PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
decoracao zen 1

Decoração Zen: tudo que você deve saber para aplicar em seus projetos

Bancada com diversos elementos em tons neutros, demonstrando as características de uma decoração zen.

Diante da rotina estressante do dia a dia, nosso lar se torna o principal refúgio em nossas vidas. Por isso, ter um ambiente apropriado para descansar e criar uma decoração zen é uma das formas de tornar sua casa ainda mais convidativa e acolhedora.

Com o uso correto de alguns elementos, o ambiente se torna ideal para repousar, ler, meditar e, principalmente, relaxar. Por esse motivo, separamos 5 dicas fundamentais para você criar um estilo de decoração zen e transformar um espaço da sua casa em um lugar de distração e refúgio. Confira!

Como é possível criar um ambiente aconchegante em casa

Baseada na filosofia oriental, a decoração zen busca alcançar equilíbrio e harmonia na decoração de ambientes. Assim, seu objetivo é transmitir tranquilidade e paz aos moradores, além de estar ligada à meditação e relaxamento, proporcionando bem-estar.

Com aspectos que refletem na energia do espaço, a decoração zen é simples — utilizando apenas o necessário — e pode ser criada em diferentes ambientes, até mesmo em pequenos cômodos. Assim, uma das evoluções dessa decoração é o minimalismo.

5 dicas para criar uma decoração zen

O primeiro passo para criar uma decoração zen é definir o ambiente em que será montado seu espaço de relaxamento.

Uma sugestão é optar pela varanda ou área externa para aproveitar a natureza e respirar ar puro, além de receber o calor do sol.

No entanto, montar o espaço na parte interior da sua casa também oferece vantagens, como o aproveitamento do clima intimista e a transformação de um cômodo que não estava sendo muito utilizado ou que precisava de uma repaginada.

Espaço com elementos de uma decoração zen, como piso em madeira, poltrona feita de material natural, e diversas plantas ao fundo, complementando a decoração.

 

Após decidir o local ideal para receber a decoração zen, coloque em prática as 5 dicas apresentadas a seguir.

1. Invista na aromaterapia

Os acessórios de aromaterapia são muito importantes no momento de criar uma decoração zen. Perfeitos para promover o relaxamento, as velas, incensos, aromatizadores e difusores permitem criar a sensação de conforto e tranquilidade no espaço.

Entre aromas frescos, florais e cítricos, perfumes como lavanda, jasmim, limão e baunilha podem trazer diversos benefícios à nossa saúde melhorando o humor, ajudando no sono, aliviando estresse, ansiedade e outros sentimentos presentes em nossa rotina.

2. Escolha a decoração certa

Para a decoração zen, a iluminação tem grande influência no conforto. Portanto, é preciso escolher o tipo certo de luz.

Por ser um local destinado ao descanso, luzes fortes não são indicadas para esse espaço. Uma boa alternativa é apostar em luminárias, deixando o ambiente mais aconchegante. A iluminação indireta contribui para tornar o ambiente acolhedor e relaxante, diferente de cômodos com uma única fonte de luz forte.

3. Aproveite os benefícios das plantas

A natureza nos transmite a sensação de bem-estar e tranquilidade. Dessa forma, nada melhor do que aproveitar seus benefícios e aplicá-los na decoração zen para tornar o espaço de descanso mais aconchegante.

Portanto, utilize plantas, flores, pedras, galhos e outros elementos naturais de jardim para a composição desse espaço. O verde vai oferecer charme, tranquilidade e contribuir, também, para sua saúde.

4. Inclua móveis confortáveis

A decoração zen também inclui móveis adequados para descansar e relaxar. Afinal, depois de uma rotina intensa, tudo o que você precisa é de conforto dentro de sua casa.

Portanto, escolha mobílias como poltronas reclináveis, redes de balanço, futons, almofadas, puffs, colchões e outros itens que possam proporcionar descanso.

5. Utilize elementos minimalistas

Vimos anteriormente que a decoração minimalista está relacionada à decoração zen. Por isso, no momento de escolher a composição para o espaço de descanso, utilize revestimentos, acabamentos e rodapés cleans, buscando naturalidade para a composição.

Agora que você conheceu a decoração zen e conferiu dicas essenciais para criar um espaço apropriado para descanso, coloque-as em prática para que você tenha conforto, tranquilidade, renove suas energias e possa enfrentar a rotina com mais disposição. Conheça a linha de produtos da Santa Luzia e encontre os perfis ideais para criar um ambiente zen.

Gostou desse artigo? Então, assine nossa newsletter para receber mais dicas como essa diretamente em sua caixa de entrada!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.