PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
lambri 6

Lambri: saiba como fazer de forma sustentável

O lambri é mais que um elemento de decoração das paredes. Na verdade, revestir paredes com ripas de madeira nasceu como uma técnica para aquecer os imóveis.

Contudo, é inegável que o resultado é muito bonito e, com o passar do tempo, tornou-se um item de decoração que se adapta a diferentes estilos.

Hoje, também encontramos novas maneiras de aplicar esse revestimento sem depender da extração de madeira. Neste artigo, entenda como fazer um lambri sustentável. Acompanhe a leitura!

O que é lambri?

lambri santa luzia

O lambri é uma técnica em que ripas, placas ou réguas originalmente de madeira são conectadas para formar um forro ou painel. Para isso, existe um encaixe em que o vão de uma peça se conecta à saliência da outra.

Em geral, o resultado é um retângulo com linhas verticais. Espessura, tamanho, cores e materiais são bastante variados. Se antes eram feitos de madeira, agora existem diversas outras opções, como poliestireno e alumínio.

Como surgiu e para que serve?

O lambri foi criado na França, onde o inverno é rigoroso, surgindo da necessidade de se manter uma temperatura mais agradável dentro de casa. A técnica de encaixar placas ou réguas, criando forros, começou a ser utilizada em residências feitas de pedras e materiais mais frios. Assim, influenciava o equilíbrio de temperatura entre ambiente interno e externo.

lambri santa luzia

Apesar do clima mais quente no Brasil, esse painel se popularizou por aqui, no sul do país, e conquistou espaço na decoração. Inicialmente produzido em madeira, o lambri volta a ser tendência no décor, agora com novas opções de uso e em diversos materiais.

Devido ao seu elevado apelo estético e à proteção das paredes contra riscos e batidas, é comumente instalado em áreas onde há frequente movimentação de móveis e pessoas. Nelas, o lambri confere efeito de amplitude e aconchego aos projetos.

Quais são os tipos de lambris?

lambri santa luzia

Desde que surgiu, o lambri passou por mudanças, e novos materiais foram utilizados. Hoje, há diversos tipos para aplicar nos projetos. Confira, a seguir, os principais!

Madeira

O lambri de madeira é um dos mais procurados. Atualmente, você não precisa usar matéria-prima extraída de mata virgem para adotar essa solução. Isso porque, já existem alternativas com madeira de reflorestamento, como as ripas e filetes da Santa Luzia.

MDF

O MDF é um material feito de partículas de madeira. Assim como no caso anterior, a sustentabilidade depende da origem da madeira. Em relação à técnica, existe um estágio anterior que é dividir as chapas de MDF em tiras. Depois, podem ser montadas como lambri.

Gesso

O gesso é outro material utilizado para fazer os lambris. Nesse caso, é mais comum encontrar as placas prontas para serem instaladas. Além disso, são mais usadas na decoração clássica.

PVC

O PVC é um material mais utilizado quando se aplica o lambri como forro, embora possa ser utilizado nas paredes. Além disso, é mais comum onde há benefícios em usar o plástico para proteção contra umidade, como banheiros e áreas de serviço.

Nesse caso, uma postura mais sustentável depende bastante da origem e destinação do material, especialmente em relação à reciclagem. Afinal, a produção de plástico tem grandes impactos no ambiente.

Alumínio

Se obtém o lambri em alumínio em placas que podem ser instaladas nas paredes. Assim como no caso anterior, a sustentabilidade depende bastante do ciclo de vida do material.

Poliestireno

lambri santa luzia

Entre os materiais da lista, o poliestireno é a principal inovação em relação aos lambris. Além do alto padrão de qualidade, faz-se a confecção do produto a partir da reciclagem de isopor. Todos os produtos são feitos de material reciclado, como:

  • copos;
  • marmitas;
  • embalagens.

Os perfis de poliestireno podem ter diferentes cores, inclusive, similares à madeira e gesso. Além disso, têm alta durabilidade e resistem a pragas, mofo e umidade.

Como usar lambris?

lambri santa luzia

O lambri pode ser aplicado de diferentes formas, ou seja, já não se usa apenas para aquecer as casas. Veja algumas dicas, a seguir!

Decoração de meia parede ou parede inteira

lambri santa luzia

A primeira aplicação do lambri ocorre na decoração. Quando usada em meia parede, funciona mais como parte do ambiente, combinando com os rodapés e mobília. Além disso, é possível utilizar o restante para complementar o cenário. Um exemplo é fazer o efeito contraste. Um lambri colorido poderia ser usado em uma parede neutra, assim como um claro na escura, e vice-versa.

Já o uso em parede inteira cria um plano de fundo de lambris. É possível escolher uma das paredes do ambiente para aplicar a técnica de modo a expor itens de decoração ou fazer o contraste com o restante do ambiente, por exemplo.

Dar a sensação de amplitude de um espaço

lambri santa luzia

Nas cores claras, o lambri dá a sensação de amplitude para o ambiente. É uma boa técnica, por exemplo, para decorar banheiros, escritórios, cozinhas e áreas de serviço pequenas, fazendo o ambiente parecer mais espaçoso.

