PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
1 Santa luzia Amb 031 2021 Rev 001 IMG 001 300dpi RGB WEB 1 1

10 ideias para investir na decoração com madeira de forma sustentável

Decoração com madeira em sala de leitura em casa.

Você pensa em fazer uma decoração com madeira, mas está sem ideias para colocar em prática? Neste post, apresentamos as melhores opções para quem quer investir na sustentabilidade.

Você já pensou em investir na decoração com madeira? Essa é uma das principais tendências do momento, seja pela beleza ou pelo conforto que passa aos moradores.

Existem várias vantagens ao optar por esse material. As principais são:

  • colabora com o isolamento térmico;
  • versatilidade;
  • sustentabilidade;
  • sofisticação.

Todos esses motivos fazem a madeira ser um item muito buscado para decoração. Porém, é preciso criar o ambiente certo e escolher um material sustentável. Assim, você equilibra seus desejos com um estilo que passe realmente o que espera.

Para ajudar nessa empreitada, apresentamos 10 ideias para você investir na decoração com madeira de forma sustentável. Confira.

1. Use WPC e EPS

Para fazer a decoração com madeira de forma sustentável, uma ideia é utilizar os materiais WPC e EPS. O primeiro se refere à madeira plástica, enquanto o segundo é o poliestireno expandido.

Para explicar, é preciso entender o que cada um significa. O WPC utiliza material reciclável para imitar a aparência da madeira natural. Por isso, é sustentável e fica com um aspecto bonito para utilizar na decoração.

Decoração com madeira aplicada em ecodeck.
Ecodeck Imbuia. Arquiteta: Debora Aguiar.

Por sua vez, o EPS é o chamado isopor®. Ele é um plástico celular rígido formado por pérolas de 3 mm de diâmetro que se expandem por meio de processos de extrusão. Assim, o produto final é inerte e não contamina o solo, ar e água.

Decoração com madeira aplicado em salão de cabeleireiro.
503 RP BR + Ripa Curupixa + Filete Cobre

Onde esses materiais podem ser utilizados? Basicamente, desde móveis até o acabamento de obra. Por serem versáteis, esses itens podem ser usados em diferentes elementos. Por exemplo:

Além de serem sustentáveis, esses materiais também são práticos para instalar e apresentam alta durabilidade. A manutenção também é simples, já que é possível evitar diversas pragas, como cupins.

2. Compre produtos feitos de madeira de reflorestamento

Decoração com madeira para quarto de casal.

A chamada madeira de reflorestamento é aquela obtida de árvores plantadas com a finalidade de serem extraídas. Assim, o desmatamento da mata nativa não acontece.

Além dessa característica sustentável, vale a pena usar na decoração devido à qualidade, resistência e beleza. Isso porque as árvores já são plantadas com esse objetivo. Dessa forma, há menos desperdício e mais controle.

Outro fator importante para a decoração é relativo aos veios. Eles formam desenhos diferentes em cada árvore. Com isso, o objeto se torna único.

Descrição da imagem: 515 Rodapé + Painel Ripa Pinus 14×28 – Ripa Pinus 28×28

3. Escolha empresas que optem pelo manejo florestal sustentável

A decoração feita em madeira é linda e se destaca no ambiente. Porém, precisa ter um bom manejo florestal. Caso contrário, impacta o meio ambiente e o futuro dos seres humanos.

Basicamente, o manejo florestal sustentável consiste em técnicas que visam à captação de recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente. Assim, sua renovação é constante.

Ao optar por uma empresa que busca esse objetivo, você traz mais confiabilidade ao seu projeto de decoração e agrega valor a ele. Afinal, assegura beleza e qualidade aliada à sustentabilidade.

Fazendo de cultivo para produção de decoração com madeira da Santa Luzia
Fazenda de cultivo de madeira em Bom Retiro – SC.

A Indústria Santa Luzia conta com mais de 1.400 hectares cultivados e mais de 2.500.000 de árvores plantadas. Assim, você tem garantia do produto que está comprando e consegue reforçar seu ponto de vista favorável ao meio ambiente. Aos poucos, a sustentabilidade faz parte da sua vida.

4. Reaproveite as madeiras

Se você já tem algum móvel em madeira que será desmontado, uma boa alternativa é reaproveitar as tábuas e as ripas. Você pode montar pallets, prateleiras e outros objetos decorativos e mobiliários.

Decoração com madeira em sala de jantar
456 RP BR

O principal cuidado é relativo à presença de cupins e pragas. É importante ter certeza de que eles não existem. Caso contrário, vale a pena usar o WPC e o EPS.

Além disso, observe o local em que as madeiras ficarão. Se for ambiente externo, é interessante trocar por outros materiais mais resistentes, como já indicado neste post.

5. Use o woodpanel

Esse revestimento consiste em uma placa de madeira originária em pinus de reflorestamento. Além de ser usado nos revestimentos Santa Luzia, também pode ser aplicado em outros lugares. Por exemplo, painel de TV e cabeceira de cama.

Mais do que isso, o woodpanel é prático de instalar e pode ser disponibilizado em várias cores. Inclusive, ele é colocado com a fita dupla face para dar ancoragem inicial e o Super Adesivo.

