O passo a passo da reciclagem do Isopor

Conheça os processos e veja como ser um parceiro da Santa Luzia na reciclagem do Isopor.

Muita gente não sabe, mas a reciclagem do isopor é totalmente possível. Muito comum em nosso dia a dia, esse tipo de plástico é utilizado em embalagens, caixas térmicas, enchimento de móveis e muitos outros produtos que a maioria das pessoas nem imaginam.

Embora seja muito útil, de forma geral, o descarte na natureza pode trazer sérios prejuízos para o meio ambiente, principalmente para a fauna. Sendo assim, reciclar o material é a melhor alternativa para aumentar sua vida útil e continuar usufruindo de seus benefícios.

Pensando nisso, em 2002, a Santa Luzia revolucionou sua cadeia produtiva ao substituir 98% da matéria-prima inicial, madeira, por matérias-primas provenientes da reciclagem, como o poliestireno expandido (EPS ou Isopor).

Dessa forma, coletamos o material por meio de parcerias com mais de 210 cooperativas de catadores espalhadas pelo Brasil — atividade que gera mais de 3.800 empregos. Até o momento, foram mais de 68 milhões de quilos de isopor reciclado. 

Então, quer saber como o processo de reciclagem acontece? Continue a leitura e confira!

Quais são os tipos de reciclagem de isopor?

Você sabia que há mais de um tipo de reciclagem de isopor? De maneira geral, podemos dizer que existem 3 formas de reciclar o material. A seguir, confira quais são elas.

Reciclagem mecânica

Essa é a reciclagem de isopor mais comum. Na reciclagem mecânica o isopor é separado e higienizado. Em seguida, passa por um processo para que seja transformado em flocos. Então, é derretido e granulado, servindo de matéria-prima para vários produtos.

Reciclagem energética

Nesse caso, o poliestireno expandido é usado na produção de energia térmica, já que o material apresenta alto poder calorífico — quantidade de energia interna contida no combustível.

Reciclagem química

O material é reutilizado para produção de outras substâncias, como óleos, gases, solventes, cola e, até mesmo, sola de sapato.

Quais são os benefícios da reciclagem de isopor?

Como dissemos anteriormente, a reciclagem do isopor possibilita a continuidade do uso do material de forma consciente. Nos tópicos seguintes, conheça os demais benefícios dessa prática.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema cada vez mais falado mundialmente. Isso porque os recursos naturais do planeta estão escassos. Assim, por meio dela é possível reduzir os impactos ambientais do uso de materiais. 

Ao produzir uma matéria-prima ou produto, a água, energia e outros recursos são empregados. Ao reciclar, evita-se que mais desses bens sejam utilizados. Ou seja, dá para economizar as fontes não renováveis, transformando o material em algo sustentável por mais tempo.

Versatilidade

O EPS reciclado pode ser utilizado nas mais variadas formas. Sua versatilidade permite que a indústria o transforme em diversos produtos, inclusive na construção civil. Ele pode ser misturado à areia e ao cimento, resultando em um concreto leve para preenchimento de lajes, ou usado na produção de telhas termoacústicas.

Na parte de acabamento, o EPS reciclado pode ser transformado em:

É nesse nicho de produtos que a Santa Luzia utiliza o material.

Geração de empregos

A geração de empregos é uma questão muito importante, ainda mais nos dias atuais. Com as cooperativas de reciclagem, muitas pessoas que não têm oportunidades no mercado de trabalho podem ter a chance de trabalhar e gerar renda para a família.

Além dos catadores, o aumento no volume do material reciclado abre caminhos para novos mercados. Isso acontece porque serviços e produtos são criados, movimentando a economia e ajudando a minimizar os impactos sociais.

Proteção do meio ambiente

O isopor é um plástico muito resistente e leva anos para se decompor. Dessa maneira, se descartado incorretamente, pode prejudicar o meio ambiente, especialmente os animais. Por exemplo, aves litorâneas e vidas marinhas podem ingerir pedaços e partículas do EPS, o que pode desencadear doenças e, até mesmo, a morte dos animais. 

Portanto, reciclar o isopor evita que o material chegue até eles, prevenindo mortes e outros desastres ambientais. Além disso, reduz o desmatamento, já que a cada 300 toneladas de isopor reciclado, evita-se o corte de 5 mil árvores. Você já tinha pensado nisso?

