PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

Ripas de madeira: 5 ideias de aplicação para inspirar-se

Ripas de madeira são versáteis e podem ser utilizadas em diferentes estilos de decoração. Veja em nosso artigo algumas inspirações de uso.

Muitos estilos de decoração utilizam tons amadeirados para dar personalidade aos ambientes, e as ripas de madeira estão entre as melhores soluções para garantir esses efeitos nos projetos de construção e reforma.

As ripas de madeira da Santa Luzia são sustentáveis, fabricadas com pinus de reflorestamento e, garantem um ar de naturalidade já que seus nós são mantidos no processo de manufatura.

Isso garante elegância para os escritórios, modernidade para bancadas de cozinha, e outras aplicações que vão deixar sua decoração mais diferenciada. Quer algumas ideias para se inspirar? Confira agora mesmo. 

1. Use ripas de madeira no teto

Ripas de madeira no teto de um banheiro com uma banheira branca.

Ripas de madeira no teto conferem um elemento rústico para o ambiente. Pode ser combinada com um projeto de iluminação que vai valorizar esse estilo, ou dar destaque a outras peças da decoração para criar um contraponto.

Esse jogo de referências é muito utilizado em projetos com estilo industrial, por exemplo. Nesse caso, tons escuros como de tijolos Urbanbrick grafite, metálicos e objetos de linhas retas são harmonizados com a madeira das ripas.

Também é importante lembrar que as ripas podem alongar visualmente o ambiente, o que pode ser uma estratégia interessante para salas conjugadas e apartamentos compactos.

2. Aplique nas paredes

Ripas de madeira podem ser aplicadas para preencher uma parede inteira, seja interna ou externa, trazendo elegância e uniformidade. Nesse caso, é importante manter um padrão de cores e aplicação, lembrando que a direção em que elas são instaladas podem aumentar ou diminuir a sensação de amplitude do ambiente.

Também podem ser utilizadas para fazer desenhos modernos nas paredes e formarem nichos que usem LED, trazendo elegância, uma solução inteligente e sustentável na iluminação, já que as ripas de reflorestamento e essa opção de lâmpadas provocam menor impacto para o meio ambiente e economias no projeto.

3. Faça divisórias para definir ambientes

Se a ideia é dividir espaços, mas ainda garantir que eles compartilhem a luz natural e sejam semi-integrados, as ripas de madeira podem ser usadas para criar uma parede vazada vertical ou horizontal.

Sala de estar com decoração colorida e espaços divididos com ripas de madeira.
Espaço Mini Apê Cores — Arquiteta: Camila Fleck.

É uma solução que pode ser utilizada para separar a sala de jantar da varanda, por exemplo. Nesse caso, a luz externa pode iluminar os dois ambientes mas, em um almoço formal, a elegância da mesa não será comprometida pela visão externa, que pode ter objetos pessoais da família, piscina do condomínio, janelas dos vizinhos, etc.

As ripas de madeira podem ser aplicadas em portas de correr, criar painéis maciços, receber aplicações de objetos de decoração, e servirem de apoio para jardins verticais. Em todos os casos, vão cumprir o papel de setorizar os ambientes que estão conectados na planta do imóvel.

4. Faça uma cabeceira moderna para a cama

As ripas de madeira também podem ser utilizadas para a criação de uma cabeceira moderna e aconchegante. É possível combiná-las de forma centralizada, formando uma combinação que vai destacar a cama, almofadas e demais acessórios da decoração, por exemplo.

Outra forma de utilizá-las na decoração do quarto é fazer uma composição nas laterais da cama, em sintonia com os móveis pequenos colocados como apoio dos moradores.

O tamanho das ripas de madeira faz com que elas se tornem extremamente versáteis. São facilmente incorporadas em um projeto de iluminação de LED e gesso até o teto, por exemplo. 

5. Use como painel de televisão

A opção de usar as ripas de madeira para criar um painel de televisão, também foge do óbvio, ou seja, traz mais estilo para a sua decoração. Podem ser combinadas com outros materiais, como é o caso dos painéis de acrílico ou vidro, o que vai tornar o ambiente mais moderno.

Cozinha com decoração colorida e uma televisão instalada em um painel feito com ripas de madeira.
Espaço Mini Apê Cores — Arquiteta: Camila Fleck.

As ripas podem ser colocadas em diferentes direções para criar um painel único e servirem de apoio para prateleiras, garantindo uma sala de televisão aconchegante e funcional.

Instalar as ripas de madeira da linha Multilinha Pinus da Santa Luzia é muito simples e poucos acessórios são necessários. Para o projeto, serão utilizados apenas o Super Adesivo e Fita Dupla Face Santa Luzia, além de réguas, medidores e outras ferramentas que o arquiteto precisar para garantir uma aplicação alinhada corretamente. Gostou das ideias e quer montar um projeto para sua casa com revestimentos e outras soluções estilosas e sustentáveis? Então, acesse o site da Santa Luzia e conheça nossas opções para uma decoração de estilo marcante.

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.