PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
projeto de arquitetura 1 1

Projeto de arquitetura: um manual para entender como funciona

imagem mostra sala com espelho, mesa e cadeira.

Uma obra de qualidade e que atenda às necessidades do cliente depende de um bom projeto de arquitetura. No entanto, às vezes as construtoras sentem dificuldades em sua elaboração, ou então não compreendem a relevância desse processo. No entanto, ele tem um papel essencial, porque permite ter uma visão da obra finalizada antes mesmo do início da construção.

Com isso, há maiores chances de alinhar às expectativas dos clientes e, até mesmo, prevenir problemas ou a necessidade de alterações de última hora. Logo, também há menos riscos de ter custos adicionais, que geram mudanças no planejamento financeiro do cliente.

Por isso mesmo, preparamos este conteúdo com um manual sobre o funcionamento de um projeto de arquitetura, explicando todas as suas etapas. Continue lendo e saiba mais!

Quais são as etapas de um projeto de arquitetura?

O projeto de arquitetura não é apenas o papel que traz plantas baixas e detalhes sobre a construção. Ele engloba uma série de estudos, análises, desenhos técnicos e outras formas de representação da obra que servirão de base para a edificação.

Embora algumas construções sejam feitas sem esse cuidado, ele é essencial para garantir a regularidade do imóvel e a qualidade final da obra. Para entender melhor o papel e funcionamento desse projeto, veja quais são as etapas e a sua importância!

Análise do terreno

O primeiro passo para qualquer projeto de arquitetura é conhecer o terreno onde será feita a construção. Não basta saber qual a metragem. É preciso considerar as características do solo, existência de desníveis, regras municipais sobre os recuos, entre outros aspectos que se referem ao lote e ao entorno. Veja os principais pontos de atenção:

  • topografia do lote;
  • vegetação do local;
  • construções já existentes;
  • acessos principais;
  • construções vizinhas;
  • posição solar;
  • normas de zoneamento.

Definição das necessidades da construção

O passo seguinte é montar uma checklist com todas as necessidades que a construção deve atender. Isso é feito a partir de uma entrevista com o cliente, quando são alinhadas as expectativas iniciais para que seja possível desenvolver o projeto. Entre os pontos que são analisados, estão:

  • finalidade do imóvel (residência ou comércio, por exemplo);
  • características da edificação (número de cômodos, distribuição, e espaços necessários);
  • padrão de acabamento;
  • características desejadas no design, se for o caso.

Realização do pré-projeto

Com todo o entendimento sobre o que o cliente precisa e as características do terreno, é hora de fazer o pré-projeto. Ele funciona como um tipo de rascunho, que traz os esboços iniciais que serão trabalhados para a troca de ideias entre profissionais ou até mesmo com o cliente.

Essa é uma etapa vital, porque pode identificar eventuais impedimentos ou pontos controversos que precisam de esclarecimento. Dessa maneira, há chances de conseguir desenvolver um projeto mais alinhado desde os momentos iniciais — e evita retrabalhos em relação ao projeto final.

Desenho do croqui

O croqui é um esboço do projeto, geralmente com foco em questões estéticas ou detalhes sobre circulação e funcionalidade. Ele é essencial para o entendimento dos clientes, que costumam ser leigos sobre o assunto. Afinal, os projetos finalizados costumam ter anotações e desenhos que nem sempre são compreendidos com facilidade.

Vale sempre apresentá-lo ao cliente e explicar todos os detalhes para ter uma aprovação. Esses desenhos também ajudarão a guiar a formulação do projeto final, que exigirá um olhar mais técnico sobre cada item do croqui.

Projeto de arquitetura: imagem mostra esboços de arquitetura, em ambiente interno.

