Está em dúvida sobre como escolher painel para TV em seu projeto? Descubra aqui!

Foto de um painel de TV com estilo clássico e decorado com bichos de pelúcia e vasos. Simbolizando como escolher um painel para TV.
Coleção Inova – Vinílico

Escolher um painel para TV está entre suas necessidades para decorar ambientes? Essa é uma aposta muito atual e integra o melhor das novas tecnologias aos materiais e estilos de decoração.

Novos modelos e designs de televisões criaram um mercado de decoração: os painéis de TVs. Servindo como molduras e proteções ao eletroeletrônico, aliam estética e funcionalidade aos ambientes onde são instalados. Portanto, entender quais aspectos ponderar na hora de criar um painel de TV é a chave para levar beleza e conforto ao seu projeto. 

Neste post, entenda o que considerar ao escolher um painel de TV e confira dicas para fazer a melhor escolha e levar elegância, conforto e funcionalidade ao seu projeto. 

Como escolher um painel para TV que fique ideal na decoração?

Analise os tipos de painéis 

Basicamente há dois tipos de painéis para TV que dominam o mercado de decoração: suspenso ou rack. Abaixo, entenda as diferenças entre elas:

Rack

Esse modelo traz uma peça de rack apoiado ao chão, seguido do painel onde a TV deve ser instalada. Gavetas, nichos e a estante acoplada também podem fazer parte desse componente de decoração. Basta aliar as funções de cada perfil com as necessidades do projeto.

Suspenso

Para o tipo suspenso existem diversos modelos, apresentados em peças mais básicas, apenas o painel na parede, ou mais elaborados com nichos e prateleiras, oferecendo espaço para acessórios e decorações.

Estabeleça o tamanho do painel

Na hora de escolher um painel para televisão, é preciso ficar atento ao tamanho da peça. Portanto, sempre considere o tamanho da TV antes de dimensionar o móvel, para evitar problemas estéticos e funcionais.

O ideal é que o eletrodoméstico seja escolhido primeiro, de acordo com a capacidade do ambiente — pensando na distância mínima para assisti-la. Só depois é que o painel deverá ser definido, considerando a margem mínima de 15 cm em cada lado.

Opte pelo melhor material

O MDF e MDP são os materiais mais comuns para a confecção de um painel para TV. Ambos oferecem segurança para apoiar televisores pesados e garantem diferentes acabamentos.

Mas, hoje em dia, opções sustentáveis estão em alta e se provam tão eficazes quanto os materiais mais antigos. Ripas de madeira de reflorestamento e a madeira do tipo Pinus são leves, versáteis e de fácil instalação.

Combine o painel ao restante da decoração

Pensar na decoração como um todo é mandatório em qualquer projeto. Por isso, é fundamental escolher um painel de TV que se alinhe à estética e decoração do projeto, garantindo sofisticação aos espaços.

Nesse sentido, a vantagem dessa peça é que ela pode entrar como uma das últimas escolhas na decoração. Assim, é mais fácil fazer com que ela acompanhe ou contraste com o décor, harmonizando toda a estética do projeto.

Escolha a cor de acordo

Não há limites para a cor do painel para TV, desde que ela siga o objetivo do projeto. Seja ele moderno, rústico, contemporâneo, clássico ou de alto padrão, é preciso optar pelo que melhor se adequa à decoração.

Assim, tanto painéis com tons mais claros como os mais escuros funcionam. Enquanto as primeiras suavizam o ambiente, o outro proporciona mais destaque para a imagem da TV quando ela está ligada.

Considere a iluminação

Se a sua ideia é fazer um projeto de luxo, pode investir em iluminações estratégicas. Spots e fitas de LED, tanto em cor branca como em outras mais coloridas — vermelho, amarelo, laranja — funcionam para diversos ambientes e podem ser instaladas atrás do painel, como um elemento que destaca essa decoração.

Aposte no Woodpanel

Aposte em materiais inovadores para criar ambientes práticos e simples de decorar. A linha Woodpanel da Santa Luzia é um exemplo dessas inovações. Feita de madeira Pinus reflorestada, ela oferece durabilidade, qualidade e beleza na medida ideal, além de ser sustentável.

Essa coleção traz seis cores totalmente inovadoras e atualizadas com os melhores estilos e tendências, garantindo a máxima personalização do projeto:

  • azul;
  • branco;
  • preto;
  • castanho-escuro;
  • castanho;
  • castanho-claro.

Além disso, a Santa Luzia trabalha com a coleção Multilinha de ripas e ripados, fabricados em poliestireno e Pinus reflorestado, que oferecem múltiplas possibilidades para decorar.

Como apresentamos, ao escolher um painel para TV é preciso considerar alguns pontos para optar pela melhor escolha e harmonizar com o restante da decoração. Ainda vale lembrar que a escolha do material é essencial para garantir qualidade e durabilidade do painel de TV, por isso invista em empresas que prezam por essas características, assim como a Santa Luzia.

Quer acompanhar todas as novidades do setor de decoração de interiores, arquitetura e indústria da construção? Assine a newsletter da Santa Luzia e fique por dentro de tudo!

  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Santa Luzia Europa Europa
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
pt_BRPT_BR