Quem gosta de decoração colorida sabe que ela pode ser feita sem que pareça um carro alegórico de carnaval. As cores transformam o ambiente e transmitem diferentes estímulos ao ser humano, como harmonia, equilíbrio, paixão, otimismo, dentre outros.
Imagina, então, misturar as tinturas que mais agradam os moradores, ter um estilo de decoração estilos e ainda garantir sintonia com que o ambiente precisa transmitir?
Parece interessante, não é mesmo? Pois saiba que reunimos, neste post, os principais direcionamentos para fazer uma decoração colorida versátil e funcional. Confira nossas dicas!
Conheça os tipos de combinação possíveis para a decoração colorida
A primeira e, talvez, mais importante dica para garantir um visual colorido harmônico é entender como as cores se relacionam e podem ser combinadas de forma estilosa.
Monocromática
Como o próprio nome sugere, essa combinação utiliza a variação, em escala, da cor ou cores escolhidas a partir de seus diferentes tons.
A escala cromática começa no branco e vai aumentando gradativamente na cor — seja ela primária ou não — até o tom mais escuro chegar ao preto. Para a decoração monocromática, utiliza-se apenas um recorte dessa graduação.
Ela cria harmonia e organização, uma característica comportamental de muitas pessoas. Além disso, como trabalha diferentes intensidades de uma mesma cor, é um ótimo recurso para trazer luz a pontos específicos da decoração.
Cores análogas
Você já deve ter estudado o círculo de cores, ou, ao menos, ter visto em alguma loja de decoração ou site. Nele, as cores que ficam perto uma das outras são chamadas análogas ou vizinhas e conseguem produzir um efeito colorido e estiloso muito interessante quando combinadas.
O verde, que pode ser no tom eucalipto, é análogo ao amarelo e o azul. Essas três cores combinadas de forma regular podem criar um ambiente bem tropical remetendo às cores da natureza brasileira, inclusive.
Para um quarto ou ambiente feminino e romântico, usar as cores análogas roxo, rosa antigo e tons fechados de azul é uma ótima pedida, pois, além de tudo, trazem um ar mais elegante e refinado.
Cores opostas
Também chamadas de complementares ou tríades, pelos especialistas, são as cores que estão nos lados opostos do círculo de cores, daí o nome.
Tanto as cores primárias, que são vermelho (magenta), azul e amarelo, quanto as secundárias e terciárias valem para esse tipo de decoração colorida.
Outra denominação também utilizada para classificar as cores, que pode ajudar a formar a decoração que opõe tons da paleta, é a tríade aditiva — incluindo também o branco e questões que relacionam a luz nas combinações.
São decorações que podem ser mais vibrantes, usando as cores primárias, ou, mais amenas, com o uso das secundárias e terciárias. Porém, como são mais contrastantes, o efeito visual sempre será mais intenso.
Agora que você já entendeu sobre as cores, vamos falar de truques para combiná-las na decoração.
Saiba os truques para conseguir uma decoração colorida inteligente
Para criar uma decoração colorida sem passar do ponto, alguns truques podem ajudar, confira!
Escolha pontos-chaves de cor
Almofadas, tapetes, adornos ou quadros. É possível criar pontos focais para que as cores sobressaiam, sejam vibrantes, monocromáticas ou em tons pastéis. O objetivo desses elementos é fazer com que a decoração colorida seja óbvia.
Use cores nas paredes e nos acabamentos
Pintar ou usar papéis de parede coloridos nas paredes também são ótimas alternativas para criar uma decoração colorida e, como existem revestimentos em diferentes cores, é possível fazer um acabamento que deixa o visual mais completo.
Escolha móveis brancos
Um sofá ou mesa branca vão trazer equilíbrio e, ao mesmo tempo, destacar todas as cores escolhidas para o ambiente, seja quadros, estofados das cadeiras, almofadas e adornos.
Vale lembrar que esse efeito também pode ser conquistado ao usar móveis escuros, porém, é preciso ter cuidado especial com a iluminação do ambiente.
Priorize materiais e adornos de qualidade
Outro ponto importante para que a decoração colorida não tenha um aspecto de improviso é escolher adornos e acabamentos de qualidade.
Um rodapé na cor vermelho-escuro nos mesmos tons de um papel de parede garantirá um efeito visual muito interessante, porém, se não tiver bom acabamento e durabilidade, pode apodrecer com o tempo, perder a cor ou descascar, por exemplo.
O excesso de cores também pode infantilizar o ambiente ou, como mencionamos, criar um verdadeiro carnaval. Mas, com bom gosto e os materiais certos, uma decoração colorida confirmará o estilo descontraído e vibrante de quem opta por ela.
Aliás, você conhece alguém com esse estilo? Então, compartilhe as dicas deste post e mostre como é possível utilizar a decoração colorida de forma alegre e harmônica!