Como é feita a reciclagem do isopor na Santa Luzia?

É comum que as pessoas tenham curiosidade em saber como é feito o processo de reciclagem do isopor na Indústria Santa Luzia. Por isso, descrevemos as etapas nesse tópico. Veja:

1. Triagem e controle de qualidade

Para atingir tal nível de know-how, investimos em técnicas sofisticadas para compactar e transportar o material até nossa fábrica. Uma vez em nosso parque fabril, o maior entre os moldureiros da América do Sul, o material bruto passa por uma triagem. 

Por se tratar de um material reciclável, há a possibilidade de ter contaminantes que se diluem no poliestireno e que podem comprometer a qualidade do produto. Por esse motivo, o controle de qualidade, desde o recebimento da matéria-prima, é muito importante.

2. Compactação

Como o Isopor é composto em 98% de ar, precisamos fazer a compactação por meio de máquinas para retirar o ar contido em seu interior e viabilizar a logística.

Em algumas cooperativas, as máquinas de compactação do isopor são alocadas por regime de “locação” para que a logística do poliestireno seja viabilizada.

Assim, existem situações em que empresas destinam os resíduos de isopor que geram para a Santa Luzia reciclar.

Maquina para compactação dos resíduos de Isopor - Equipamento patenteado pela Santa Luzia.
Maquina para compactação dos resíduos de Isopor - Equipamento patenteado pela Santa Luzia.
Isopor sendo compactado
Isopor sendo compactado

3. Moagem e peletização

Com as borras formadas, já podemos chamar o material apenas de poliestireno. Para que a matéria-prima possa ser limpa, precisamos reduzir o tamanho das borras em processo de moagem. 

O material moído segue para a peletização, que retém a contaminação do material em telas e transforma em um material que poderá ser utilizado em outros processos produtivos.

4. Extrusão, acabamento e venda

É a partir da extrusão que os perfis decorativos de EPS começam a ganhar forma. Depois de prontos e embalados, os produtos estão prontos para desbravar os mais de 4 mil pontos de venda em 400 cidades pelo país.

Processo para triturar as borras de poliestireno.
Processo para triturar as borras de poliestireno.
Borras de poliestireno triturado.
Borras de poliestireno triturado.
Processo de limpeza (peletização)
Processo de limpeza (peletização)
Produzindo rodapés com poliestireno reciclável
Produzindo rodapés com poliestireno reciclável

A Santa Luzia fornece treinamento para que seja feita uma pré-triagem dos resíduos nas empresas geradoras. Assim, evitamos o envio de materiais contaminados, reduzindo o tempo de fabricação dos produtos. Por isso, temos profissionais dedicados exclusivamente para novas parcerias e fornecedores.

Como você pôde conferir nesse artigo, a reciclagem de isopor oferece diversos benefícios para a sociedade. Ao ser retirado da natureza, o material gera empregos, minimizando os impactos ambientais e sociais. 

Na Indústria Santa Luzia, ele se transforma em produtos de excelente qualidade, durabilidade e acabamento para deixar os imóveis ainda mais bonitos e sofisticados.

Se interessou pela reciclagem de isopor? Então, entre em contato diretamente com a nossa fábrica por meio do telefone (48) 3651-1346. Você também pode enviar uma mensagem para o e-mail reciclaeps@industriasantaluzia.com.br ou em nosso WhatsApp (48) 99931-7772 (CIC — Central de Inteligência para Compra de Matéria-Prima)

logo Santa Luzia 02

Seja um parceiro da Santa Luzia na reciclagem de EPS♻ 🌿💚
O contato pode ser feito diretamente na fábrica através do telefone 48-36511346 reciclaeps@industriasantaluzia.com.br
Wattsapp 48-99151-5592
CIC – Central de Inteligência para Compra de Matéria-Prima

Postagens Relacionadas

Comentários de 14

Boa tarde, tudo bem?

Onde podemos encontrar coletores/cooperativas para depositar resíduos de isopor?

Olá. O contato pode ser feito diretamente na fábrica através do telefone (48) 3651-1346 ou pelos contatos (Eliane Morgan Cel.: +55 (48) 99931-7772) ou (Antônio Farías Cel.: +55 (48)99666-5151). Irão direciona-lo
Agradecemos o contato.

