PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
decoracao sustentavel scaled e1591792712499 1

Decoração sustentável: responsabilidade que começa em casa!

É possível criar uma decoração sustentável seguindo vários estilos, do contemporâneo ao mais clássico de todos. Não sabe como? Veja em nosso artigo.

Inserir a sustentabilidade no seu endereço residencial nunca foi tão chique e econômico. A ideia de que uma decoração sustentável é rudimentar deu lugar a objetos e acabamentos inovadores de diferentes estilos.

Atualmente, você pode escolher um estilo de decoração industrial ou tradicional e, mesmo assim, utilizar peças decorativas produzidas com resíduos que durariam anos até que fossem decompostos na natureza. E, não pense que estamos focados em projetos manuais com garrafas pet, mas sim, produtos de primeira linha.

Contudo, optar por uma decoração sustentável vai além disso, a beleza e o conforto que ela traz é apenas uma parte de seus benefícios. Pensando nisso, criamos este conteúdo para explicar seus efeitos e, claro, dar algumas dicas interessantes para você colocar em prática no seu projeto. Confira!

O que é sustentabilidade e decoração sustentável?

A sustentabilidade está relacionada à harmonia entre o meio ambiente, a sociedade e a economia local. Ou seja, é muito importante que uma empresa recicle materiais e os reutilize diminuindo os impactos ambientais, mas não é só isso.

É preciso considerar como sua existência impacta na sociedade, economia, no meio ambiente e, a partir disso, criar soluções ou compensações que equilibrem esses três pilares. Integrar cooperativas locais no seu processo produtivo, por exemplo, ajuda a comunidade local e movimenta seu comércio. 

Mas, como levar isso para a decoração? Você deve equilibrar esses três pilares escolhendo produtos sustentáveis, que criem sintonia com o meio ambiente e sejam duráveis, sem a necessidade de serem substituídos regularmente.

Assim, criar um jardim vertical na parede da sua casa, pode criar uma sintonia com o meio ambiente que está a sua volta, diminuir a incidência solar na estrutura que poderia aumentar o consumo de energia com ar condicionado e, com tudo isso, fazer com que os moradores locais, no caso sua família, tenham conforto e economia alinhados.

Decoração sustentável com um jardim vertical com detalhes em branco.
Casa Cor SC 2013 – Balaroti Diamond Bar. Créditos: Arquiteta: Mariana Pesca.

Esse é um exemplo clássico, mas existem outras soluções que podem ser integradas no interior da sua casa ou apartamento.

Como aplicar elementos sustentáveis na sua decoração?

Aqui trazemos algumas dicas para você priorizar a sustentabilidade no seu projeto de decoração, garantindo a redução do impacto ambiental e o consumo exagerado.

Opte por acabamentos e revestimentos de baixo impacto ambiental

Decoração sustentável com painel ripado preto e uma cadeira branca.

Produtos desenvolvidos a partir de resíduos, por exemplo, contribuem para minimizar o impacto ambiental, e ainda fomentam uma cadeia de empregos na área da reciclagem que favorece economias locais e várias famílias.

É 100% sustentável e, além de tudo, com padrões de acabamento e estilos variados. Existem diversas linhas e coleções de peças com decoração sustentável, revestimento, móveis e eletrodomésticos que são desenvolvidos nos princípios da sustentabilidade, como:

  • boiseries são requadros utilizados para criar painéis nas paredes, e são muito utilizados em decorações clássicas. O fator interessante fica por conta do material utilizado, o poliestireno que é reciclado a partir de embalagens de isopor;
  • painéis ripados são ótimos para uma decoração sustentável e podem ser utilizados em diferentes tons, estilos, trazem contraste e volume para os ambientes. Quando são feitos com pinus de reflorestamento, contribuem para que o impacto no meio ambiente seja mais controlado.

Considere a vida útil dos materiais que serão utilizados na reforma ou decoração da sua casa

Além da beleza e estilo, você também precisa considerar a durabilidade dos produtos para que eles não precisem ser rapidamente substituídos, afinal de contas, reduzir a demanda e valorizar o consumo consciente, também é uma forma de influenciar a economia positivamente.

Além disso, alguns produtos acabam agregando beleza e funcionalidade. Utilizar rodapés metálicos oculta as emendas nos cantos externos, e dão mais proteção à pintura ou painel contra os impactos comuns com cadeiras e a própria movimentação das pessoas no ambiente. Ou seja, sua casa permanece bonita por mais tempo.

Restaure e reuse móveis antigos

Restaurar móveis antigos também é uma forma de aumentar o tempo de vida útil desses elementos tão fundamentais para a decoração e, além de tudo, traz mais personalidade para a decoração.

Móveis da família ou de estilos antigos combinados com elementos, traços e texturas modernos, garantem um charme e aconchego para o imóvel.

Aposte no paisagismo e suas soluções inteligentes para o imóvel

O paisagismo também pode trazer soluções inteligentes e sustentáveis para seu imóvel como o jardim vertical, que pode diminuir o consumo de energia da residência, além de deixá-la mais bonita. Outra dica é optar por clarabóias para aproveitar a luz natural e fazer jardins de inverno, trazendo o verde para dentro de casa e ajudar na purificação do ar.

Decoração sustentável com técnicas de paisagismo em um jardim.
Créditos: Arquiteta – Arquiteta: Débora Aguiar.

Percebe que é possível criar uma decoração sustentável sem ter que abrir mão do seu estilo? Basta escolher produtos de empresas que estejam focadas em soluções e produções que valorizam a sustentabilidade em todos os níveis.

Gostou dessa ideia? Então, nos siga no Instagram, Facebook para receber nossas atualizações e acesse nosso Pinterest para se inspirar com soluções sustentáveis de decoração.

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.