Um imóvel com bom acabamento é diferenciado. Utilizar requintes decorativos permite que você dê personalidade para os ambientes, a fim de que fiquem mais bonitos, confortáveis e elegantes. Nesse cenário, existem vários tipos de materiais, formatos e cores que podem ser utilizados. Um deles é o revestimento 3D.
Esse nome é utilizado por criar um efeito tridimensional, que utiliza o efeito de sombra e luz. Além disso, ele se tornou uma febre por trazer uma grande diversidade de desenhos, tanto de formas simétricas quanto assimétricas.
Portanto, se você quer usar um revestimento decorativo, está na hora de considerar o 3D. Onde utilizá-lo, por que investir e quais são os principais materiais? Neste post, vamos explicar melhor.
O que é revestimento 3D?
O revestimento 3D é um produto formado por diferentes placas, que pode ser fabricado com vários materiais. Assim, são criados painéis com formas tridimensionais de alto e baixo-relevo, conforme o projeto de decoração realizado e que será implementado.
A grande vantagem é destacar a superfície, tanto paredes quanto o teto e o muro, na parte externa. Além disso, esse revestimento é versátil e prático, e pode ter diferentes cores e formas.
Essas características ajudam a trazer profundidade para o ambiente, fazendo o ambiente ter mais elegância. Sem contar que o revestimento já é decorativo. Portanto, não é necessário utilizar outros elementos para o destaque do local.
Por fim, sua instalação pode ser feita em vários lugares, até mesmo em cômodos pequenos. Isso porque não prejudica a circulação nem fica exagerado.
Onde utilizar o revestimento 3D?
Você pode utilizar o revestimento 3D em cozinhas, banheiros, quartos e outros cômodos internos. Ele também vale para ambientes externos, como espaço gourmet e nos muros das casas. Portanto, ele tem uma aplicação bastante versátil.
Veja como utilizá-lo nos mais diferentes ambientes.
Banheiro
As placas 3D podem ser aplicadas nos banheiros. O único cuidado é com o tamanho das peças e dos desenhos em comparação com o espaço disponível.
Além disso, evite instalar esse revestimento no box. Isso devido à alta umidade e do possível contato com produtos de higiene com muita acidez, que podem gerar manchas.
Painel de TV
Essa é uma possibilidade que fica muito bonita. Você pode utilizar as placas na parede inteira da sala de estar ou somente na região que seria o painel de TV. Apenas evite o corte e o conforto de quinas, porque isso pode danificar as peças.
Hall de entrada
O revestimento em 3D deixa o hall de entrada ainda mais bonito e se torna um belo cartão de visitas. Você pode colocar na cor dourada ou em metalizado. Ainda podem ser colocadas formas, volumes e linhas para deixar o ambiente ainda mais sofisticado.
Aqui, vale reforçar o que considerar ao escolher um revestimento para hall de entrada. Assim, avalie o material, o estilo de decoração, o custo-benefício e a qualidade da peça. Tudo isso vai contribuir para alcançar melhores resultados.
Quarto
É uma boa ideia colocar esse revestimento para substituir a pintura ou o papel de parede. Apenas tenha cuidado com o volume muito grande e invista em uma boa iluminação para destacar a decoração. Outro detalhe é que todos os materiais podem ser usados e vale a pena escolher painéis com menos volume em tonalidade suave.
Varanda
A varanda fica ainda mais charmosa com um revestimento em estilo de pedra e plantas. Escolha um material fácil de limpar e com rápida manutenção. Um exemplo é a cerâmica, que é impermeável. Outra boa opção é o porcelanato, que tem alta resistência e durabilidade. Lembre-se de colocar algumas suculentas e flores para ficar ainda mais bonito!
Cozinha
O revestimento 3D em cerâmica ou porcelanato é ideal para a rodabanca da cozinha, isto é, o espaço sobre a bancada. Essa é uma forma de proteger contra a gordura e mais sujeiras comuns a esse ambiente. Uma vantagem é a facilidade da limpeza, que exige apenas sabão e pano úmido.
Quais são os principais materiais do revestimento 3D?
Os principais materiais do revestimento 3D são PVC, porcelanato, cerâmica, concreto arquitetônico, cimentício, pastilha, MDF, gesso, fibra natural, poliestireno e pedra. Essa variedade permite a aplicação das placas tanto em ambientes externos quanto internos de imóveis comerciais e residenciais.
Essa diversidade também permite usar várias texturas na decoração, ainda que o efeito tridimensional exija um cuidado adicional. Veja, a seguir, as características de alguns dos materiais mais usados para esse tipo de revestimento.
Gesso
É o material mais usado no mercado por ser leve e de fácil instalação. Existem placas prontas para comprar, mas você também pode solicitar um design personalizado. O ponto negativo é que não pode ter contato com a água. Por isso, evite instalar em áreas externas, banheiros, cozinhas e áreas de serviço.