Criação da planta, corte ou 3D

A etapa seguinte é fazer a representação do projeto, que será a base da construção. Em geral, existem três tipos de representação que podem ser utilizadas. São elas:

  • planta baixa: ela traz a visão de um corte horizontal do imóvel, que permite ver a divisão de cada cômodo, metragem e outros detalhes. É preciso ter uma planta por pavimento, considerando todo o terreno.
  • corte: ele traz uma visão vertical, facilitando a visão sobre volumes, relação entre diferentes espaços, larguras de paredes e outros detalhes;
  • 3D: para visualizar o projeto de maneira mais realista, é possível recorrer ao projeto 3D, que traz a representação do croqui e das plantas para facilitar o entendimento sobre a proposta.

Ainda, é possível ter outros documentos adicionais, como fachadas, pontos de eletricidade e iluminação, quadro de esquadrias, e planta de cobertura. Todos esses elementos integrarão o projeto completo.

Projeto de arquitetura: imagem mostra maquete de uma casa.
Reprodução: Tudo Construção

Construção de maquetes

Em alguns casos, as maquetes podem ser essenciais para auxiliar na apresentação do projeto para o cliente. Elas são bastante comuns em empreendimentos, como prédios, shoppings, galerias e outros pontos comerciais.

Na prática, eles são construídos com diferentes materiais para trazer uma visão em miniatura de como será o resultado da construção. Ainda, é possível recorrer aos softwares para criar maquetes 3D, a depender das necessidades do cliente.

Realização de cálculos

Outra etapa fundamental de um projeto de arquitetura são os cálculos. Eles são feitos para garantir a adequação da estrutura, o conforto térmico, ajustar toda a parte elétrica, hidráulica e outros detalhes relevantes para a segurança do imóvel.

Nesse caso, é comum recorrer às parcerias profissionais para contar com especialistas. Assim, a construtora consegue evitar erros que podem prejudicar toda a execução da obra, gerando atrasos, retrabalho e mais custos.

Aprovação da construção na prefeitura

Não podemos esquecer que todas as construções devem ser aprovadas pela prefeitura. Para tanto, o projeto e outros documentos devem ser apresentados para avaliação, visando a obtenção do alvará para o início da obra.

Vale destacar que a prefeitura fiscaliza o andamento da construção, para verificar se o projeto aprovado está sendo seguido. Logo, é fundamental ter atenção a esse ponto para evitar embargos, multas e outros problemas.

Além disso, podem ser necessárias autorizações adicionais para a execução da obra. Logo, é preciso avaliar as normas de cada cidade para estabelecer os procedimentos burocráticos que precisarão ser observados para viabilizar o projeto.

Qual é o maior desafio em um projeto arquitetônico?

Ao avaliar as etapas, é possível visualizar diversos desafios em sua elaboração e execução. Existem várias questões técnicas e burocráticas que devem ser observadas, exigindo atenção para garantir que ele seja desenvolvido corretamente.

Entretanto, o maior desafio é o próprio ser humano. Afinal, muitas vezes a construção de um imóvel, ou reforma, tem a relação com um grande sonho ou um objetivo do cliente. Também é preciso considerar outras pessoas que utilizarão os ambientes, criando uma solução alinhada e agradável para todos.

Em alguns casos, o imóvel é residencial e precisa atender aos vários desejos de uma família. Em muitas situações, ele é resultado de anos de economia e planejamento, então envolve altas expectativas — e nem sempre é fácil atendê-las.

Já em projetos comerciais ou aqueles voltados à alta rotatividade, como hotéis, exigem cuidado para auxiliar nos objetivos do negócio. Logo, além das necessidades do empreendedor, é necessário pensar na experiência de quem vai utilizar os espaços. Por conta disso, o alinhamento de todas as etapas é essencial para o sucesso da obra.

Conhecendo o funcionamento do projeto de arquitetura e a sua importância, fica mais fácil utilizá-lo para auxiliar na execução das obras. Portanto, é essencial contar com essa ferramenta nas construtoras para apresentar entregas de qualidade e alinhadas às expectativas dos clientes.

Estas informações foram úteis? Então compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais para que seus colegas também aprendam mais sobre o tema!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.