PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
Dúvidas de como pintar perfis Santa Luzia

Dúvida na hora de pintar o rodapé ou outros perfis da Indústria Santa Luzia?

Apesar dos esforços constantes da Indústria Santa Luzia com foco em oferecer perfis decorativos em diferentes estilos, formatos e acabamentos, é natural que, dependendo do cenário da obra, seja preciso personalizá-los e pintá-los para adequar o conceito desejado para o ambiente. 

Nesse caso, é preciso ter atenção e cuidado para adquirir o produto correto para pintar os rodapés, guarnições ou outros perfis. Afinal, é o cuidado redobrado que garantirá melhores resultados e evitarão que você precise investir novos recursos para substituí-los.

Para que o processo de pintura dos rodapés e perfis Santa Luzia aconteça sem erros, preparamos um manual completo sobre o assunto. Continue a leitura e aprenda!

Recomendações iniciais

Banner para blog 1536x584 1

Os rodapés e perfis da Santa Luzia são fornecidos pintados com tinta acrílica à base de solvente. Por esse motivo, a sua re-pintura exige atenção a alguns passos para preparar a superfície corretamente. Sem esse cuidado, o resultado pode ser prejudicado, inclusive impedindo que sejam feitos outros reparos.

Os perfis podem ser pintados após a instalação mas esteja atento às recomendações de fábricas. Vale saber que todos os nossos produtos apresentam manuais de instalação. Então não se esqueça de fazer uma leitura atenta para aplicar as melhores práticas ao pintar o rodapé.

Verifique a real necessidade da pintura

Outro passo fundamental é verificar se o ambiente demanda a pintura de perfis antes de comprar e aplicar os rodapés. Isso porque algumas Coleções da Santa Luzia já chegam ao mercado com acabamentos especiais, que dispensam a necessidade pintura. Então verifique as opções para saber se estão de acordo com o seu projeto.

É importante fazer essa verificação antes da compra. Se, por exemplo, você comprar rodapé ou outro perfil que possui o acabamento em Host Stamping ou uma cor especial que não seja branca e depois quiser pintá-lo de outra cor, isso não será possível. Caso nenhuma das cores existentes esteja dentro das intenções para o projeto, o ideal é recorrer a outras opções.

Rodapé marrom santa luzia

Por esse motivo, o portfólio da Santa Luzia conta com perfis feitos a partir de materiais distintos, mas sempre com alta qualidade para garantir um resultado incrível no seu projeto. Dessa forma, é possível escolher o produto mais adequado às suas necessidades.

Atenção ao manuseio

Para um controle e manuseio mais eficiente dos produtos em estoque de determinados lotes, as informações também poderão ser encontradas nas tampas das caixas, atrás dos perfis e no romaneio de embarque. Dessa maneira, é possível garantir o armazenamento correto e a adoção de melhores práticas para preservar os produtos e evitar danos até a sua aplicação. 

Passo a passo para pintar os rodapés e perfis

Após adotar todos os cuidados preliminares, é hora de seguir o passo a passo para pintar o rodapé ou os perfis Santa Luzia. Veja só:

Lixe os perfis ou rodapés

O primeiro passo é lixar as superfícies levemente, com uma lixa fina — de 600 a 900 — ou uma esponja de aço. A ideia é apenas fosquear o brilho que é original do produto, mas sem retirar a tinta que é original de fábrica.

Tenha em mente que, conforme o manual dos produtos, é proibido utilizar lixas grossas ou outros procedimentos de remoção da tinta. Isso porque o processo tende a danificar o produto e comprometer a qualidade da pintura realizada.

Aplique a tinta

O último passo é a aplicação da tinta. Os produtos que podem ser personalizados já possuem um acabamento de fábrica na cor branca, caso queira personalizá-los de outras tonalidades brancas, sugerimos a tinta esmalte a base de água das marcas Sayerlack, Suvinil ou Coral. Nos casos em que a pintura será colorida sugerimos utilizar a tinta esmalte a base de solvente e nesse caso não necessita lixar o produto antes.

Para rodapés de poliestireno, o ideal é o esmalte com acabamento PU. Ele deve ser diluído antes da aplicação, exigindo atenção às proporções. O excesso de diluente pode agredir o perfil, gerando o aparecimento de bolhas. Para evitar erros, você pode testar a proporção ideal em uma rebarba do acabamento. 

Também é importante aplicar camadas finas de tinta, para não escorrer pela superfície, e considerar as informações do fabricante da tinta, para garantir adequação ao material do perfil.

Como usar rodapés coloridos na decoração?

Rodapé santa luzia

Ao pensar na pintura do rodapé, é possível considerar um estilo mais colorido, sem se limitar às cores mais tradicionais, como branco, preto e tons neutros. Essa é uma prática que pode ficar incrível em ambientes maiores, desde que seja feita de modo a não sobrecarregar o cômodo com excesso de cores.

Para não errar, algumas técnicas comuns são:

  • acompanhar a cor da guarnição da porta: isso traz mais padronização para o ambiente e evita o excesso de cores (ainda que a guarnição possa ter um tom mais neutro);

 

guarnição e rodapé santa luzia

 

  • harmonizar com a cor da parede: como o rodapé fica logo abaixo da parede, ele pode ter a mesma cor ou algum tom que combine. O uso do círculo cromático pode ajudar a identificar melhores combinações;

 

rodapé verde combinando com a parede

 

  • acompanhar a cor do piso: em vez da parede, o foco do rodapé pode ser a cor do piso, evitando o excesso de informação, a depender do padrão e estilo de acabamento do chão;
  • destacar o rodapé no ambiente: a depender do estilo dos proprietários, o rodapé pode ser escolhido em uma cor diferente dos outros acabamentos próximos, visando trazer mais destaque;

 

rodapé santa luzia cinza, destacando a parede

 

  • utilizar como rodateto: o rodapé colorido também pode ser aplicado como rodateto, na divisão entre a parede e o teto. Essa é uma forma de inovar na aplicação e trazer mais tons coloridos para a decoração;
  • formar um painel ripado na parede: o painel ripado junta diversos perfis e pode dar mais destaque para uma das paredes ou funcionar como divisória, permitindo o uso de diferentes cores e padrões.

Pronto! Agora que você já sabe como pintar o rodapé Santa Luzia e demais perfis, pode garantir ainda mais personalização no seu projeto. O segredo é sempre observar as informações dos manuais que acompanham os nossos produtos e conferir as dicas de aplicação do fabricante das tintas e demais produtos aplicados aos perfis.

Ainda tem dúvidas sobre esse processo ou quer conhecer mais sobre os nossos produtos? Então entre em contato com a Santa Luzia!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.