PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

Painel ripado de madeira: aliando estilo e versatilidade na decoração

Um painel ripado de madeira pode mudar completamente o estilo da sua decoração e ainda traz benefícios práticos para o dia-a-dia. Saiba mais!
Coleção Multilinha

O painel ripado é a prova mais concreta que a madeira ganhou destaque no design de interiores, sem estar limitada aos pisos e portas. Além de bonitos, eles são versáteis, contribuindo para a distribuição do espaço e da luz no ambiente.

Aliás, por falar em luz, o painel ripado de madeira é o recurso ideal para quem deseja embutir luz de LED nas paredes, para um efeito de profundidade cheio de estilo. 

Quer se inspirar em outras aplicações e saber como esse recurso de design pode mudar completamente a decoração dos ambientes dos seus projetos? Então, essa seleção de informações e dicas de uso é para você! Continue a leitura e entenda como as ripas e filetes de madeira podem fazer a diferença na decoração!

O que é um painel ripado?

Painel ripado de madeira aplicado de forma espaçada e regular em uma sala de espera.
Ripado branco

O painel ripado é uma técnica de marcenaria que consiste, basicamente, na aplicação de ripas de madeira de forma espaçada e regular, criando um efeito uniforme na superfície escolhida.

Eles são ótimas opções para quem deseja trazer um elemento orgânico para a decoração, mas sem exageros. Ainda, o espaçamento entre as ripas e até o tom da madeira permitem mudar o estilo do design.

Assim, elas podem ser aplicadas na superfície de um móvel, nas paredes formando os painéis ou até no teto, que dependendo da iluminação e cor da madeira, pode criar uma sala de jogos, um escritório sofisticado, ou uma sala de criação orgânica e iluminada.

Viu como ele é versátil? Por isso, vamos conhecer mais formas e dicas para aplicar os painéis ripados na sua decoração.

Como aplicar um painel ripado de madeira na sua decoração?

O painel ripado de madeira é muito simples de ser aplicado, mas é preciso fazer um planejamento da obra ou reforma para não ter desperdícios de material ou atrasos, não é mesmo?

Comece, portanto, medindo a área que receberá o painel ripado. Com essas informações é possível fazer o cálculo do material, analisar quais efeitos podem ser aplicados e contratar a mão-de-obra necessária.

Com super adesivos e fita dupla face especial, as ripas de madeira podem ser fixadas de forma resistente no local. 

Para o seu projeto, aqui vão algumas dicas:

  • o espaçamento tradicional entre as ripas de madeira é de três centímetros, mas é possível aumentar o intervalo para aumentar o contraste com a cor da parede;
  • o intervalo entre as ripas de madeira também podem comportar luzes de LED;
  • alternar ripas com tons de madeira diferentes pode criar um efeito interessante;
  • a regularidade não é uma regra, sendo possível criar efeitos com ripas de diferentes tamanhos.
Painel ripado com aplicação de luzes LED entre os espaçamentos.
Coleção Multilinha – Ripado de encaixe, Cumaru

Nesse último caso, porém, é preciso ter uma sintonia que faça a aplicação irregular ser viável, como uma onda que, além do volume natural que as ripas produzem, também traz um movimento agradável aos olhos.

Quais seus principais benefícios?

Os painéis ripados oferecem diversos benefícios para compor diferentes estilos e ambientes. A seguir, confira as vantagens de apostar nesse material.

São fáceis de aplicar

Com fita dupla face Santa Luzia e super adesivos, o tempo de aplicação é consideravelmente menor que outras soluções de revestimento. Além disso, essas opções de fixação também conferem um acabamento mais caprichado, afinal de contas, elas não ficam visíveis como pregos.

Protegem a parede

Eles protegem a parede no dia a dia, diminuindo a necessidade de reparos e pinturas regulares. Uma sala de reunião em um escritório de advocacia, por exemplo, é regularmente visitada, pessoas empurram cadeiras para se sentarem e se movimentarem o tempo todo.

Com a parede revestida com ripas, esse problema acaba, sem contar que sua manutenção e limpeza podem ser feitas com panos úmidos, sem dificuldade.

São sustentáveis

As ripas podem ser fabricadas com Pinus, que é uma madeira de reflorestamento. Ela tem uma cor mais clara, e é possível conservar os nós da madeira para deixá-la com o aspecto ainda mais natural.

Você também pode optar por ripas feitas com poliestireno. Em seu processo de fabricação, o isopor® (EPS) reciclado e os produtos são concebidos em até 12 opções de cores, dos tons amadeirados, passando pelos metalizados e chegando até os tradicionais, preto e branco.

São versáteis

As ripas são extremamente versáteis na decoração e na utilização, levando um aspecto mais natural e rústico ao ambiente. 

Na iluminação, ela pode ser usada como divisória em projetos que priorizam a luminosidade natural. Além disso, o forro e o painel ripado de madeira com fitas de LED conferem modernidade e sofisticação.

Como é feita a limpeza das ripas e filetes de madeira?

