Ripas de madeira no teto: 4 dicas para aplicar

Imagem de quarto para simbolizar as ripas de madeira no teto e outros tipos de aplicação.
Coleção Multinhas. 515 RP + Ripa Pinus.

Saber escolher os acabamentos é um dos pontos fundamentais para criar projetos diferenciados. Nesse sentido, aplicar ripas de madeira no teto pode ser uma solução interessante para levar sofisticação e aconchego aos ambientes. Afinal, esse material é um coringa na decoração e ele se adéqua aos diversos estilos e necessidades.

Se você ainda não conhece essa possibilidade e suas vantagens ou tem dúvidas sobre como ela pode ser utilizada em seus projetos, continue a leitura deste post. Nele, você conhecerá tudo sobre essa tendência e verá 4 dicas para utilizá-la. Confira!

As vantagens do uso de ripas de madeira no teto

As ripas de madeira se tornaram uma tendência quando se trata de decoração e acabamento. O motivo para isso são as vantagens que ela proporciona nos projetos, assim, atraindo a atenção do público. 

Abaixo, conheça os principais benefícios de contar com essa técnica:

  • efeito estético — os padrões que podem ser criados com a madeira trazem diferentes efeitos estéticos para o ambiente, se tornando uma verdadeira decoração;
  • durabilidade — as madeiras são conhecidas por sua resistência e durabilidade, assim elas garantem que as manutenções ocorram em prazos mais longos;
  • versatilidade — ela também costuma se adequar aos diversos estilos de decoração, possibilitando a composição de diversos padrões e uso de tons variados de madeira;
  • isolamento térmico — a madeira é um material isolante. Assim, dependendo de como for feita a composição, ela pode ajudar a manter uma temperatura mais agradável no imóvel.

Além dessas vantagens, as ripas de madeira ainda são ótimas aliadas para criar projetos diferenciados, considerando a iluminação e o uso de outros tipos de acabamento em conjunto. 

Por isso, também é essencial entender de que maneiras elas podem ser integradas à decoração para trazer resultados inovadores e satisfatórios.

4 dicas para aplicar ripas de madeira no teto

Sala de estar com ripas de madeira no teto.
SPA Murion – Lia Herrmann e Mateus Spricigo. Foto: Lio Simas.

Se você se interessou pela tendência, é importante saber como é possível aplicar as ripas de madeira no teto. Por isso, listamos 4 dicas valiosas para aplicar esse acabamento em seus projetos. Confira a seguir!

1. Acompanhe a laje com o acabamento

Projetos mais modernos costumam se diferenciar em relação às lajes comuns e retas. Se esse for o caso do seu projeto, a aplicação das ripas de madeira pode seguir o formato — isso permite inovar na decoração e criar designs que se destacam, aproveitando as formas de cada espaço.

A escolha da direção também auxilia na criação de efeitos diversos, aproveitando, até mesmo, as superfícies mais planas. Ou seja, avalie se elas serão utilizadas em linhas horizontais, verticais ou diagonais, pensando na melhor composição para o cômodo.

2. Adote o espaçamento entre as ripas

Outra possibilidade interessante é investir nos espaçamentos entre as madeiras, criando contraste com outro acabamento no teto.

Aqui, é possível utilizar diferentes espaçamentos para obter o efeito esperado. Distâncias maiores costumam trazer um visual mais clean, enquanto ripas próximas dão a impressão de que há mais informações.

Uma das vantagens do painel ripado é que ele traz um visual mais orgânico para o ambiente. Para isso é preciso considerar a cor da madeira, iluminação e outros detalhes decorativos. Outra dica — que vale para qualquer design escolhido — é mesclar ripas de tons diferentes, desde que isso se alinhe ao estilo do restante da decoração.

3. Integre os painéis e a iluminação

Outra dica que pode ser utilizada é fazer um forro ripado com elementos de iluminação em fitas de LED. 

Elas trazem versatilidade na aplicação e podem gerar uma luz indireta, para criar um ambiente mais agradável, sofisticado e moderno. 

Em complemento, é possível investir em várias cores e composições, escolhendo diferentes padrões.

4. Conte com materiais de qualidade

Independentemente do design escolhido, uma dica fundamental é contar com materiais de qualidade. Afinal, eles devem ter boa durabilidade para garantir que a manutenção ocorra em longos períodos e uma boa vida útil à decoração.

Outra dica é contar com materiais sustentáveis, como ripas e ripados provenientes da madeira de reflorestamento

Na Santa Luzia você encontra alternativas de alta qualidade, com foco na sustentabilidade e com uma grande variedade de estilos. Desse modo, é possível encontrar a solução ideal para enriquecer seu projeto e garantir ótimos acabamentos com ripas de madeira no teto.Gostou das nossas dicas? Para garantir a qualidade no serviço, saiba mais sobre a sofisticação das ripas e ripados da Coleção Multilinha Santa Luzia!

  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Santa Luzia Europa Europa
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
pt_BRPT_BR