PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

Manual prático para transformar a decoração com espelhos

Decoração com espelho em sala de estar.

A decoração com espelhos é um dos coringas nos projetos: eles trazem um toque funcional e costumam valorizar os diferentes ambientes da casa. Por isso, são peças que podem ser usadas para transformar o design e trazer renovação para os espaços, com o benefício de se alinharem aos mais variados estilos decorativos.

Porém, também é comum que surjam dúvidas se vale a pena adotar a estratégia ou como fazer isso sem erros, a fim de garantir uma decoração diferenciada. Isso acontece com você? Então confira este conteúdo. Nele, explicamos os benefícios da decoração com espelhos e listamos as principais dicas para aplicá-la. Vamos lá?

Quais são os benefícios da decoração com espelhos?

Criar um espaço diferenciado ou renovar a decoração nem sempre exige projetos muito complexos. Com o uso de itens e estratégias acertadas, é possível montar uma decoração incrível e, para isso, os espelhos são ótimos aliados. Entenda as vantagens que esses elementos trazem para o design:

Sensação de mais espaço

Decoração com espelhos em corredor de hotel.

Como o espelho reflete o que está em sua frente, ele pode trazer sensação de amplitude do cômodo. Nesse caso, é bastante comum que eles sejam usados como uma parede, duplicando todo o ambiente para aumentar a sensação de espaço na casa — especialmente quando o imóvel tem uma metragem mais limitada.

Ele também costuma ser usado como parte da mobília, como em portas de armários ou no fundo de móveis. Tudo dependerá dos outros elementos de decoração para criar um design harmônico.

Legenda da imagem: Corredor de Hotel (518RP Cinza Glacial + 517GN Cinza Glacial).

Maior luminosidade

Os espelhos refletem a luz, então podem ser utilizados para ajudar a melhorar a iluminação de um ambiente, especialmente em relação à luz natural. Isso também é uma medida de economia e sustentabilidade, que reduz a necessidade do uso de lâmpadas e luminárias. Aqui, basta ter atenção ao posicionamento para que ele reflita a luz da melhor maneira.

Variedade de formatos e tamanhos

Outro benefício é a versatilidade diante dos diferentes tamanhos, formatos e estilos. É possível encontrar espelhos pequenos ou grandes, com formatos comuns ou personalizados, mosaicos, com ou sem moldura, entre outros.

Decoração com espelhos para banheiro.

Ainda, é possível que eles sejam uma peça específica ou componham móveis, por exemplo. Ele pode estar em uma porta, na gaveta ou no fundo de uma prateleira. Assim, não faltam alternativas para incorporar os espelhos na decoração.

Como transformar a decoração com espelhos?

Não basta entender os benefícios que os espelhos podem trazer para o projeto de decoração: é necessário saber como transformar os ambientes com eles. A seguir, trouxemos as principais dicas sobre o tema. Acompanhe!

Alinhe os espelhos ao estilo de decoração

Embora o espelho seja versátil, sua aplicação deve considerar o estilo do espaço para que o resultado tenha harmonia. Em geral, os pontos de maior atenção para isso são as molduras, se for o caso, e o formato da peça. Dependendo das escolhas, o resultado pode ser mais clássico, moderno ou ousado, por exemplo.

Em complemento, considere a finalidade. Em geral, os espelhos sem moldura ajudam a proporcionar mais amplitude e quebrar a monotonia, com ainda mais importância em relação ao que é refletivo. Já os com moldura podem substituir quadros, trazer mais requinte ou destaque para espaços que, antes, não chamavam a atenção.

Considere o reflexo do espelho

Decoração com espelhos no banheiro pessoal.

Você já viu que os espelhos conseguem ampliar os ambientes. Isso acontece porque ele duplica o que tem no cômodo, trazendo sensação de maior espaço. Contudo, isso também vale para as luzes e outros detalhes da decoração. Por exemplo, se existem muitos lustres, lâmpadas e outros pontos de luz, isso pode gerar um excesso de informação.

