PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

Veja aqui como combinar rodapé com guarnição

Rodapé com guarnição em parede rosa.
Casa Cor Paraná – Arquiteta: Viviane Busch.

Em um projeto de decoração, a atenção a todos os detalhes é imprescindível para que ele seja bem executado. Nesse quesito, o rodapé com guarnição ganha destaque.

Antigamente, esses elementos apenas faziam parte da fase de acabamento da obra, mas hoje, se tornaram fundamentais para a boa estética do ambiente. Inclusive, podendo ser itens de destaque na decoração.

Porém, é comum que surjam dúvidas na hora de compor esses elementos em um ambiente. Por isso, a Santa Luzia preparou um conteúdo com dicas valiosas que te ajudarão nessa tarefa. Continue a leitura e confira!

O que é o rodapé com uma guarnição?

O rodapé com guarnição, conhecida também como vista de porta, compõe toda a estrutura que fica em volta das portas e nas partes inferiores das paredes. Na realidade, são dois elementos separados, mas que costumam ter as mesmas cores e estilo para harmonizar os ambientes.

Rodapé com guarnição branca
Rodapé e Guarnição brancas.

Isoladamente, os rodapés são as partes que ficam na junção do piso com a parede, dando proteção e acabamento para esses locais. Assim, eles podem ser de cerâmica, mármore, madeira e poliestireno.

Por sua vez, a guarnição é a moldura que fica ao redor da porta, também conhecida como caixilho. Ela esconde a união entre o batente e a parede, cumprindo, também, a função estética de acabamento.

Quando unidas, essas partes tornam o ambiente mais elegante e sofisticado. Apesar de, muitas vezes, passarem despercebidos, eles fazem a diferença.

Como combinar esses elementos na decoração?

Para um ambiente mais elegante, é preciso garantir que a combinação dos rodapés com guarnição faça sentido. 

Tradicionalmente, esses elementos tinham a mesma cor do piso. Mas, com o tempo, foi possível perceber que eles tinham muito mais a oferecer. Além de darem acabamento e proteção a outros materiais, também podem trazer um resultado moderno e sofisticado aos ambientes.

Mas como combiná-los de maneira que fiquem harmônicos com toda a decoração? A seguir, veja algumas dicas para compor uma decoração alinhada à sua personalidade e que utilize o potencial dos rodapés e da guarnição.

Escolha uma paleta de cores

Rodapé com guarnição em portal preto.

As cores usadas podem ser variadas. Tudo depende do projeto de decoração implementado e do restante do cômodo. Assim, você evita criar uma composição desarmônica.

Por exemplo, se você busca um ambiente uniforme e minimalista, é indicado escolher rodapés, guarnições e revestimentos da mesma tonalidade. Inclusive, elas podem ser claras — nesse caso, ficam bem adequadas.

Por outro lado, caso sua decoração tenha um design mais rústico, invista na madeira plástica que, além de ser ecológica, pode ser utilizada em ambientes úmidos.

De toda forma, saiba que a cor do rodapé também pode ser diferente das guarnições de porta. No entanto, elas devem ser semelhantes e combinar com o estilo de decoração do ambiente.

Legenda da imagem: Arquiteta Carolina Lopes e Richard Gohn. Foto: Lio Simas.

Analise os tamanhos

Rodapé com guarnição em quarto.

Colocar rodapés e guarnições de tamanhos errados para o cômodo causa bastante desarmonia. 

Por isso, sempre considere a metragem do ambiente para evitar que fique desproporcional.

De modo geral, a guarnição define a medida do rodapé. Isso porque ela costuma ter um tamanho mais padrão. 

Enquanto isso, os rodapés variam bastante e seu tamanho médio costuma se encaixar no padrão dos caixilhos. Ainda assim, é possível variar para criar outra decoração.

Legenda da imagem: Campinas Decor – Arquiteta Celina Zapellini. Foto: Miro Martins.

Use cantoneiras

Rodapé com guarnição em cantoneiras.

As cantoneiras são acessórios que servem para ocultar e arrematar os cantos de paredes e divisórias, dando um visual mais elegante para a decoração.

Por ter uma forma de “L”, ela protege as quinas de paredes e portas da quebra e do desgaste do dia a dia, dando maior durabilidade aos rodapés com guarnição e proporcionando um melhor acabamento entre os ambientes.

Assim, além de garantir a proteção de rodapés e guarnições, também deixam os acabamentos mais sofisticados.

Legenda da imagem: Casa Cor SP 2012. Foto: Mariana Medeiros Milanezi.

Escolha o material

No mercado, você poderá encontrar o rodapé com guarnição em diversos materiais, como porcelanato, mármore, cerâmica, madeira, alumínio, poliestireno, etc.

Portanto, para escolher o ideal ao seu projeto, considere o estilo de decoração buscado. Você pode, por exemplo, usar uma guarnição branca de 10 centímetros com um rodapé branco de 15 centímetros.

Sala de estar com rodapé com guarnição.
Arquiteto: Marcelo Brito e Pedro Polaris.

Quais são os diferenciais do rodapé com guarnição da Santa Luzia?

A Santa Luzia é especialista em design de perfis e revestimentos sustentáveis

Com pesquisas e desenvolvimentos constantes, ela domina a tecnologia da reciclagem de isopor (EPS) e, assim, oferece uma variedade de produtos de alta qualidade, duráveis, sofisticados, resistentes e sustentáveis.

Os rodapés e guarnições também são fabricados desse material. Por isso, eles podem ser aplicados em várias superfícies, por exemplo:

  • drywall;
  • paredes de gesso;
  • alvenaria;
  • laminados.

Assim, você tem uma decoração elegante, sustentável e eficiente para suas necessidades, e o resultado é um rodapé com guarnição harmonizado à sua decoração.

Rodapé com guarnição na decoração.
Casa Cor 2015 – Arquitetos: Leonardo e Letícia.

Gostou dessas dicas e quer receber mais sugestões? Então, assine a newsletter da Santa Luzia e receba todas as novidades no seu e-mail.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

LEIA

TAMBÉM

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

2150771513

Texturas naturais: a tendência de decoração para 2024

ACOMPANHE-NOS

NAS REDES SOCIAIS

Fique por dentro das novidades da Santa Luzia através das nossas redes sociais. @santa.luzia

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.