PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

Acabamento de obra: 7 passos para selecionar materiais de alta qualidade

Sala de estar com decoração em tons de cinza. Na foto há um sofá, mesa de centro de madeira maciça, boiseries nas paredes com quadros e luzes estratégicas, simbolizando o acabamento de obra.
Casa Cor SC – 2013. Balaroti Diamond Bar – Mariana Pesca Arquitetura.

O sucesso de um projeto depende de um bom encadeamento de etapas, e o acabamento de obra tem um papel fundamental no resultado, pois ele determina se o plano foi bem executado. Afinal, eles impactam a primeira impressão dos visitantes do imóvel e, por isso, precisam ser escolhidos com muito cuidado.

Assim como os materiais que fazem parte da estrutura robusta da obra — armação de ferro e tijolos —, os acabamentos devem dar segurança ao projeto. Eles ficam bem aparentes no imóvel e devem proporcionar durabilidade para qualquer ambiente. E claro, além de levar beleza e harmonia ao conjunto.

Neste post, mostraremos 7 dicas para ajudar você a escolher os melhores materiais e fazer um belo acabamento de obra, finalizando projetos e obras com alta qualidade. Confira!

Quais são os principais materiais para acabamento de obra?

No mundo dos materiais de construção, há uma infinidade de opções que podem fazer parte do seu projeto. Portanto, conhecê-los é a primeira etapa para realizar ótimas escolhas dentro do seu conceito de imóvel.

A seguir, confira os principais materiais para acabamento de obra:

Madeira

Crua ou trabalhada com vernizes, ela confere boa durabilidade ao projeto, além de garantir isolamento térmico e acústico. Porém, exige manutenções periódicas para conservar suas melhores qualidades.

Cerâmica

Clássica entre os pisos e azulejos, a cerâmica consegue trazer peças de diferentes formatos, layouts e cores, das expressivas às discretas. A única desvantagem refere-se à não recomendação de uso em áreas externas, banheiros e lajes, pois o material retém umidade — o que pode diminuir a durabilidade do material.

EPS – Poliestireno Expandido Reciclado

O poliestireno expansível é um material inovador para acabamento de obra, sendo feito da reciclagem do isopor. Assim, ele pode ser moldado de diversas formas e transformado em diversos perfis e revestimentos. 

Seus benefícios são diversos, como resistência à umidade e mofo, não apodrecem, imunes às pragas e cupins, sustentável, alta durabilidade, entre outros. Ainda, é um material bem simples de limpar, quando for preciso.

WPC

Essa é a madeira plástica ecológica, usada nos projetos mais modernos para proporcionar beleza, revestir de forma prática e sustentável, pois usam matéria-prima reciclada em sua produção. Seu uso em portas, decks e painéis para TV é comum, levando sofisticação aos ambientes.

Porcelanato

Disponível em muitos formatos, texturas e temas, esse acabamento é um dos mais tradicionais materiais para conferir acabamento de projetos. Ainda apresenta o benefício de não reter água e melhorar o clima dos ambientes. Contudo, seu custo é alto quando comparado a outros materiais para obras.

Pedra natural

Funciona para ambientes e regiões onde o clima é bastante quente e proporciona mais solidez ao projeto. Contudo, se for muito exposta ao sol, pode rachar com o passar dos anos, exigindo a troca das peças e gerando bastante entulho.

Confira os 7 passos para escolher materiais para acabamento de obra, de alta qualidade

Após conhecer alguns dos materiais para acabamento de obra mais utilizados pelo mercado de construção civil, é hora de aprender como escolher o material de alta qualidade. 

Sala com decoração em tons de cinza e bege. Na foto há um sofá cinza com almofadadas também em cinza e azul royal, poltrona em branco e cinza e mesa de centro de madeira. Uma das paredes é cinza e a outra está com o revestimento de ripados, simbolizando o acabamento de obra.
Linha Ripado (Multilinha).

1. Fazer um planejamento detalhado

Conferir as metragens do projeto, certificando-se de que tipo de materiais e paginações podem ser mais práticas para a obra, é uma das primeiras medidas a se fazer.

No planejamento, também analise qual será a logística necessária para as peças, definindo equipes, prazos e tempo de entrega do fornecedor. Além disso, ao escolher os materiais, é fundamental se basear no estilo de decoração desejado para que todo detalhe fique alinhado e harmonizado com o restante do projeto.

