PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
qual estilo de decoracao mais combina com voce descubra aqui 2

Qual estilo de decoração mais combina com você? Descubra aqui!

Saiba quais detalhes devem ser observados para definir o estilo de decoração perfeito

Antes de começarmos a apresentar os estilos de decoração mais comuns que são tendências, é importante ressaltarmos por qual motivo é interessante conhecê-los.

A decoração tem influência direta no bem-estar e qualidade de vida de um indivíduo, e quando falamos em decoração residencial, é de extrema importância que tenhamos isso em mente. Afinal, a nossa casa é onde passamos grande parte do dia, tendo momentos de lazer e de descanso.

Por isso, é importante que o estilo de decoração seja agradável, e favoreça a criação da sensação de bem-estar e aconchego que associamos ao lar.

O tipo de decoração também deve traduzir a personalidade e ser adequado ao estilo de vida do morador. Ou seja, se a rotina do residente da casa é acelerada e requer praticidade, o estilo de decoração precisa favorecer esses fatores.

O estilo de decoração prática facilita quem tem a rotina agitada

Já se o morador é alegre, tem uma rotina agitada e dinâmica, gosta de inovar e de mudanças constantes, esses traços podem transparecer com uma decoração vibrante e que permita versatilidade e troca de estampas, por exemplo.

O estilo de decoração vibrante é ótimo para quem tem uma rotina dinâmica

Esses detalhes e traços de personalidade devem ser observados e são muito importantes no momento de definir o estilo de decoração dos ambientes de uma casa.

Conheça os estilos de decoração mais comuns e atuais

Como vimos acima, diversos fatores devem ser considerados antes de definir qual o estilo de decoração ideal para um lar.

Para que a análise desses detalhes seja feita corretamente, é importante conhecer as opções de estilo de decoração existentes de modo a conseguir distinguir qual se adequa melhor à sua personalidade e rotina.

A seguir, veremos as principais tendências em decoração para você descobrir aquela que mais te agrada.

A versatilidade do estilo de decoração escandinava

Com estampas e cores neutras e pouco saturadas, o estilo de decoração escandinava costuma agradar diferentes pessoas graças à sua versatilidade da sua composição.

Estilo de decoração ecandinava aplicado em um quarto decorado em tons de branco.
Imagem ambientada, Weber Studio.

Apesar de ter sua origem nos frios países nórdicos, a decoração escandinava faz sucesso em solo brasileiro por apostar na simplicidade da decoração dos ambientes, que costuma criar uma sensação de frescor, conforto e tranquilidade.

Ela é caracterizada principalmente por paredes, revestimentos e superfícies de móveis brancos, combinados a outros objetos decorativos em tons pastéis, neutros e contidos na paleta de cinza.

Apenas por essa descrição já é possível imaginar o quão clean e prático é este estilo de decoração, por isso ele costuma cair no gosto das mais diferentes pessoas.

A proximidade com a natureza proporcionada pela decoração rústica

Aconchegante, confortável e revigorante. É assim que pode ser descrita a decoração rústica. Apesar do nome, esse estilo de decoração consegue criar ambientes refinados, com muito frescor e personalidade.

Estilo de decoração rústica aplicado em uma sala de jantar decorado em madeira.
Campinas Decor. Designer: Christine Di Domenico.

A madeira é a estrela desse tipo de decoração, e é usando de suas cores e texturas que construímos ambientes com um visual natural e campestre. As plantas também recebem espaço de destaque nesse estilo de decoração.

Os móveis com design rebuscado, confortável e com madeira à mostra são perfeitos para compor ambientes decorados com esse estilo, assim como peças em tons de metálicos envelhecidos.

Esse é um dos estilos de decoração que mais permitem a personalização. Isso porque, na decoração rústica, peças artesanais, móveis antigos, relíquias de família, peças de cerâmica e vime ganham espaço e dão um toque pessoal ao visual final.

A modernidade e a exuberância da decoração tropical

Estilo de decoração tropical aplicado em um banheiro decorado com madeira e plantas.

Se você quer um estilo de decoração que combine praticidade e modernidade, mas sem abrir mão de elementos que valorizam a proximidade com a natureza, a decoração tropical pode ser perfeita para você.

