PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
465 rm e 444 rp 2

O bê-á-bá dos rodapés da Santa Luzia

Com os rodapés Santa Luzia em mãos, é comum que algumas questões surjam no manuseio e aplicação dos produtos. Não há nada de errado nisso — ter dúvidas é absolutamente normal, e solucioná-las é sempre o melhor caminho para garantir um acabamento perfeito nos ambientes.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre os rodapés Santa Luzia. Continue a leitura e entenda quais são os pontos de atenção na instalação de rodapés!

Defina o prestador de serviço

Antes de mais nada, é importante frisar que a Santa Luzia não trabalha ou oferece serviços de instalação dos produtos. Ou seja, a escolha do profissional instalador é feita pelo próprio consumidor.

Para garantir melhores resultados, além de evitar desperdícios de materiais e outros problemas, vale pesquisar os profissionais do mercado. Busque indicações com conhecidos e avalie a experiência do instalador para tomar melhores decisões.

Atente-se ao corte dos rodapés

Após definir o prestador de serviço, fique atento ao corte dos rodapés. A melhor opção é a utilização de serra elétrica meia esquadria de 10 ou 12 polegadas “telescópica”. Esse modelo consegue cortar rodapé entre a largura de 3 cm até 25 cm.

Apesar de compatíveis com lâminas de menor número de dentes, recomendamos utilizar a de 96 dentes (a mesma usada para cortar madeira). Para evitar o derretimento dos rodapés ao cortá-los, lembre-se que o corte não pode ser executado muito lentamente e que a serra deve estar devidamente afiada.

Isso porque a serra se aquece com o atrito entre a serra e o rodapé, que consequentemente derreterá o local que foi cortado. Portanto, o cuidado é essencial para evitar danos que podem prejudicar o resultado da aplicação.

Tenha cuidado com a pintura

Assim como o corte, a pintura é um ponto muito importante e sensível nos rodapés. Algumas linhas da Santa Luzia chegam ao mercado com acabamentos que dispensam a pintura, como a Black e Natural.

As coleções que possuem pintura em seu acabamento na cor branca — como a Inova, Reforma, Clássica e a Moderna — são produtos acabados que podem ser pintados. Além disso, os rodapés, rodatetos, guarnições e rodameios acabados em branco não precisam ser lixados no caso de personalização com tintas à base de solvente.

Ao preferir usar tintas à base de água, sugere-se uma leve lixada (Lixa 800) previamente para fosquear somente o brilho dos produtos, promovendo melhor aderência entre o produto e tinta a base de água.

Recomendamos o uso das tintas à base de solvente, como PU, esmalte, acrílica, automotiva e primer. Isso vai garantir maior resistência e durabilidade à superfície dos produtos. Porém, se você ainda preferir as tintas à base de água, sugerimos o uso da tinta esmalte acetinado das marcas Sayerlack ou Suvinil para melhor desempenho.

Entenda como funciona a instalação

A instalação recomendada para rodapés, rodatetos, rodameios e guarnições é a fixação com Cola ou Super Adesivo Santa Luzia. Ainda, as Buchas “T” a cada 40 cm ou fita de dupla face Santa Luzia ajudam a fixar as peças até que a cola seque totalmente.

Na prática, a cola deve ser distribuída em duas linhas paralelas do início ao fim da barra, contemplando a parte superior e inferior da barra. Abaixo, confira um vídeo completo sobre a instalação.

YouTube

By loading the video, you agree to YouTube’s privacy policy.
Learn more

Load video

Faça o acabamento das emendas

Para o acabamento das emendas, recomendamos o uso da Massa Premium Santa Luzia. Caso não tenha disponível na revenda onde você adquiriu os rodapés, sugerimos silicone branco à base de água ou massa acrílica, do tipo “tapa tudo” da marca Renner ou “tapa furo” da marca Resicolor.

Para um acabamento ainda mais delicado, oferecemos também terminais de centro, de topo, canto externo e interno para ocultar cortes e emendas. Saiba mais sobre os Terminais de Emendas.