PVC
É mais barato e tem boa aceitação. No entanto, é menos resistente do que outros materiais. Por isso, também é contraindicado usar o PVC em áreas externas.
Cimentício
É uma opção mais resistente. O processo de implementação é realizado com argamassa colante específica para essas peças. O problema é o fato de ser mais pesado, o que geralmente torna a instalação mais difícil e cara.
Apesar disso, tem grande variedade de cores, texturas e formatos. Além disso, é indicada inclusive para locais úmidos. Por isso, pode ser instalado na área externa.
Porcelanato
É fabricado com materiais nobres, sendo altamente resistente e durável. Como não absorve água, requer uma argamassa especial para fazer seu assentamento. Porém, existem várias cores, texturas e tamanhos.
A instalação e a limpeza são bastante fáceis. Além disso, a instalação pode ser feita em qualquer ambiente, inclusive em áreas externas.
Alguns tipos de porcelanato imitam a madeira. No caso do revestimento 3D, as peças são disponibilizadas em grandes formatos. Por todas as suas características, esse material é bastante utilizado em banheiros e cozinha.
Poliestireno
O poliestireno é uma forma de plástico super-resistente. Ainda é fácil e leve de manusear. Por isso, é indicado para paredes que não conseguem suportar materiais mais pesados.
A instalação é simples e você pode fazer no estilo do it yourself (DIY). Basta colocá-las na parede e traçar linhas horizontais ou verticais. Sem contar que tem excelente custo-benefício. Por isso, é a melhor alternativa para quem quer deixar o ambiente bonito.
Por que investir no revestimento 3D?
Investir no revestimento 3D é uma boa alternativa para decorar paredes de forma prática e até econômica, dependendo do material utilizado. Essa é uma forma de deixar os ambientes mais bonitos e sofisticados, sem ocupar muito espaço e garantindo uma estética bela em qualquer cômodo que seja instalado.
Ainda existem mais vantagens de optar por esse revestimento ao decorar uma casa nova ou usada. Confira as principais, a seguir.
Beleza
Esse tipo de revestimento tem o poder de tornar os ambientes mais bonitos, deixando-os mais refinados, elegantes e contemporâneos. Você consegue esse resultado ao combinar formatos, texturas, tipos de relevo, tamanhos e outros elementos. Assim, é possível criar painéis personalizados.
Fácil instalação
A instalação das placas costuma ser bastante simples e, em alguns casos, você pode fazer sem precisar de um profissional. Isso porque não é preciso fazer quebra-quebra nem sujeira. Basta garantir que a superfície esteja lisa, sem relevos nem buracos.
Praticidade na manutenção
No dia a dia, o revestimento tridimensional exige apenas que você passe um pano levemente úmido. Ele permite tirar o acúmulo de poeira. Se quiser, aplique um pouco de sabão neutro, mas não é necessário aplicar nenhum outro produto químico. Ou seja, é bastante simples.
Destaque ao ambiente
Qualquer cômodo ganha mais destaque com o revestimento em 3D. Ele vai muito além de uma simples pintura ou de um papel de parede. Assim, deixa o ambiente bonito e elegante, além de ter uma manutenção bastante simples.
Como são os revestimentos 3D da Santa Luzia?
Os revestimentos 3D da Santa Luzia são todos feitos de poliestireno expandido (EPS) sustentável. As peças são fabricadas nesse material e vendidas como acabamento ou kit painel dentro de 3 coleções:
Waves
Esse revestimento em ondas traz mais fluidez e movimento. Está disponível nas cores branco, fendi, cinza glacial, champanhe, ouro e titanium. Essas tonalidades diferentes interferem na percepção e atendem a todos os tipos de pessoas e estilos de decoração.
Gizé
Com base no local em que ficam as pirâmides do Egito, o planalto de Gizé, essa coleção traz muita beleza e sofisticação. As peças estão disponíveis nas cores fendi, oliva, cinza glacial, champanhe e branco.
Uma característica é o formato de pequenas pirâmides nos painéis da coleção. Elas criam um jogo de luz e sombra incrível para aumentar a sofisticação do ambiente.
Ubá
A coleção Ubá tem um design bem brasileiro, já que a palavra em tupi-guarani significa “canoa de uma peça só”. Assim, todas as peças têm um design orgânica e remetem às formas da natureza. Além disso, estão em tons amadeirados e couro, além do branco.
Com os produtos Santa Luzia, você garante que a sua casa fique bonita e aconchegante com um excelente custo-benefício. Afinal, o poliestireno do revestimento 3D apresenta boa durabilidade, é fácil de limpar e manter, e permite adotar uma decoração sustentável.
Então, que tal ver mais dicas para ter uma casa elegante e sofisticada? Assine a newsletter da Santa Luzia e receba os melhores conteúdos no seu e-mail.