Essa decoração busca inspiração na própria exuberância da natureza de países tropicais e cria ambientes versáteis, práticos que trazem a natureza para dentro do lar.

Por ser muito versátil e adaptável, é fácil criar ambientes que despertam diferentes sensações. Assim, é possível decorar os diferentes ambientes da casa.

Ainda, é possível combinar cores exuberantes, tudo com bom gosto, criando ambientes com a mesma energia das alegres e ensolaradas praias tropicais.

Mudando alguns elementos e cores, obtemos uma decoração que remete às grandiosas, aconchegantes e frescas, florestas tropicais.

Por essa versatilidade, a decoração tropical está em alta não só como estilo de decoração residencial, mas também para ambientes organizacionais e eventos.

Créditos da imagem: Casa Design 2018. Projeto: Cris Gomes Arquitetura; Daniel Perpetuo. Foto: Antonio Shumacher.

O clima orgânico e natural do estilo de decoração Urban Jungle

Estilo de decoração Urban Jungle aplicado em uma área de lazer com um Ecodeck e duas cadeiras.

O Urban Jungle é uma novidade dentre os estilos de decoração, e ganhou cada vez mais força por compor ambientes com um clima orgânico, natural, aconchegante e requintado.

A natureza definitivamente tem passe livre nesse estilo de decoração, uma vez que os jardins planejados dão espaço para plantas com crescimento livre e natural.

Essa característica proporciona diversos benefícios práticos e palpáveis aos ambientes decorados, como:

  • relaxamento;
  • purificação do ar;
  • minimização de alergias.

Isso tudo é possível graças ao uso de plantas nos diferentes ambientes decorados. Esse estilo, inclusive, funciona muito bem combinado a outros, como:

  • retrô;
  • tropical;
  • industrial;
  • escandinavo.

Deu para entender porque ele tem ganhado cada vez mais espaço entre os queridinhos, não é mesmo? Sua praticidade, benefícios e funcionalidade são bastante chamativos.

Créditos da imagem: Ecodeck Maxi. Imagem ambientada, Weber Studio.

A explosão de criatividade do estilo eclético e colorido

Se busca por um estilo de decoração que consiga combinar cores vivas, diferentes elementos de outros tipos, dinamismo e diversidade de influências, ou estilo eclético, a decoração colorida é ideal para você!

Estilo de decoração colorida aplicada em uma sala de jantar em tons de azul, branco e amarelo.
 Imagem ambientada, Weber Studio.

Como o estilo rústico, esse também permite muita personalização. Isso porque, nesse estilo de decoração, influências pessoais, culturais e musicais, vivências e inspirações cotidianas ganham vida em construções de ambientes criativos e alegres.

Para o uso do estilo de decoração eclético, deve-se combinar as referências e estilos com ponderação. Afinal, ambientes residenciais, acima de tudo, devem ser confortáveis e aconchegantes, e não provocar cansaço pelo excesso de estímulos visuais.

Uma boa dica é definir combinações de estilo e referências que conversem entre si, que tenham um mesmo ritmo e contextos que permitam a associação, tudo para manter um aspecto de organização e planejamento ao ambiente decorado.

A perfeição quase divina do estilo minimalista

Estilo de decoração minimalista aplicado em uma cozinha em tons de cinza e branco.

O minimalismo é um tipo de decoração muito atrelado a um estilo de vida no qual a organização, praticidade e ter apenas itens essenciais para o dia a dia é presente. Esse estilo de decoração é tão especial que tem até um lema que você certamente conhece: “menos é mais”.

A decoração no estilo minimalista cria ambientes organizados, limpos e sem excessos, garantindo uma sensação de tranquilidade, paz e conforto.

É o estilo ideal para pessoas:

  • perfeccionistas;
  • que buscam praticidade e agilidade no dia a dia;
  • que tenham pouco tempo na rotina para organizar a casa.

Para a elaboração de um ambiente com a decoração minimalista, é necessário pensar em como ele será composto, quais são os itens essenciais e de que forma se deve organizá-los, visando a fluidez no uso diário.

