PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
mulher fazendo fotografia de ambientes

10 dicas valiosas para fotografia de ambientes que valorizam seus projetos!

A fotografia de ambientes faz toda a diferença para surpreender e conquistar clientes com os projetos arquitetônicos. Por isso, é preciso caprichar ao fazer os registros.

Ao montar um portfólio com fotos encantadoras, o profissional se destaca no mercado. Logo, aumenta a demanda por trabalho e tem acesso a melhores remunerações pelos serviços.

Confira 10 dicas de fotografia de interiores e valorize seus projetos com coleções incríveis!

1. Separe um tempo para fotografia de ambientes e tenha paciência

As fotos de ambientes exigem tempo para inspiração, planejamento e execução. Deixe as ideias amadurecerem e tome o máximo de cuidado para o resultado sair perfeito.

Uma dica é começar por um brainstorming: anote todos as suas ideais para a coleção no papel. Faça isso livre de preconceitos ou julgamentos em uma primeira etapa.

Só então, avalie o que faz sentido para os objetivos da coleção e quais propostas são viáveis.

2. Organize o ambiente

O cenário deve estar impecável para transmitir a proposta do ambiente e passar uma boa impressão para os futuros clientes. Fique atento aos seguintes pontos:

  • elimine objetos desnecessários;
  • harmonize quadros, tecidos, plantas, vasos, esculturas;
  • esconda de itens de uso pessoal, como roupas, sapatos, escovas de dente;
  • garanta a limpeza e cores do ambiente.

As fotos de ambiente são um momento especial em que o local deve estar na sua melhor versão.

3. Evite usar o zoom

Existe uma diferença entre tipos de zoom. No óptico, as lentes da câmera são responsáveis pela aproximação. Já o digital não captura, de fato, uma imagem mais próxima, mas apenas usa o arquivo digital obtido de longe, perdendo resolução e nitidez.

Os celulares geralmente contam com zoom digital. Por isso, é melhor evitar a prática.

4. Analise a iluminação

Quanto pior for a iluminação melhor precisa ser a qualidade do equipamento para que as fotos saiam nítidas. Por isso, analise a luz natural e artificial do ambiente.

As sombras devem existir apenas quando fazem parte da composição do cenário. Também vale a pena utilizar equipamentos e acessórios, como soft box, refletores e luz indireta.

homem ajustando iluminação para a fotografia de ambientes

5. Tire fotos de diferentes ângulos

O ponto de captura pode modificar a impressão a respeito do ambiente, fazendo o local e os objetos parecerem amplos, restritos, maiores, menores e distorcidos. Faça testes de diferentes pontos de vista e utilize os ângulos tradicionais, como plano geral, médio e detalhe.

6. Dê atenção à perspectiva e altura do observador

Uma boa opção é a perspectiva baixa, que corresponde à fotografia de ambientes na altura dos olhos. Nesse ângulo, a pessoa consegue se transportar para dentro do imóvel, usando a foto e a imaginação, tendo um impacto maior com a coleção do projeto.

7. Procure as linhas e escolha o enquadramento

As linhas podem ser verticais, horizontais ou diagonais. Na fotografia de ambientes, são usadas para direcionar o olhar do espectador para determinados elementos da cena ou para criar uma sensação de profundidade e perspectiva.

Ao escolher o enquadramento, considere a posição e a direção das linhas. Por exemplo, as linhas verticais de uma parede podem ser usadas para enquadrar uma janela ou porta, enquanto as horizontais de um teto ajudam a destacar a amplitude do espaço.

8. Lembre-se de que o enquadramento nem sempre é centralizado

mãos masculinas segurando câmera profissional e ajustando foco para fotografar lanche em uma fotografia de ambiente

Embora possa ser tentador colocar o objeto principal da foto no centro do enquadramento, nem sempre essa é a melhor opção. Experimente posicionar o objeto principal em um dos lados da foto, deixando espaço negativo do outro lado. Isso pode criar uma sensação de equilíbrio e espaço na foto.

Outra opção é usar a regra dos terços. Divida a imagem em nove partes iguais com duas linhas horizontais e duas verticais e posicione o objeto principal em um dos pontos de interseção dessas linhas. Geralmente, você consegue ativar essas “grades” no celular.

9. Avalie o corte da foto

Certifique-se de que todos os elementos importantes da cena estejam visíveis na foto e que nada esteja sendo cortado ou obscurecido. Às vezes, é necessário ajustar o ângulo ou a posição da câmera para obter o melhor corte da foto.

Na dúvida, faça fotos por vários ângulos e decida na hora de editar a coleção.

10. Use aplicativos para edição

A edição de fotos é uma parte essencial do processo. Use aplicativos de edição de fotos para ajustar a exposição, a cor e a nitidez, bem como para corrigir qualquer distorção ou imperfeição na imagem.

Contudo, não exagere para não prejudicar o realismo da cena. O objetivo é mostrar o espaço de forma clara e precisa, e uma edição equilibrada preserva esses aspectos essenciais.

Sendo assim, a fotografia de ambientes terá o seu melhor resultado, e você poderá montar excelentes coleções. Por isso, coloque as dicas em prática para se destacar com um portfólio incrível.

Gostou? Que tal ir além e usar a realidade virtual nos seus projetos? Confira tudo sobre o VR aplicado à Arquitetura

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

ACOMPANHE-NOS

NAS REDES SOCIAIS

Fique por dentro das novidades da Santa Luzia através das nossas redes sociais. @santa.luzia

SIGA-NOS

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.