Nova tendência para decoração de ambientes, o estilo Japandi é o encontro da estética escandinava com o Wabi Sabi, conceito japonês que cultua o imperfeito e incompleto.
A união desses estilos resulta no minimalismo contemporâneo associado ao espírito oriental zen, que busca a sensação de acolhimento e conforto. O resultado é a simplicidade, funcionalidade e exaltação.
A seguir, você descobrirá as vantagens do estilo de decoração Japandi e como aplicá-lo. Acompanhe!
As composições do estilo Japandi
A união do estilo japonês e escandinavo que compõe o Japandi preza pela desaceleração do ritmo intenso de vida, valorizando o passar do tempo e também as raízes. Com visual funcional e minimalista, o estilo adiciona toques da sabedoria Wabi Sabi para proporcionar a sensação da “perfeita imperfeição”.
Não é de hoje que esses dois estilos combinam tão bem. Há mais de 150 anos, a decoração escandinava busca inspirações na cultura japonesa. Além da valorização dos trabalhos artesanais, ambas culturas utilizam madeira com frequência, a fim de prezar pela simplicidade.
Como adotar o estilo Japandi
Um dos destaques do Japandi é seu apelo ecológico. São partes desse estilo: madeira, bambu, rattan, fibras naturais e cerâmica. Uma boa dica para aplicá-lo é levar tons claros de madeira a uma mistura de cores escuras, como nogueira ou carvalho, encontrando a influência oriental.
Além disso, o uso de quadros e revestimento chevron compõem o ambiente com elegância. As plantas também são elementos muito bem-vindos no estilo — que investe em materiais orgânicos para levar personalidade aos locais.
Vantagens do estilo Japandi
O Japandi apresenta diversas vantagens. Entre elas estão a elegância, funcionalidade, equilíbrio e tranquilidade oferecidos ao ambiente. Além disso, outros benefícios desse estilo são:
Minimalismo diversificado
Ainda que o minimalismo seja um ponto forte do estilo, isso não significa que o Japandi seja monótono. Suas linhas simples com formatos suaves permitem levar a sensação de leveza e também conforto ao espaço.
Outra característica marcante é a funcionalidade que o estilo proporciona, tornando-o ideal para ambientes pequenos. As linhas orgânicas e móveis em pequena quantidade permitem que os objetos sejam elementos de destaque por seu formato ou cor.
Materiais orgânicos
Os materiais orgânicos estão presentes no estilo Japandi como forma de oferecer personalidade ao ambiente. As madeiras são utilizadas em diferentes tonalidades, mescladas com fibras naturais para reforçar o sentimento acolhedor. Linhas, tricôs, palhas em tranças e lãs rústicas são itens de fácil incorporação a essa decoração.
Cores acolhedoras
O design japonês abre caminhos para cores acolhedoras que, ainda assim, contam com uma forte presença de ocre, verde-escuro e tons acastanhados.
A mistura com o estilo escandinavo, traz personalidade e aproxima as cores para nossa realidade, mesclando-as. Com tonalidades confortáveis, o estilo é fácil de ser incorporado e evita que a decoração fique cansativa mesmo a longo prazo.
Variedade de formas e dimensões
Outra vantagem do estilo é a possibilidade do desenvolvimento de formas mais quadradas. No Japandi, esses elementos — encontrados na decoração japonesa tradicional — ganham modernidade com detalhes como quinas arredondadas.
Além disso, a combinação entre itens quadrados e redondos mantém a simplicidade da decoração.
Nesse artigo, você conheceu o estilo Japandi, novidade inspirada que preza pela autenticidade da decoração e valoriza itens ao destacá-los com técnicas minimalistas — além de ser uma opção sustentável.
Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe-o com seus amigos em suas redes sociais e os ajude a ficar por dentro desse estilo inspirador!