PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
styrofoam padding product white background

Por que os resíduos de isopor são tão especiais?

Você já reparou que, no dia a dia, é comum estar cercado por embalagens e outros produtos com Isopor®? É comum pedir um café para viagem na padaria, comprar carnes em bandejas e fazer trabalhos escolares com esse material.

O seu nome técnico é EPS (Expanded Polistyrene), ou poliestireno expandido. Porém, ele ficou conhecido como Isopor®, que na verdade é apenas uma das marcas que produz esse material tão utilizado na rotina e que revolucionou o mercado de embalagens.

Por ter plástico em sua composição, muitos pensam nele como um agente poluidor. No entanto, com o descarte correto, é possível reutilizar os seus resíduos para diferentes finalidades, garantindo sustentabilidade para o Isopor®.

Quer saber mais sobre por que esse material é tão especial? Então continue a leitura e aprenda mais sobre o seu isopor e seu ciclo na natureza!

Características do Isopor®

O Isopor® pode ser utilizado para vários propósitos. Isso porque o EPS é um material plástico, composto basicamente de 2% de poliestireno e 98% de vazios contendo ar. De cor branca, inodoro, reciclável, não poluente, fisicamente estável, esse é um material isolante de ótima qualidade.

As principais características que destacam o EPS são:

  • amortecedor de impactos;
  • isolante térmico;
  • impermeável e resistente à umidade;
  • leve e resistente à compressão;
  • econômico;
  • adaptável aos produtos;
  • seguro;
  • fácil de manusear.

Reciclagem do Isopor®

reciclagem de isopor santa luzia

Se por um lado o Isopor® veio a facilitar o cotidiano, por outro virou um desafio pelo fato da sua reciclagem ainda ser desconhecida por grande parte da população. Dados da Plastivida apontam que apenas cerca de 30% dos EPS pós-consumo são reciclados anualmente no país.

Outra pesquisa realizada pela Empresa Meiwa, mostrou que menos de 10% da população brasileira sabem que o Isopor® é 100% reciclável. A simples falta de informação causa o descarte inadequado de milhares de toneladas do material todos os anos para os aterros sanitários espalhados pelo Brasil.

 

reciclagem de isopor santa luziaNo entanto, um estudo da Unicamp estima em 150 anos o tempo necessário para o EPS ser totalmente degradado nestes aterros ou no próprio meio ambiente. Por esse motivo, é tão importante adotar boas práticas de descarte, ajudando na reutilização do material e promovendo a preservação da natureza.

A seguir, veja dois erros básicos do nosso dia a dia referente ao descarte incorreto do Isopor®:

  • jogar embalagem cheia de comida no lixo reciclável! Quando a embalagem chega sem resíduos de comida aos centros de triagem, o trabalho de separação por tipo de material fica mais rápido e limpo;
  • deixar o isopor fora do lixo reciclável! Pouca gente sabe, mas o isopor é, sim, reciclável, e pode até mesmo virar matéria-prima para a fabricação de acabamentos para a Construção Civil, por exemplo. Então jogue o EPS no lixo reciclável sem medo.

Santa Luzia e a reciclagem do Isopor®

reciclagem de isopor santa luzia

Você já aprendeu que o EPS, como qualquer plástico, pode ser 100% reciclado e ganhar novas funções após seu uso. Então saiba que também existem empresas que trabalham com foco em práticas sustentáveis, produzindo materiais diversos a partir dos resíduos de  Isopor®.

A Santa Luzia, por exemplo, transforma resíduos plásticos em produtos para acabamentos e revestimentos em construção como rodapés, guarnições, rodatetos e rodameios — e trabalhamos dessa forma desde 2002.

Desde então, a empresa já reciclou mais de 86 milhões de kg de resíduos, poupando mais de 342 mil árvores que seriam derrubadas caso a matéria-prima principal fosse a madeira. Percebe como o processo de reciclagem beneficia a natureza? Afinal, ele não se limita a reutilizar um material que demoraria anos para ser decomposto no ambiente.

reciclagem de isopor santa luzia

Os itens produzidos ao reciclar o EPS ajudam a evitar outros impactos ambientais, reduzindo o uso de madeira e colaborando para a criação de uma sociedade mais sustentável.

Para colaborar com a reciclagem do Isopor, é fundamental separá-lo para coleta seletiva juntamente com outras embalagens recicláveis, a exemplo do que já ocorre com garrafas PET e latas de alumínio. É indispensável destinar corretamente os resíduos, sob o risco de materiais que poderiam ser reaproveitados acabarem em lixões.

Como descartar o Isopor®

coleta seletiva isopor

Além de separar o Isopor® para a coleta seletiva, existem alguns cuidados adicionais que podem ser adotados para garantir maior facilidade no processo de reciclagem, colaborando com o ciclo sustentável. Veja como descartar corretamente o Isopor® para que possa ser reciclado:

  • retire resíduos orgânicos ou outros produtos da embalagem de EPS. Uma rápida lavagem com um fio de água basta para limpá-la, além de reduzir o mau cheiro provocado por restos de alimentos;
  • retire adesivos e separe o isopor de itens metálicos ou de embalagens de papel;
  • o EPS é um plástico. Por isso, descarte no cesto de recicláveis ou no cesto de plásticos, quando houver.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), no Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, 18% do volume de lixo coletado no país ainda acaba nos lixões, um dos escapes para as quase 215 mil toneladas de resíduos geradas por dia no Brasil.