Conheça as vantagens técnicas dos rodapés da Santa Luzia

As vantagens técnicas de se utilizar os rodapés da Santa Luzia são muitas. A limpeza, por exemplo, é bastante simples com o uso de pano úmido e detergente neutro. A matéria-prima é fabricada a partir de resíduos recicláveis como o Isopor (EPS) e o Plástico (PS).

O produto é resistente à corrosão e imune às pragas, vantagem considerável sobre os modelos de madeira ou MDF. Sua durabilidade ultrapassa os 100 anos.

Confira os principais modelos de rodapés Santa Luzia

A Santa Luzia está sempre trazendo novidades em acabamentos. A seguir, veja os principais modelos de rodapés:

Rodapés Black

rodapé black Santa Luzia

Esses modelos são vendidos apenas na cor preta, feitos com poliestireno e podendo ser combinados com outros produtos da coleção Black, com guarnições, rodameios e outros. Eles são entregues em barras de 2,40 metros de comprimento, podendo ter as seguintes alturas e modelos:

  • Rodapé 3451: tem 70mm de altura e acabamento liso;
  • Rodapé 3457: modelo com 100mm de altura e com friso;
  • Rodapé 3466: peça lisa com 30mm de altura;
  • Rodapé 3480: tem 150mm de altura e friso no acabamento;
  • Rodapé 3496: modelo liso com 150mm de altura;
  • Rodapé 3547: conta com 100mm de altura e acabamento liso.

Rodapé Clássico

Rodapé Santa Luzia
Rodapé Santa Luzia

Modelo mais trabalhado, com linhas e frisos, ele é vendido em barras de 2,40 metros e na cor branca. O principal modelo é o Rodapé 444, com 96mm de altura e 20mm de espessura.

Rodapé LEV

Rodapé Santa Luzia

Com vários modelos, os rodapés LEV são produzidos na cor branca em barras de 2,40 metros e 8 mm de espessura. Veja as opções de alturas e detalhes nas peças:

  • Rodapé LEV51: modelo liso com 50mm de altura;
  • Rodapé LEV52: também com 50mm de altura, tem como diferencial o acabamento com friso;
  • Rodapé LEV71: liso e com 70mm de altura;
  • Rodapé LEV72: também com 70mm, ele tem friso;
  • Rodapé LEV101: modelo mais alto, com 100mm e acabamento liso;
  • Rodapé LEV102: versão de 100mm com friso;
  • Rodapé LEV151: alternativa mais alta, com 150mm e superfície lisa;
  • Rodapé LEV152: também com 150mm, mas na versão com friso.

Rodapé Pop Decor

Rodapé cinza Santa Luzia

Esses rodapés trabalham as nuances do cinza, com uma paleta neutra para se adequar a diferentes ambientes. As barras de 2,40 metros e 13 mm de espessura, é possível recorrer aos seguintes modelos:

  • Rodapé 496: nas cores cinza glacial e titanium, ele é liso e conta com 150mm de altura;
  • Rodapé 480: modelo semelhante ao anterior, mas apresenta frisos no acabamento;
  • Rodapé 457: vendido também nas cores cinza glacial e titanium, esse rodapé apresenta frisos e tem 100mm de altura;
  • Rodapé 454: semelhante ao anterior, o diferencial é o acabamento liso;
  • Rodapé 451: essa é a versão com 70mm de altura, vendida em cinza glacial e titanium e superfície lisa;
  • Rodapé 546: aqui, a peça tem 70mm de altura, mas apresenta friso no acabamento;
  • Rodapé 664: com friso e 70 mm de altura, essa é uma opção na cor fendi;
  • Rodapé 660: igual a peça anterior, a diferença é a altura — são 100mm;
  • Rodapé 659: também no fendi e com friso, esse modelo tem 150mm de altura.