Ola boa tarde.

Por gentileza, como poderia estar adquirindo esta compactadora de isopor junto aos senhores.
Refiro-me a valores, caso haja esta possibilidade.

Grato.

Olá! O contato pode ser feito diretamente na fábrica através do telefone (48) 3651-1346 ou pelo contato:
Eliane Morgan Cel.: +55(48) 99931-7772 ou Antonio +55 (48)99666-5151.

admo renato de queiroz dos santos

Bom dia,
Vocês tem o interesse de compra isopor?
Vocês fornecem a extrusora?
Por gentileza passa o email para contato, demos uma geração de 1 Tonelada mês de isopor.

Olá! O contato pode ser feito diretamente na fábrica através do telefone (48) 3651-1346 ou pelo contato:
Eliane Morgan Cel.: +55(48) 99931-7772 ou Antonio +55 (48)99666-5151.

Olá!

Trabalho com um grupo de supermercados que esta em SP e RJ.
Existe alguma chance de fazermos logística reversa com nossos isopores?
Se conseguirmos fazer um trabalho de coleta na boca do caixa, como destinaríamos esse resíduo para vcs? Tem alguma unidade da fábrica aqui ou no RJ?

Aguardo (ansiosamente) a resposta de vcs.

abs

Raquil

OLá Raquil. O contato pode ser feito diretamente na fábrica através do telefone (48) 3651-1346 ou pelo contato: Eliane Morgan Cel.: +55 (48) 99931-7772 elianemorgan@industriasantaluzia.com.br . Esclarecerá todos as suas dúvidas.

Boa tarde,

Achei interessante o processo de descompactação do Isopor visando a praticidade de Logística.
Não estou atuando na área de reciclagem, porém um negócio interessante, posso voltar a trabalhar com isopor de forma específica.

Como faço para adquirir à maquina de descompactação…
Preço da máquina e se possível, o preço do isopor descompactado!

Estou no triângulo mineiro, em uma cidade altamente produtora de isopor in natura. Em outro momento, desejo trabalhar produtos para revestimento de paredes.

Por favor entre em contato, através +55 (34) 9 9217-5970 (João Henrique)

Olá João, o contato pode ser feito diretamente na fábrica através do telefone (48) 3651-1346 ou pelos contatos Eliane Morgan Cel.: +55 (48) 99931-7772 ou Antônio Farías Cel.: +55 (48)99666-5151.

Atenciosamente
Marketing Santa Luzia

Mery Terezinha Arruda Dos Santos

Bom dia!
Sou a Professora Mery. Eu e minha colega Noemi estamos com um Projeto com os alunos no colégio que trabalhamos sobre a conscientização do lixo gerado em casa, em nossa cidade e no campo. Estamos sentindo bastante o interesse dos alunos. Gostaríamos de saber da possibilidade de conseguirmos uma máquina de compactar o isopor para nosso município. Sabemos da grandiosidade e importância da Indústria Santa Luzia para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente para todo o Brasil. Nosso trabalho é pequeno comparado com o tamanho do mundo, mas se formos uma gota no oceano da conscientização sobre o problema que o lixo está causando já nos sentiremos felizes de ajudar as gerações futuras. “Pequenas atitudes, Grandes transformações!”

Olá Mery. O contato pode ser feito diretamente na fábrica através do telefone (48) 3651-1346 ou pelo contato:

Eliane Morgan Cel.: +55 (48) 99931-7772

Converse com ela sobre sua solicitação, pois é a responsável sobre as maquinas e os resíduos.

BOM DIA. VI O PROJETO DE VOCÊS E TENHO INTERESSE NA PARCERIA.

Olá Dulce! Tudo bem? Vendo que você comentou no blog “O passo a passo da reciclagem do Isopor”, entendo que está interessada em uma parceria de reciclagem, certo? Caso esteja, por favor confirmar para que eu possa te encaminhar para nosso departamento de logística! Caso não seja isso, peço desculpa pelo mal entendimento e peço que você esclareça o tipo de Pareceria está interessada em ter conosco, por gentileza.

Muito obrigado pelo seu interesse e contato.
Aguardamos o seu retorno!!!

Deixe uma resposta


  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Santa Luzia Europa Europa
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
pt_BRPT_BR