PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

O que você não deve fazer na fase de acabamento da sua obra

Área externa com a aplicação do ecodeck em volta de uma jacuzi, simbolizando a fase de acabamento da sua obra.
Ecodeck – Santa Luzia

A fase de acabamento da obra exige muitos cuidados. Afinal, é nessa etapa que se colocam todas as finalizações que ficarão expostos, causando a primeira impressão aos compradores ou moradores do imóvel. E para não deixar a ansiedade tomar conta nesse momento final, é preciso ter atenção a algumas questões.

Colocar batentes nas portas, rodapés, rodatetos, fazer a pintura e instalar móveis planejados. Essas etapas fazem parte da finalização de obras e precisam ser bem estudadas para entregarem qualidade acima das expectativas, além da estética perfeita.

E para que o acabamento da sua obra seja feito com sucesso, ter calma e um bom planejamento é o primeiro passo. Por isso, neste post, você vai conhecer os principais erros nessa fase da obra, para não cometer nenhum deles!

Quais são os principais erros na fase de acabamento da obra?

Devido à importância do acabamento e suas diversas etapas, é comum ocorrer erros nessa fase da obra. Por isso, pensando em te ajudar a não cometê-los e entregar o melhor resultado, trouxemos as principais falhas cometidas durante essa etapa da obra. Confira!

Não ter planejamento prévio

Durante a fase de acabamento de obras, é comum que as peças finais do projeto sejam adquiridas conforme as exigências da construção — quantidade de latas de tintas, pincéis, rodapés e pisos, por exemplo, fazem parte dos principais itens.

Contudo, quando não há um planejamento da quantidade, tipo e dias necessários para que as últimas peças sejam adquiridas, pode ocorrer vários erros. Entre eles estão os atrasos na entrega e a falta de materiais adequados ao projeto.

Portanto, para ter os melhores resultados, defina todos os itens necessários antes de iniciar a fase de acabamento, bem como a quantidade de cada um para ter tudo à mão com antecedência e evitar que imprevistos aconteçam.

Não seguir as etapas previstas no cronograma de obras

O cronograma de obras tem o objetivo de facilitar o acompanhamento e conclusão de cada etapa do projeto. Assim, é possível ter maior controle sobre tudo o que está acontecendo na obra, prevendo riscos que podem atrasar a obra.

Portanto, é fundamental definir — junto ao mestre de obras, empresa de engenharia ou outro tipo de profissional contratado — quais serão os passos e prazos de cada etapa. Isso evita desperdício, perda de materiais, atrasos na entrega de áreas e outras dificuldades de execução.

Comprar materiais em quantidade insuficiente

A regra “compra com um pouco de folga” deve ser seguida para diversos itens em uma obra, incluindo a fase de acabamento. O motivo é que as perdas durante o transporte e execução do projeto acontecem e, por isso, é preciso ter a garantia de algum material extra para cobrir esses e outros previstos.

Dessa forma, fazer compras muito justas, no sentido de quantidade de materiais, é um erro que leva ao atraso de obras e, até mesmo, de refações de algumas áreas.

Por exemplo, se um piso for comprado em uma quantidade inferior ao necessário, é possível que não tenha mais peças iguais no fornecedor. Nesse caso, deve-se sempre ter até 10% de pisos de sobra, para evitar essa falha de finalização de projetos.

Exceder o orçamento

Um orçamento definido facilita a escolha de materiais e evita que você ultrapasse o valor disponível para a obra, não prejudicando suas finanças. 

Assim, gastar mais em alguns materiais, automaticamente faz com que a compra de outros itens seja diminuída.

Optar por materiais de qualidade inferior

O famoso ditado popular de que “o barato sai caro” também vale na fase de acabamento da obra, por isso sempre priorize o custo-benefício

Esse princípio deve ser seguido à risca para evitar a compra e instalação de peças de qualidade inferior, a qual exigirá manutenção a curto prazo e custos desnecessários. Além disso, esse erro pode comprometer o projeto em vários sentidos, como:

  • diminuição do valor agregado do projeto para venda;
  • problemas elétricos e hidráulicos;
  • troca de materiais a curto prazo;
  • manutenções constantes;
  • rápido desgaste da obra;
  • problemas contratuais;
  • prejuízos financeiros.

Não contar com fornecedores que atendam às expectativas

Os fornecedores são as peças-chaves na conclusão de obras. A razão é que, dependendo da sua escolha, eles podem garantir a instalação de materiais de alta qualidade, proporcionando um acabamento primoroso e de longa durabilidade.

Portanto, sempre opte por empresas com histórico positivo no mercado. A Santa Luzia é uma empresa que atua no mercado de construção há mais de 78 anos, oferecendo produtos para atender obras de alto nível. Assim, levar itens do portfólio da marca às suas obras é sinônimo de garantir muito valor agregado, confiabilidade ao projeto e sustentabilidade.

Além disso, confiar a fase de acabamento a fornecedores e profissionais experientes é, em grande parte, sinônimo de uma obra perfeita.

Então, que tal conhecer os nossos materiais de qualidade? Visite o site da Santa Luzia e veja todos os itens que vão transformar seu projeto em uma obra durável, de alto nível, sofisticada e sustentável. 

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.