O mesmo vale em relação a espaços com muitas cores, pois o reflexo ampliará a visualização dos tons coloridos. A dica é sempre conferir o posicionamento para evitar o reflexo direto de itens que possam prejudicar o resultado da decoração.

E não se esqueça de aplicar essa dica para tudo que será refletido, para que a imagem gerada seja agradável e se alinhe ao ambiente. Para não errar, avalie o projeto com atenção e, antes da instalação definitiva, é válido fazer testes. Desse modo, se for necessário fazer ajustes, isso reduzirá os riscos de danificar outros elementos do espaço, como o revestimento da parede.

Legenda da imagem: Chevron Rupestre Frisado + Chevron Rupestre Liso + Filete Ouro.

Crie um ponto focal no ambiente

Banheiro com decoração com espelhos

Os pontos focais são bastante conhecidos quando se fala em iluminação, mas eles também são relevantes quando se usa espelhos na decoração. Nesse caso, a ideia é pensar o que ganhará destaque por meio do reflexo do espelho, que pode evidenciar peças decorativas e outros detalhes dos ambientes.

No entanto, sempre considere a finalidade do uso do espelho para entender se ele é realmente necessário. Por exemplo, nos banheiros, eles são utilizados nas pias para que a pessoa possa se olhar, então o ponto focal pode não ser aplicado. Essa dica também vale para todas as decisões: observe o cômodo específico para um projeto mais alinhado.

Legenda da imagem: Banheiro.

Evite erros comuns na decoração com espelhos

Além das dicas anteriores, vale conhecer alguns erros comuns e que devem ser evitados para conquistar uma decoração harmônica, bonita e alinhada às expectativas dos moradores. Confira os principais:

  • não considerar a proporção do espelho em relação ao espaço, especialmente quando for utilizada uma peça sozinha;
  • deixar de observar o posicionamento para garantir se ele atende à finalidade escolhida, por exemplo, ampliar ou dividir um ambiente;
  • incluir o espelho com outras peças que refletem, gerando uma reflexão infinita entre elas — um espaço maior entre elas pode prevenir o problema;
  • utilizar a peça em ambientes onde ela não é necessária, como em escritórios cujo foco é manter a concentração;
  • incluir espelhos em excesso, o que pode deixar a decoração com muitas informações, sobrecarregando o design;
  • não observar a qualidade dos materiais utilizados ou as práticas para uma aplicação correta.
Decoração com espelhos em parede de banheiro.
Banheiro

Conte com acabamentos de qualidade

Por fim, não se esqueça de ter acabamentos adequados aos espelhos e ao restante do ambiente. Primeiro, garanta que todos os detalhes, como pintura ou revestimentos, móveis e demais objetivos decorativos criam uma composição agradável com o espelho. Ademais, não se esqueça de garantir que os itens sejam de qualidade.

Uma dica é contar com os boiseries e perfis metalizados produzidos pela Santa Luzia. Eles são fabricados com materiais desenvolvidos com foco na sustentabilidade, com alta qualidade e acompanhando as tendências da decoração. Dessa forma, é possível encontrar alternativas com um ótimo custo-benefício para realizar seus projetos.

Decoração com espelhos em lavabo.
Casa Cor SC 2013 – Lavabos de Luxo – Maria Aparecida C. Figueiredo.

Com essas dicas para fazer a decoração com espelhos, é possível desenvolver projetos inovadores para renovar o imóvel. Em todos os casos, conte com bons fornecedores para trazer maior qualidade para o projeto. Não se esqueça de que a qualidade dos materiais e a aplicação correta são fundamentais para conseguir os resultados desejados e mantê-los por mais tempo.

Então, curtiu as nossas dicas? Para complementar a decoração com espelho e conseguir um projeto único, acesse o nosso site e confira os acabamentos da Santa Luzia!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.