indicados para a utilização nestes locais.

2.5. Resistência a produtos de limpeza

Os produtos de limpeza indicados são:

  • detergente neutro;
  • água sanitária diluída (acima de 50% diluída em água);
  • álcool etílico.

A aplicação deve ser feita de modo a não permitir que esses produtos fiquem em contato direto por um tempo superior a 10 minutos. A limpeza deve ocorrer com o auxílio de tecido ou esponja macia.

Obs.: os testes realizados para a elaboração da ficha técnica foram feitos em perfis com acabamentos de linha. Caso aplique outros tipos de tinta, devem-se observar as recomendações do fabricante.

2.6. Resistência a pragas

Pragas como cupins, brocas e outros insetos não se alimentam desse produto. Contudo, podem furar esses perfis, como acontece com concreto.

2.7. Ambiente de aplicação

Os produtos não são indicados para a utilização em ambientes com incidência direta da radiação solar, pois alterações podem ser causadas. No entanto, é possível usá-los em ambientes úmidos. Isso porque não sofre alterações quando exposto à umidade, conforme apresentado no item 2.2.

A aplicação é indicada para ambientes com temperatura inferior a 50 °C, lembrando que qualquer variação de temperatura submeterá os produtos a uma dilatação térmica, conforme apresentado no item 2.1 deste documento.

3. Acabamento e aplicação de tintas

Os perfis de linha são fornecidos acabados, pintados com tinta acrílica à base de solvente.

Caso se deseje fazer a mudança da cor do perfil, ou seja, realizar uma repintura, sugere-se seguir as orientações descritas abaixo:

  • sugere-se que a tinta utilizada para a repintura dos produtos seja a mesma a ser utilizada nas aberturas, a fim de minimizar possíveis variações de tonalidade;
  • é proibida a utilização de lixa ou qualquer outro procedimento que remova a tinta do original do perfil, pois a qualidade da repintura poderá ser comprometida;
  • o produto está preparado para receber tinta acrílica, poliuretano e sintética à base de solvente. O desempenho de uma mesma tinta pode diferir dependendo do fabricante e do tipo de tinta de acabamento. Para obtenção de mais informações, entre em contato com o fabricante da tinta a ser utilizada. É importante ressaltar que o desempenho do novo acabamento dependerá da qualidade da tinta e da aplicação. Ainda se deve considerar as especificações do fabricante.

4. Apresentação, embalagem e armazenamento

Os produtos são apresentados em barras de 2,40 m de comprimento, embaladas com plástico termo-encolhido em caixas de papelão. Cada embalagem contém a referência do produto e instruções de instalação.

O armazenamento pode ser feito tanto na vertical quanto na horizontal, desde que não provoque a envergadura dos perfis.

Obs.: perfis com comprimentos especiais podem ser feitos segundo a política de vendas. O tipo de embalagem também pode ser negociado caso a caso. Seja um parceiro da Santa Luzia na reciclagem de EPS e PU.

Assim, ficou claro que os rodameios podem trazer charme e elegância aos ambientes. Por isso, eles são bons elementos de decoração, especialmente se forem fabricados de forma sustentável. Dessa forma, você ainda adota um estilo de vida mais consciente.

Então, que tal entender melhor como funciona esse tipo de acabamento? Conheça os rodameios da Santa Luzia e saiba como eles podem trazer um resultado diferenciado à sua decoração.

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.