Diante da rotina estressante do dia a dia, nosso lar se torna o principal refúgio em nossas vidas. Por isso, ter um ambiente apropriado para descansar e criar uma decoração zen é uma das formas de tornar sua casa ainda mais convidativa e acolhedora.
Com o uso correto de alguns elementos, o ambiente se torna ideal para repousar, ler, meditar e, principalmente, relaxar. Por esse motivo, separamos 5 dicas fundamentais para você criar um estilo de decoração zen e transformar um espaço da sua casa em um lugar de distração e refúgio. Confira!
Como é possível criar um ambiente aconchegante em casa
Baseada na filosofia oriental, a decoração zen busca alcançar equilíbrio e harmonia na decoração de ambientes. Assim, seu objetivo é transmitir tranquilidade e paz aos moradores, além de estar ligada à meditação e relaxamento, proporcionando bem-estar.
Com aspectos que refletem na energia do espaço, a decoração zen é simples — utilizando apenas o necessário — e pode ser criada em diferentes ambientes, até mesmo em pequenos cômodos. Assim, uma das evoluções dessa decoração é o minimalismo.
5 dicas para criar uma decoração zen
O primeiro passo para criar uma decoração zen é definir o ambiente em que será montado seu espaço de relaxamento.
Uma sugestão é optar pela varanda ou área externa para aproveitar a natureza e respirar ar puro, além de receber o calor do sol.
No entanto, montar o espaço na parte interior da sua casa também oferece vantagens, como o aproveitamento do clima intimista e a transformação de um cômodo que não estava sendo muito utilizado ou que precisava de uma repaginada.
Após decidir o local ideal para receber a decoração zen, coloque em prática as 5 dicas apresentadas a seguir.
1. Invista na aromaterapia
Os acessórios de aromaterapia são muito importantes no momento de criar uma decoração zen. Perfeitos para promover o relaxamento, as velas, incensos, aromatizadores e difusores permitem criar a sensação de conforto e tranquilidade no espaço.
Entre aromas frescos, florais e cítricos, perfumes como lavanda, jasmim, limão e baunilha podem trazer diversos benefícios à nossa saúde melhorando o humor, ajudando no sono, aliviando estresse, ansiedade e outros sentimentos presentes em nossa rotina.
2. Escolha a decoração certa
Para a decoração zen, a iluminação tem grande influência no conforto. Portanto, é preciso escolher o tipo certo de luz.
Por ser um local destinado ao descanso, luzes fortes não são indicadas para esse espaço. Uma boa alternativa é apostar em luminárias, deixando o ambiente mais aconchegante. A iluminação indireta contribui para tornar o ambiente acolhedor e relaxante, diferente de cômodos com uma única fonte de luz forte.
3. Aproveite os benefícios das plantas
A natureza nos transmite a sensação de bem-estar e tranquilidade. Dessa forma, nada melhor do que aproveitar seus benefícios e aplicá-los na decoração zen para tornar o espaço de descanso mais aconchegante.
Portanto, utilize plantas, flores, pedras, galhos e outros elementos naturais de jardim para a composição desse espaço. O verde vai oferecer charme, tranquilidade e contribuir, também, para sua saúde.
4. Inclua móveis confortáveis
A decoração zen também inclui móveis adequados para descansar e relaxar. Afinal, depois de uma rotina intensa, tudo o que você precisa é de conforto dentro de sua casa.
Portanto, escolha mobílias como poltronas reclináveis, redes de balanço, futons, almofadas, puffs, colchões e outros itens que possam proporcionar descanso.
5. Utilize elementos minimalistas
Vimos anteriormente que a decoração minimalista está relacionada à decoração zen. Por isso, no momento de escolher a composição para o espaço de descanso, utilize revestimentos, acabamentos e rodapés cleans, buscando naturalidade para a composição.
Agora que você conheceu a decoração zen e conferiu dicas essenciais para criar um espaço apropriado para descanso, coloque-as em prática para que você tenha conforto, tranquilidade, renove suas energias e possa enfrentar a rotina com mais disposição. Conheça a linha de produtos da Santa Luzia e encontre os perfis ideais para criar um ambiente zen.
Gostou desse artigo? Então, assine nossa newsletter para receber mais dicas como essa diretamente em sua caixa de entrada!