Assim, o ambiente se torna aconchegante, mas também pode ser divertido. Tudo depende do que você deseja.

Se quiser uma decoração com madeira mais rústica, escolha uma placa que tenha essa característica e conte até com os nós da árvore. Caso prefira algo mais moderno, basta selecionar uma placa colorida. Ela está disponível em branco, vermelho, preto, azul, etc.

Descrição da imagem: Woodpanel (Castanho)

6. Invista em móveis em madeira

Uma das principais características dos móveis fabricados nesse material é a resistência. Porém, eles também podem ter estilos diferentes. Alguns são rústicos, outros clássicos e por aí vai.

Qualquer que seja sua opção, os móveis fabricados em madeira combinam com todas as composições, acessórios e cores. Também é possível pintá-los, se assim desejar.

Ainda existem outros motivos para investir em móveis de madeira para sua decoração. Os principais são resistência e durabilidade.

No mercado, é bastante comum encontrar móveis em compensado, MDF e MDP. As diferenças entre eles são as seguintes:

  • compensado: é composto por lâminas de madeira prensadas e coladas. Tem acabamento em fórmica e baixa diversidade de cores;
  • MDF: é formado por fibras de madeira resinadas e prensadas. O resultado é homogêneo. Portanto, não há diferenciação nem características próximas;
  • MDP: é o pior dos materiais, pois é criado a partir de partículas de madeira. Em outras palavras, pó e serragem. Oferece baixa durabilidade.
Decoração com madeira em imóveis

Qualquer uma dessas opções é menos resistente e bonita do que a madeira. Por isso, vale a pena investir nos móveis criados a partir do reflorestamento, que são sustentáveis e têm características únicas.

Dessa forma, você também pode combinar o material com vários estilos. Por exemplo, se desejar um décor industrial, pode misturar com cimento e ferro.

Caso prefira um ambiente mais rústico, cuide da estética e tonalidade. O ideal é que sejam parecidos para garantir um ambiente mais sofisticado e harmônico.

7.  Opte por ecodecks e ecotablados para áreas externas

Decoração com madeira para área de lazer em casa

A decoração com madeira também é uma opção para áreas externas, desde que você utilize o material certo. Ecodeck e ecotablado são duas das alternativas. Fabricados em WPC, eles são reciclados e sustentáveis.

Ainda existem outros motivos para usar o ecodeck e o ecotablado. Eles não soltam farpas, não apodrecem, não mofam, são imunes a pragas e podem ser limpos com água.

Ou seja, são ideais para ambientes externos. Também podem ser utilizados para decoração em ambientes internos e externos, e receber a incidência direta da luz solar e da umidade. Inclusive, são produtos ideais para usar em cidades litorâneas.

Descrição da imagem: Ecodeck Mini

8. Coloque um painel ripado

Você pode montar uma parede diferente na sua sala ou quarto com o uso de um painel ripado. Você pode fazer isso com pinus de reflorestamento tratado em tons claros e com os nós preservados.

Banheiro utilizando decoração com madeira

As ripas de madeira no teto também são um diferencial. Ela cria um projeto distinto e chama atenção para um ponto inesperado.

Assim, você garante um aspecto natural e traz mais aconchego ao lar. Sem contar que deixa o ambiente bem diferente, único e com climatização agradável devido às características da madeira.

9. Use a decoração com madeira para fazer a divisão de ambientes

Os painéis podem ser utilizados como divisórias de ambientes. Eles tornam o ambiente mais rústico e ajudam a compor a decoração feita em madeira.

Você ainda pode combinar com outros objetos em madeira ou em materiais que imitam. Por exemplo, os ecopallets e o painel ripado.

Inclusive, o painel para divisória também pode servir como estante. Mesmo sendo de espessura fina, ele pode ter essa função ocupando toda a parede. Dessa forma, é utilizado para quadros e objetos pequenos.

10. Adote o pinus de reflorestamento de forma criativa

O pinus é a madeira em alta na decoração. É uma tendência que pode ser utilizada para formar estantes, divisórias e acessórios.

Busque sempre empresas que trabalhem com o pinus de reflorestamento. Assim, ele é sustentável e pode ser usado desde a parede até o teto. Dessa forma, você tem espaço para soltar sua criatividade.

Depois de ver todas essas dicas, você já sabe que a decoração com madeira é bonita, pode ser sustentável e utilizada de diferentes formas. Vale a pena apenas ter os cuidados apresentados para garantir que os materiais sejam de qualidade.

É isso que a Santa Luzia faz. Com opções sustentáveis, a empresa trabalha com ecodeck, ecotablado, ecopallet, revestimentos, ripas de pinus, rodapés, guarnições e mais.

Assim, a sua decoração com madeira se torna sustentável, resistente e de qualidade. Tudo a partir de reflorestamento, EPS e WPC.

Então, o que está esperando para conhecer os produtos da Santa Luzia e escolher aqueles que vão criar uma decoração diferenciada para sua casa? Acesse o site e confira as alternativas.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

LEIA

TAMBÉM

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

2150771513

Texturas naturais: a tendência de decoração para 2024

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.