2. Alinhar estética e funcionalidade dos materiais

Os revestimentos, tintas, portas, guarnições e outros materiais não devem ser apenas bonitos. Eles precisam facilitar a vida dos moradores ou usuários do imóvel.

Portanto, durante a escolha de materiais para acabamento de obra, analise quanto determinado material entrega de facilidade ao projeto. Imóveis comerciais têm um perfil diferente de residenciais, e isso é determinante para a troca de um material por outro na finalização do projeto.

Por isso, busque sempre produtos que entreguem segurança e funcionalidade para as áreas em que serão instalados. Locais externos e internos exigem diferentes soluções para evitar problemas no curto e longo prazos da obra. Portanto, invista nesses aspectos.

3. Verificar a facilidade de instalação

Entenda como o material que você pretende instalar para finalizar a obra se comporta na hora da aplicação. Peso, medidas, tamanho, materiais e mão de obra especializada fazem parte desse critério.

Dessa maneira, se você tem prazos curtos para entregar as obras, deverá optar por aqueles materiais que apresentam a instalação mais rápida e prática, garantindo a entrega no tempo estipulado. Já se conta com mais lastro para finalizar o projeto, poderá investir em materiais que demandam instalação extremamente cuidadosa.

4. Analisar a procedência ecológica do produto

Esse é um aspecto cada vez mais aparente no mundo dos materiais de construção civil. O motivo dessa crescente preocupação está ligada às novas leis ambientais que estão fazendo com que o setor se adéque às formas sustentáveis de produzir

Outro ponto desse tópico é que os clientes também estão se inteirando sobre a importância dos produtos eco-friendly. Logo, entregar obras que tenham esse aspecto sustentável é uma questão de posicionamento de mercado.

Por isso, confira sempre quais são as origens e processos adotados para produção dos materiais de acabamento. Quanto mais alinhados a métodos sustentáveis, como foco na logística reversa e economia circular, melhor eles atenderão ao mercado moderno.

5. Analisar o histórico da marca

A tradição de uma marca continua como um forte sinal de que a empresa produz materiais de acabamento de obra de alta qualidade. Afinal, apenas o que é considerado de boa procedência consegue sobreviver em um mercado competitivo.

Portanto, para garantir que sua obra tenha o melhor produto, depois de escolher por critérios técnicos, é necessário optar por empresas que tenham histórico positivo.

Isso dará a segurança que sua obra precisa — para caso ocorra algum problema com os materiais — e vantagem de poder acionar a garantia do produto. Dessa forma, o fornecedor avaliará o contratempo e arcará com a reposição ou troca de materiais.

6. Priorizar o custo-benefício

O custo-benefício sempre deve ser revisto quando se busca materiais para conferir o acabamento na obra. Ainda mais se seu projeto constitui imóveis em sequência, como lotes de sobrados, apartamentos e casas.

Para isso, é preciso analisar as necessidades da sua obra e pensar em como os materiais avaliados entregarão vantagens. Existe até mesmo a possibilidade de ter um custo mais alto que outro, porém, optar pela mais apropriada ao seu projeto é fundamental.

7. Pensar nos impactos ambientais do material

Seguindo a linha de escolha por materiais de boa procedência ecológica, eles também devem ter um impacto mínimo no meio ambiente. A exemplo de reduzir entulho, não contaminar áreas verdes e evitar o aquecimento global no planeta.

Quanto menor for o impacto do uso de um material, melhor ele será para a obra, como um todo, e planeta. Reduzindo os riscos de atingir o meio ambiente e a comunidade local.

Conheça os principais produtos da Santa Luzia, para fazer o acabamento da sua obra

Seguindo os melhores protocolos de sustentabilidade industrial, a Santa Luzia conta com diversos produtos eco-friendly, que entregam alta qualidade de acabamento para obras.

A começar pela produção de linhas de revestimentos que se utilizam de resíduos plásticos para a fabricação. Além da vantagem de ser resistente ao mofo, eles são práticos de instalar e sua produção evita toneladas de resíduos de isopor® espalhado pelo planeta.

Ela ainda conta com uma linha dedicada de revestimentos produzidos com madeira Pinus de reflorestamento. São materiais leves, disponibilizados em diversas cores que conferem ótimo acabamento para obras.

Quer saber mais sobre os produtos da Santa Luzia e ver como ela pode garantir melhores acabamentos para sua obra? Então acesse nosso site e conheça toda nossa linha de produtos!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.