A paleta de cores de ambientes minimalistas é monocromática, variando apenas os tons de uma mesma cor, ou então com cores que conversem muito bem entre si e não pesem no ambiente.

Os móveis também devem apresentar design prático e moderno, que possibilitem guardar objetos necessários, mas que não precisam necessariamente ficar à vista.

A iluminação também é um fator importante, de modo que os ambientes devem ser bem iluminados e destacar pontos específicos do ambiente, tudo para criar um visual moderno e clean.

Créditos da imagem: imagem ambientada, Estúdio Weber.

O arrojado, moderno e único estilo de decoração industrial

Estilo de decoração industrial aplicado em uma sala de reuniões em detalhes de madeira e cadeiras de couro.

Outra novidade no mundo das decorações, o estilo industrial usa itens para criar ambientes arrojados e cheios de personalidade, como:

  • janelas grandes;
  • tubulações aparentes;
  • paredes propositalmente sem acabamento ou que tenham esse efeito.

Esse estilo de decoração tem como grande inspiração os galpões industriais, e combina itens que remetem à estética desses ambientes com plantas de crescimento natural e orgânico.

Assim, é possível combinar esse estilo com outros, como Urban Jungle, rústico e utilizar de muitos itens de decoração sustentável. O resultado são ambientes cheios de personalidade, diferenciados e com apelo natural e orgânico próprios.

Como você pode perceber, a escolha do estilo de decoração residencial é muito importante para que as horas passadas em casa sejam bem aproveitadas e curtidas, prezando por mais conforto e a sensação de ser o seu lar.

A história germânica do estilo enxaimel

O estilo de decoração enxaimel tem influência dos imigrantes alemães

Presente em cidades com imigração alemã, o estilo de decoração enxaimel tem um charme todo específico. Caracterizado por telhados grandes e elevados, normalmente triangulares, é uma técnica de construção na qual toda a estrutura do imóvel é feita em madeira.

No entanto, não existem pregos nem parafusos. As ripas são encaixadas e colocadas nos sentidos horizontal e vertical. Assim, distribui-se o peso e a estrutura fica firme.

Para aplicar a arquitetura enxaimel nos seus projetos, uma forma é utilizar como andar. Por isso, é uma boa ideia aos comércios com residência na parte superior.

Outra opção é colocar esse estilo na fachada. Ou seja, o imóvel é de concreto, mas há tábuas por cima para dar a impressão do estilo enxaimel.

A beleza sem erros do estilo clássico

O estilo de decoração clássico é ideal para quem quer sofisticação

A decoração clássica é ideal para quem quer aliar elegância e sofisticação. Por isso, são utilizados detalhes requintados, além de:

  • acessórios;
  • móveis grandes;
  • tecidos diferentes;
  • tonalidades claras;
  • bons revestimentos.

Atualmente, esse estilo decorativo agregou elementos mais modernos, mas os itens rebuscados ainda ganham destaque. Portanto, você tem várias opções na hora de optar por esse modelo.

A atualidade do estilo contemporâneo

O estilo de decoração contemporâneo é prático e bonito

A decoração contemporânea alia bom gosto e simplicidade. Ainda traz toques de elegância, sem deixar de lado a funcionalidade.

Uma característica é a possibilidade de usar cores, elementos e texturas. Também é importante priorizar:

  • efeitos lisos;
  • traços retos;
  • uso de formas geométricas;
  • elementos decorativos no estilo minimalista.

Essa opção é ideal para quem quer ter conforto no dia a dia. Você também pode mesclar elementos de outros estilos decorativos, especialmente o minimalista.

A economia e conexão com o meio ambiente do estilo sustentável

O estilo de decoração sustentável busca reaproveitar materiais na composiçãoMuito ligado ao Urban Jungle e até à decoração tropical, o estilo sustentável tem como foco o reaproveitamento de materiais. Além disso, é importante escolher produtos duráveis, que sejam conectados ao meio ambiente.