Use como cabeceira de cama

Outra aplicação do lambri é como cabeceira de cama. Nesse caso, ele deve ser colocado na parede em que a cama ficará encostada. Geralmente, os perfis com cores similares a madeira são os mais utilizados, e a decoração ocupa meia parede.

Cobrir os azulejos

O lambri pode ser uma boa solução para cobrir azulejos. Com isso, é possível dar uma nova vida para o ambiente ou a sensação de amplitude, dependendo do objetivo da decoração.

É um caminho interessante para a decoração de cozinhas e banheiros. Afinal, são cômodos em que os azulejos são bastante utilizados, sendo uma ótima oportunidade para ser criativo.

Forma lúdica para crianças

Na decoração de quartos infantis, eles deixam as formas tradicionais, os quais são os painéis retangulares, e adquirem novas composições. Além disso, podem trazer desenhos, como:

  • animais na floresta;
  • fachada de uma casa;
  • céu repleto de nuvens.

Aqui, a ideia é fazer o pano de fundo de um cenário lúdico.

Painel para a TV

O lambri combina bastante com as TVs modernas e são uma alternativa aos painéis lisos. Ademais, destacam a tela, a qual é o foco do ambiente, por ser um item de decoração mais discreto.

Teto

O forro é uma ótima opção. Ao ser aplicado no teto, o lambri ajuda a equilibrar a temperatura dos ambientes da casa. Além disso, feito de materiais resistentes a pragas, são uma boa solução para evitar os cupins, que podem ser um problema nos forros de madeira.

Lambris sustentáveis da Santa Luzia

Se você está disposto a colaborar com a preservação dos recursos naturais, é possível dispensar a madeira no lambri sem prejuízo ao resultado. A dica é usar na vertical os rodapés de poliestireno da Indústria Santa Luzia.

Com opções lisas e frisadas, todos os perfis da Santa Luzia oferecem mais vantagens do que materiais como a madeira ou MDF. Por conta das características da matéria-prima de plástico reciclado, eles apresentam grande resistência à umidade, além de maior tempo de vida útil, pois não estão suscetíveis ao ataque de pragas, fungos, cupins e mofo. Todos os perfis lisos e frisados podem ser utilizados como Lambris.

Outro destaque dos produtos é a praticidade. Os rodapés já saem acabados de fábrica, ou seja, não precisam de nenhum trabalho prévio na superfície antes de instalá-los. Para realizar a aplicação, é só utilizar Super Adesivo ou Fita Dupla Face, assim como a Massa Premium ou Calafetador, todos fabricados pela Santa Luzia.

Confira, a seguir, os materiais para uso em paredes internas!

Super Adesivo Santa Luzia

Super Adesivo 400g

O Super Adesivo tem excelente adesão em diversas superfícies, seja:

  • MDF;
  • azulejo;
  • alumínio;
  • cerâmica;
  • fibra de vidro;
  • vidro comum;
  • rodapés de poliestireno Santa Luzia;
  • revestimentos de poliuretano Santa Luzia.

 

Recomenda-se o uso para áreas internas. Após curado, pode ser pintado. Seu rendimento médio de uma bisnaga para 7,2 metros lineares de Lambri (três barras).

Fita Dupla Face Santa Luzia

Fita Dupla Face 10m

Ideal para ancoragem inicial do Lambri Santa Luzia em ambientes internos, o rendimento médio da fita por barra é de 36 centímetros para pedaços de até 3 centímetros de fita a cada 40 centímetros, no sentido longitudinal ‘comprimento’ da barra.

 

Massa Premium Branca Santa Luzia

colecao moderna 2

Para o acabamento, a Massa Premium Santa Luzia “90 gramas” tem rendimento de até 30 metros lineares para uma fenda de até 1 milímetro. Já a Massa Premium Santa Luzia “340 gramas” é de até 113 metros lineares para uma fenda de até um milímetro.

 

 

Calafetador Santa Luzia

Calafetador 400g

O calafetador é ideal para acabamentos em rodapés, rodameios, rodatetos, guarnições e lambris Santa Luzia. Também é sugerido para a vedação em torno de esquadrias, janelas, outros rodapés, guarnições e acabamentos de móveis. O produto adere em:

  • MDF;
  • pedra;
  • gesso;
  • drywall;
  • madeira;
  • concreto;
  • alvenaria;
  • compensado.

 

Já o rendimento médio do Calafetador Santa Luzia é de 50 metros lineares para fendas de até dois milímetros. Recomenda-se o uso de seis pedaços de fita na parte superior e seis pedaços na parte inferior do lambri. Os produtos estão disponíveis em rolos de dois e dez metros.

 

Viu só? Você tem diversas alternativas ao lambri de madeira, preservando a estética e obtendo uma durabilidade superior com o poliestireno. Então, se você deseja aplicar a técnica de forma ecologicamente correta, não deixe de conferir as coleções da Santa Luzia.

 

Conheça as coleções de produtos Santa Luzia e faça lambris sustentáveis nos seus projetos!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.