Cerca de 1700 cidades não possuem qualquer iniciativa de coleta seletiva. Caso o seu município não ofereça o serviço de coleta seletiva, o Isopor pós-uso pode ser entregue a cooperativas e recicladores ou pessoalmente em um dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pelo país.

Importância da reciclagem do Isopor®

Com todo o aprendizado que você teve até aqui a respeito da reciclagem do Isopor®, vale reforçar alguns pontos que indicam a importância de aderir a prática. Assim, você perceberá por que vale a pena reciclar o material e priorizar a compra de produtos que passem por processos de reciclagem. Confira!

O ciclo EPS

O ciclo EPS se refere ao ciclo de vida do Isopor®. Como ele é um plástico, ele provém do petróleo. Essa é uma das principais fontes de energia, mas é um recurso finito, tornando relevante a adoção de práticas para o uso consciente.

Após ser extraído, ele passa por processos para retirar impurezas e obter os seus derivados. Nesse sentido, os plásticos são criados a partir da Nafta, que passa por processos específicos de quebra em monômeros que depois são combinados em polímeros. Perceba que é um processo complexo. Porém, ele tem um baixo custo e traz um material de alta flexibilidade.

O poliestireno (PS), especificamente, surge do processo de polimerização do monômero de estireno. Depois, ele é expandido (E) com gás pentano injetado. Como resultado, surge o poliestireno expandido (EPS), formado por 2% de plástico e 98% de ar.

É nesse formato que ele é usado para diferentes finalidades, como embalagens, caixas térmicas, peças para artesanato, entre outros. Após o uso, ele pode ser descartado — todo ou em parte.

Ao adotar práticas voltadas à reciclagem, como a coleta seletiva, o ciclo do EPS não se encerra com ele sendo jogado no lixo. Na verdade, ele passa por um tratamento completo para que possa ser transformado em outros materiais.

Economia circular

Outro ponto relevante desse processo é a colaboração com a economia circular. Ela funciona por meio de diferentes etapas, promovendo a reintegração de resíduos nos processos produtivos, de modo a reduzir os impactos ambientais.

Ou seja, ela é oposta ao modelo linear, que envolve apenas extração, produção e descarte. Aqui, etapas como otimização dos processos de extração de matéria-prima para reduzir impactos ambientais, a coleta e o tratamento de resíduos, o reuso de componentes e a reciclagem formam uma cadeia que beneficia a natureza e toda a indústria.

No caso da reciclagem de Isopor®, a economia circular está presente na redução do consumo de madeira natural como matéria prima — o que otimiza a extração. A aplicação do conceito também se verifica nos processos de reciclagem do EPS para que ele seja transformado em outros tipos de produtos.

Na Santa Luzia, ele é base para diversos acabamentos que podem trazer um design diferenciado para os projetos, além de garantir construções mais sustentáveis. Confira este vídeo para entender mais sobre o papel da nossa indústria na economia circular!

Logística Reversa

Outro ponto importante em relação à reciclagem dos resíduos do Isopor® é a logística reversa. Ela é uma parte fundamental para um ciclo de EPS completo, que promova a economia circular. O conceito se refere ao conjunto de práticas usadas para viabilizar a coleta e a restituição de resíduos sólidos para a indústria, visando o reaproveitamento.

O processo também pode ser aplicado para garantir a destinação adequada, caso o material não possa ser reutilizado. Dessa maneira, é possível reduzir os impactos ambientais gerados pela produção de lixo, além de facilitar para todos os envolvidos na cadeia produtiva a adoção de melhores práticas para o descarte sustentável do Isopor®.

Portanto, as empresas que atuam com foco em utilizar os resíduos de EPS na cadeira produtiva, trabalham com um programa de logística reversa. Isso pode ser feito em parcerias com o outras empresas, como construtoras e incorporadoras, cooperativas de coleta seletiva, entre outros

No caso da Santa Luzia, por exemplo, há um programa específico para parceiros, com foco na coleta de resíduos, aparas e sobras dos acabamentos utilizados nos empreendimentos. Assim, mesmo o EPS que já passou por um ciclo de reciclagem continua sendo reutilizado. Ou seja, a prática promove ainda mais benefícios para a natureza, ampliando o ciclo de vida do Isopor® e trazendo vantagens para a economia circular.

Como você aprendeu, os resíduos de Isopor®, ou EPS, têm um grande potencial de reciclagem, podendo ser 100% reaproveitados. Dessa maneira, aderir a essa boa prática e incentivá-la em suas escolhas na hora de comprar materiais e firmar parcerias. Assim, você colabora com a construção de uma sociedade mais sustentável e promove a preservação do meio ambiente.

Quer saber mais sobre as práticas sustentáveis da Santa Luzia? Então acesse a nossa página de sustentabilidade e entenda os nossos diferenciais!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

LEIA

TAMBÉM

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

2150771513

Texturas naturais: a tendência de decoração para 2024

ACOMPANHE-NOS

NAS REDES SOCIAIS

Fique por dentro das novidades da Santa Luzia através das nossas redes sociais. @santa.luzia

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.