Quer saber como cortar rodapé de poliestireno? Descubra aqui!

Poltrona encostada em uma parede com rodapé na cor branca, demonstrando como cortar rodapé de poliestireno para deixar esse acabamento ideal ao projeto.
Casa Cor 2012, SP – Live and work studio. MW Arquitetura, fotografia: Mari Milanezi.

Diferente do que muitos pensam, o rodapé não é só um simples acabamento. Esse detalhe faz toda diferença no ambiente e, ao ser devidamente instalado, pode transformar a decoração da sua casa ou apartamento. No entanto, saber como cortar esse perfil de poliestireno é uma das etapas mais importantes no momento da instalação.

Afinal, para que o acabamento do chão e parede fique perfeito, é preciso que os cortes sejam feitos corretamente.

Pensando nisso, criamos um conteúdo para ajudá-lo nessa função. Continue a leitura e descubra como cortar rodapé de poliestireno!

Como cortar rodapé de poliestireno com as ferramentas certas

Para você ter segurança ao cortar o rodapé de poliestireno ou qualquer outro perfil desse material, é fundamental utilizar os equipamentos de proteção, como óculos, luvas e botas.

Além disso, vale lembrar que existem diversas opções de ferramentas para cortar esse acabamento, sem que danos sejam causados ao material. Muitas delas são fáceis de encontrar, como serras simples, estiletes e facas. Porém, para garantir o melhor acabamento e evitar falhas, os equipamentos mais indicados para cortar os perfis são serras manuais ou elétricas.

O uso de serrotes não é recomendado, pois, os perfis devem ser cortados com rapidez e precisão. Assim, é mais indicado escolher uma máquina com base fixa, que permita exatidão e velocidade no momento do corte, assegurando melhor acabamento e segurança.

Ao utilizar serra meia esquadria manual ou elétrica, os cortes em ângulos será mais fácil, rápido e seguro. Abaixo, veja as ferramentas necessárias para cortar o rodapé de poliestireno:

  • lápis;
  • régua ou trena;
  • rodapés;
  • serra meia esquadria manual ou elétrica (10 ou 12 polegadas), telescópica de 96 dentes.

A serra elétrica meia esquadria telescópica é a melhor opção para cortar rodapé de poliestireno, pois é capaz de cortar as peças entre larguras de 3 cm até 25 cm. 

Ao manusear a ferramenta, o corte deve ser preciso e rápido. Para isso, lâminas de 96 dentes são as mais recomendadas, pois permitem maior velocidade no processo. Isso porque, ao cortar lentamente, a serra pode causar o derretimento dos rodapés. 

Outro detalhe que deve ser considerado, refere-se à afiação da serra. O atrito excessivo com o rodapé, pode causar o aquecimento da serra, contribuindo também para o derretimento do acabamento.

Passo a passo de como cortar rodapé de poliestireno

Os rodapés de poliestireno da Santa Luzia são feitos com material reciclado (EPS). Dessa forma, a aplicação pode ser realizada em diferentes superfícies, como alvenaria, paredes de gesso, drywall, laminados ou vidro.

Contudo, para que a instalação seja realizada com sucesso, as peças de rodapés devem ser cortadas perfeitamente, de acordo com as medidas das barras que ficarão na parede. Veja como isso deve ser feito:

  1. limpe a parede que vai instalar o rodapé e, se necessário, retire a peça antiga do local;
  2. deixe a área seca, livre de poeiras e resíduos;
  3. prepare a barra do rodapé para encaixar nas quinas do cômodo;
  4. marque o local para realizar o corte;
  5. apoie o rodapé em uma superfície e deixe a parte que será cortada para fora;
  6. mantenha a face do perfil do rodapé voltada para cima e realize o corte de forma rápida e precisa no local marcado;
  7. com a serra manual ou elétrica na horizontal, faça movimentos rápidos de corte em 45 graus na lateral da barra que deverá ficar na quina da parede;
  8. lembre-se de não aplicar força durante o corte para evitar que pequenos danos aconteçam;
  9. com a peça cortada, verifique se os ângulos estão corretos e, após acertá-los, realize a fixação aplicando o Super Adesivo e fita dupla face Santa Luzia.

Além de saber como cortar o rodapé de poliestireno, é importante analisar a ficha técnica do material antes de iniciar a etapa de instalação. Ainda, vale a pena conferir o vídeo que preparamos para ajudar na hora da aplicação.

Na leitura de hoje você pôde aprender como cortar rodapé de poliestireno da Santa Luzia e garantir que sua instalação fique perfeita. Lembre-se de realizar os passos acima com tranquilidade e segurança para garantir o melhor efeito em sua residência.

Gostou desse artigo e quer saber mais sobre as instalações de perfis de poliestireno? Então, veja nosso artigo sobre como escolher a melhor forma de instalar os perfis de poliestireno!

  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Santa Luzia Europa Europa
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
pt_BRPT_BR