Rodapé Natural

Rodapé Natural Santa Luzia

Quem deseja alternativas de poliestireno, mas que sejam semelhantes à madeira, pode contar com esses rodapés. Nesse caso, os rodapés 446 contam com 70cm de altura e acabamento liso, podendo ser encontrados nas seguintes cores:

  • ártico;
  • carvalho;
  • freijó;
  • castanho escuro;
  • imbuia.

Ainda, existem vários outros modelos, inclusive opções desenvolvidas para atender melhor às necessidades de construtoras e incorporadoras que buscam o selo verde em suas edificações. Contamos com um catálogo completo de produtos.

Veja as perguntas mais frequentes que os clientes fazem para nós:

A Santa Luzia possui instaladores empregados, credenciados ou autorizados?

Não. A Santa Luzia não dispõe de instaladores empregados, credenciados ou autorizados. A escolha do profissional é feita pelo próprio consumidor.

O instalador disse ser autorizado/credenciado pela Santa Luzia. Essa informação procede? 

A Santa Luzia não possui instalador empregado, credenciado e/ou autorizado.

Qual serra é indicada para cortar os rodapés Santa Luzia?

A melhor opção é a serra meia esquadria de 12 polegadas elétrica. Com ela é possível cortar todos os nossos rodapés entre as larguras de 3 cm até 20 cm.

Ao cortar os rodapés estão derretendo. Por quê?

Isso pode ter acontecido por duas razões: ou porque o corte foi executado muito lentamente ou porque a serra não estava devidamente afiada. 

Nossos rodapés devem ser cortados rapidamente e com precisão. O tempo de atrito da lâmina com o produto deve ser o menor possível e a serra deve estar bem afiada.

Qual é a lâmina ideal para cortar o rodapé?

Indicamos a mesma lâmina utilizada para cortar madeira, com 96 dentes, que permite maior durabilidade da afiação. Lâminas com número menor de dentes também podem ser utilizadas.

Posso utilizar serra manual como makita ou serrote?

Não recomendamos o uso de makita ou serrote. Isso porque nossos rodapés devem ser cortados com rapidez. Recomendamos o uso de uma máquina com base fixa, que permite mais assertividade e velocidade – portanto, capaz de garantir melhor acabamento e segurança.

Preciso pintar o rodapé?

Antes de optar por pintar, verifique qual é a coleção do rodapé que você adquiriu. Consulte o fabricante do produto. Algumas coleções de rodapés Santa Luzia chegam ao mercado com acabamentos especiais em Hot Stamping ou cores especiais diferentes do branco. É o caso das linhas Black, Aluminium, Reserva, Natural, Oxi, Colors e Inova Uber, que não devem ser pintadas.

Já os rodapés das demais linhas, como a Inova, Reforma, Clássica e a Moderna pintadas na cor branca, são produtos acabados que podem ser pintados. Se preferir deixar os rodapés com o acabamento de fábrica, não tem problema.

Os rodapés brancos da Santa Luzia precisam ser lixados antes de pintar?

Depende! Os rodapés, rodatetos, guarnições e rodameios acabados não precisam ser lixados caso o cliente queira personalizá-lo com tinta à base de solvente. Porém, se preferir tinta à base de água, recomendamos uma pré-lixada (Lixa 800) para fosquear o brilho do produto.

Quais são as tintas sugeridas para aplicar nos rodapés e guarnições?

Recomendamos o uso das tintas à base de solvente, pois tem maior resistência e durabilidade na superfície dos produtos, como, por exemplo, as tintas PU, Esmalte, Acrílica, Automotiva e Primer.

Porém, o produto aceita tinta esmalte à base de água. Como sugestão de desempenho, recomendamos as tintas esmalte acetinado á base de água das marcas Sayerlack ou Suvinil.

Como devo fazer a limpeza?

A limpeza deve ser feita com pano úmido e detergente neutro.

Meu instalador deixou excesso de Super Adesivo ou Cola Santa Luzia e não retirou na hora. O produto secou. O que posso fazer?

O ideal é fazer a limpeza logo após a aplicação. Se isso não for feito, você pode tentar eliminar os excessos com uma lixa d’água, com cuidado para não danificar a pintura de fundo do rodapé.