É muito comum que as pessoas tenham dúvidas em relação à limpeza e manutenção das ripas e filetes de madeira na decoração. Mas, saiba que não são muito diferentes dos móveis de madeira que já estamos acostumados.

A seguir veja como é simples manter um painel ripado:

  • para remover o pó, é necessário usar um pano seco macio e que não solte fiapos, aspirador de pó ou espanador;
  • caso o material esteja muito sujo, é possível usar um pano levemente úmido com um pouco de detergente neutro;
  • logo em seguida, é preciso passar um pano limpo e seco para remover o excesso de umidade. Isso ajuda a tirar a maior parte das sujeiras, incluindo manchas que podem ser causadas por líquidos ou outras substâncias.

Vale lembrar que é importante evitar movimentos circulares ou esfregar demais o mesmo local, pois esse hábito pode provocar manchas que surgem com a higienização incorreta. Sendo assim, o ideal é passar o pano no sentido das ripas.

Em relação à frequência da limpeza, é indicado que ela seja feita semanalmente para evitar o acúmulo de poeira — que deixa o material fosco. Na sequência, veja o que não se deve fazer ao limpar as ripas e filetes de madeira:

  • aplicar produtos desengordurantes e multiúsos, pois podem danificar o material, deixando amarelado e manchado;
  • utilizar esponjas e buchas que possam riscar e retirar o brilho do painel.

Essas dicas também são importantes para a limpeza do pós-obra. Afinal de contas, de nada adiantará fazer um trabalho incrível se danificar o material em uma higienização inadequada.

Como escolher um painel ripado?

Painel ripado branco aplicado de modo criativo na recepção de uma empresa.
Ripado branco.

Ao conhecer as opções de ripas que podem ser utilizadas no seu projeto, a dúvida entre qual delas escolher pode ocupar sua cabeça. 

O melhor a ser feito é considerar suas características. As ripas de poliestireno, por exemplo, não apodrecem ou mofam, além de serem imunes às pragas e formigas. Com isso, podem ser a melhor opção para ambientes internos.

As ripas e filetes feitos com Pinus tratado, de reflorestamento, são ótimas opções para quem não abre mão da madeira natural. Além de sustentáveis, elas também são duráveis. Nesse caso, não existe melhor ou pior, mas sim o que se encaixa mais adequadamente em seu projeto e necessidade do cliente.
Também é importante escolher produtos de qualidade, a partir de fabricantes especializados, que oferecem opções aos elementos necessários para sua aplicação. Assim, você garante a durabilidade e a beleza do seu projeto.

Crédito da imagem: arquitetas Cléo Linhares, Angélica Paz e Suellen Paul – foto: Lio Simas.

Multilinha Pinus

A coleção Multilinha Pinus da Santa Luzia, garante um ótimo resultado para painéis e forros ripados.

Produzidos com madeira de pinus tratada e proveniente de reflorestamento, as ripas, filetes e ripados de encaixe podem ser usados das mais diversas maneiras na decoração de ambientes internos.

Aplicação

A aplicação das ripas e filetes da Santa Luzia é muito simples e prática, pois é feita por meio de adesivo. Assim, o material pode ser instalado diretamente nas mais diversas superfícies, como: 

  • cerâmica;
  • drywall;
  • gesso acartonado;
  • alvenaria;
  • divisórias;
  • e muito mais.

Dessa maneira, o material confere agilidade na entrega do projeto, menor custo de mão-de-obra e acabamento perfeito.

Decoração

Com a coleção Multilinha Pinus da Santa Luzia, você consegue elaborar e executar projetos incríveis! 

A partir desse material, é possível deixar os ambientes mais elegantes, diferenciados e, até mesmo, funcionais. Veja onde as ripas podem ser aplicadas:

  • cabeceiras de cama;
  • lambris;
  • divisórias;
  • portas ocultas;
  • forros;
  • painéis;
  • rodabancas;
  • colunas;
  • marcenarias.

A madeira é uma grande tendência decorativa, principalmente, porque ela traz o elemento da natureza para dentro do imóvel, deixando-o mais aconchegante. Ainda, combina com os mais diversos estilos de decoração, desde o industrial, passando pelo moderno e minimalista, até os mais clássicos e sofisticados.

Por essa razão, os painéis ripados são uma aposta certeira para revestimento decorativo, já que harmonizam muito bem com qualquer tipo de decoração do seu cliente.

Vale saber que também é possível dar diversos efeitos para o material apenas modificando seu acabamento — como tintas e vernizes —, composição de tamanhos e posições na hora da aplicação, formando desenhos variados.

Com esses conceitos e dicas, você pode criar um painel ripado de madeira para compor diferentes ambientes. O mais interessante é que sua versatilidade não acaba por aí, ou seja, é possível aplicar ripas e filetes de madeira em outros pontos do projeto, dando mais sofisticação ao imóvel e, consequentemente, valorização.

A Santa Luzia oferece uma infinidade de revestimentos e produtos para o acabamento do seu projeto. Aproveite que está por aqui e confira todas as nossas linhas!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.