Aqui, não existe um modelo específico a seguir. Então, como aplicar a decoração sustentável na sua casa? Algumas dicas são:

  • restaure móveis antigos;
  • avalie a vida útil dos materiais;
  • escolha acabamentos e revestimentos de baixo impacto ambiental, como o rodapé de poliestireno;
  • invista no paisagismo e em soluções inteligentes, como a captação da água da chuva e aproveitamento da luz natural.

A tranquilidade do estilo zen

O estilo de decoração zen é perfeito para quem busca um ambiente tranquilo e harmônico

Quer ter um espaço próprio para relaxar, fazer meditação e reequilibrar as energias? Então, escolha o estilo de decoração zen. Como o nome indica, o foco é o bem-estar e a paz em casa.

Por isso, uma das principais características é utilizar somente os elementos necessários. Tanto é que o estilo minimalista é uma evolução da decoração zen.

Para começar a aplicar esse modelo, vale a pena criar um espaço de relaxamento. Pode ser na varanda ou área externa. Se não for possível, faça dentro de casa. Dessa forma, há um clima mais intimista.

Esse estilo também tem tudo a ver com:

  • plantas;
  • aromaterapia;
  • luzes mais quentes;
  • móveis confortáveis.

Você pode até aplicar alguns elementos do Urban Jungle, mas sem exageros! Lembre-se de que o foco é ter um ambiente voltado para a tranquilidade.

A união da decoração japonesa e escandinava do estilo japandi

O estilo de decoração japandi é ecológico e ideal para quem busca confortoO estilo de decoração japandi garante conforto, minimalismo e elegância. Ele surgiu da combinação do Wabi Sabi, conceito japonês que valoriza o incompleto e o imperfeito, com a estética escandinava.

O que caracteriza esse estilo? Primeiro, o apelo ecológico. Por isso, há muita:

  • rattan;
  • bambu;
  • madeira;
  • cerâmica;
  • fibras naturais.

Assim, você pode trazer elementos do Urban Jungle e das decorações rústica, minimalista e tropical.

São usados materiais orgânicos, além de quadros e revestimento chevron. Além disso, as cores neutras combinam muito bem, tendo destaque o verde-escuro, ocre e tons voltados para o castanho. Como resultado, há elegância e simplicidade.

A influência do mar do estilo navy

O estilo de decoração navy usa a cor azul e elementos marítimos

Você adora ir à praia e tem paixão pelo mar? Então, o seu estilo de decoração é o navy. Com amplo clima marítimo, traz as belezas do litoral para dentro de casa.

Assim, você pode investir nas estampas listradas e nas cores azul, vermelho e branco. Para complementar, utilize tonalidades neutras, como palha, bege e nude. Em relação aos elementos, opte por objetos com formato de:

  • barcos;
  • âncoras;
  • conchas;
  • estrela-do-mar.

É claro que esse estilo é mais usado nas casas litorâneas, mas você também pode optar se morar em outras cidades. Afinal, o que importa é seu bem-estar — e nada melhor do que relembrar a praia para quem está longe dela, concorda?

A diversidade do estilo étnico

O estilo de decoração étnico une elementos de diversas culturas

Por fim, o estilo étnico faz a diferença por toda a diversidade que apresenta. Ele traz referências de várias culturas e países, como:

  • Bali;
  • Índia;
  • China;
  • África;
  • Marrocos;
  • tribos indígenas brasileiras e americanas.

Ou seja, você pode combinar elementos de diferentes lugares. Isso porque todos eles trazem um certo contato com a natureza. Além disso, é possível contrastar com o estilo moderno. Essa é uma forma de tornar o ambiente bonito e elegante, sem sobrecarregá-lo.

Para aproveitar esse estilo, invista em:

  • mandalas;
  • tons naturais;
  • estruturas arabescas;
  • metais, como prata e cobre;
  • representações étnicas de pessoas;
  • materiais naturais, por exemplo, fibras vegetais e vime.

Como você pôde perceber, a escolha do estilo de decoração residencial é muito importante de modo que as horas passadas em casa sejam bem aproveitadas, prezando por mais conforto e a sensação de ser o seu lar. Para isso, vale adotar apenas um estilo, ou também combiná-los.

Se você gostou das nossas dicas de decoração, compartilhe esse post nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam as diferentes propostas de decoração!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.