Qual massa pode ser utilizada para fazer o acabamento nas emendas?

Além da Massa Premium e Calafetador Santa Luzia, você pode utilizar silicone branco à base de água, massa acrílica tipo tapa tudo da Renner e tapa furo da Resicolor. Se utilizar silicone branco à base de água, é preciso pintar a calafetação junto com os rodapés para evitar amarelamento.

Meu rodapé está trincando nas emendas. O que pode estar ocorrendo?

Fatores climáticos, em especial mudanças de temperatura, podem causar dilatação ou retração dos rodapés. Outro fator pode ser o conjunto da obra, que pode sofrer movimentações ao longo do tempo. Caso isso ocorra, a solução seria fazer novamente a calafetação (“emassar”).

Qual o método recomendado para a instalação dos rodapés, rodatetos, rodameios e guarnições Santa Luzia?

Recomendamos a instalação com o Super Adesivo ou a Cola Santa Luzia e buchas “T” a cada 40 cm. São necessárias duas linhas de cola do início até ao final da barra, uma na parte superior e outra na parte inferior da barra. Caso prefira, as buchas podem ser substituídas por fita dupla face Santa Luzia para ajudar na ancoragem inicial.

Posso utilizar outros tipos de instalação?

A recomendação da fábrica é que o processo seja feito conforme o manual de instalação do fabricante. Porém, os nossos produtos aceitam aplicação de pinadeira, prego, cola, silicone 100% puro, cola de contato, parafuso, entre outros elementos de fixação. Consultes os termos de garantia Santa Luzia antes de instalar seu produto fora das recomendações de fábrica.

Qual a cola recomendada para a instalação?

Indicamos a cola Santa Luzia ou Cola Super Adesiva Santa Luzia. Caso não ache em sua cidade, sugerimos PL500, PL600 e silicone 100% puro. Algumas dessas colas são à base d’água e não podem ser utilizadas em vidros, superfícies úmidas, revestimentos de cerâmica ou paredes que não absorvam água.

O rodapé pode ser instalado somente com a bucha T ou a fita dupla face Santa Luzia?

Não. A função da bucha e da fita dupla face é fixar o rodapé até que a cola seque totalmente. Com o tempo, o rodapé sem Cola ou Super Adesivo Santa Luzia pode soltar da parede.

Pode ser instalado somente com a cola Santa Luzia ou cola Super Adesivo Santa Luzia?

Sim. Desde que na parede não existam imperfeições, bem como irregularidades que possam causar o descolamento do perfil antes e após a cura da cola. Se não for utilizada a bucha de fixação, recomenda-se o uso de algum anteparo para pressionar o perfil durante a secagem da cola Santa Luzia. Sugestão a fita dupla face Santa Luzia.

Quando posso utilizar sócalo e roseta?

Sócalos e rosetas são mais utilizados quando o rodapé é maior que a guarnição, ou quando os perfis utilizados são de espessuras diferentes. Mas não há uma regra para isso.

Qual o procedimento recomendado para instalações em paredes do tipo drywall e gesso acartonado?

Em paredes de gesso acartonado e drywall é recomendada a utilização de fita dupla face (Santa Luzia) e cola Super Adesiva Santa Luzia. Nesses casos não se aplicam as buchas “T”.

Qual o procedimento recomendado para instalações em paredes do tipo laminado e vidro?

Em parede de laminado ou vidro é recomendada a utilização de fita dupla face (Santa Luzia) e o Super Adesivo Santa Luzia. Não se aplicam as buchas “T”.

Pronto! Agora que você conferiu este guia completo sobre rodapés Santa Luzia, pode ter mais segurança na aplicação desse acabamento. Para ter melhores resultados, siga as nossas dicas e boas práticas durante o processo, ampliando a sua satisfação com os nossos produtos.

Este post esclareceu o assunto? Caso ainda tenha dúvida, entre em contato conosco e esclareça!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.