PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
conheca as tendencias de decoracao 2021 2

Conheça as tendências de decoração para 2022

Sustentabilidade, tecnologia, peças de artesanatos… Essas são apenas algumas das tendências de decoração para 2022. Descubra todas, aqui!
Decoração moderna

As tendências de decoração mudam ano a ano, principalmente com o surgimento de novos estilos e o retorno de itens que já fizeram sucesso em outras épocas. Dessa forma, quem busca projetos diferenciados e que conquistem clientes, precisa entender quais são os itens que estão em alta.

Por isso, desenvolvemos este artigo para que você conheça quais serão as mais utilizadas em 2022. O que podemos adiantar é que esse ano traz um grande compromisso com a sustentabilidade — manifestando a preocupação com o meio ambiente e o uso de recursos naturais.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Tendências de decoração para 2022

Com a promessa de ser um ano de renovação, as tendências de decoração de 2022 remetem à reinvenção, funcionalidade, conforto e flexibilidade. Além dos elementos sustentáveis, as cores do momento refletem um ano mais tecnológico e digital, mas contam com diversas tonalidades que podem ser incorporadas nas decorações.

A seguir, conheça as tendências de estilos e objetos para o ano!

Sustentabilidade

O uso de produtos ecológicos, como ecodecks, na decoração é uma das grandes promessas para 2022. Materiais sustentáveis, além de contribuírem para a preservação de fontes naturais, são tendências que oferecem beleza, sofisticação e modernidade para o ambiente.

O uso de ecodecks sustentáveis como tendência de decoração em 2022.
Ecodeck

Tecnologia

Aliada à sustentabilidade, a tecnologia gera avanços em diferentes áreas, assim como na decoração de interiores. Dessa forma, a automatização é uma das tendências do ano para tornar casas e edifícios inteligentes, permitindo o controle de funções apenas por comando de voz.

Tarefas como ligar ou desligar as luzes dos ambientes, controlar a intensidade da iluminação e abrir ou fechar cortinas são exemplos dessa nova praticidade proporcionada pelos avanços tecnológicos — o que também contribui para diminuição do consumo de energia, água e gás nos imóveis.

Peças como destaque

Outra tendência decorativa para o próximo ano, o uso de peças como destaque permite que o ambiente se torne ainda mais luxuoso utilizando apenas móveis e acessórios com ponto focal. As paredes diferentes, com papéis de parede ou cores mais fortes, continuam em alta.

O uso de uma mala como peça de destaque, seguindo a tendência de decoração para 2022.
Aplicação de peças como destaque na decoração

Estilo industrial

O estilo industrial se tornou tendência para 2022 por sua modernidade, beleza e ar descolado. Além disso, o aproveitamento sustentável dos materiais é uma das principais características do estilo, buscando associar redução de custos, iluminação e reaproveitamento.

Por meio dele, é possível reutilizar elementos que já estão presentes de forma natural na estrutura do imóvel, como alumínio, ferro, tubulações e concreto, sem que seja necessário investir em revestimentos ou coberturas.

Espelhos

Os espelhos são itens associados à elegância que oferecem sofisticação ao espaço. Sendo uma das tendências de decoração para o próximo ano, esses elementos podem ser utilizados em diferentes formatos e tamanhos, com molduras e designs ousados que compõem os ambientes de forma criativa.

Uso de espelhos dourado em uma sala de estar, seguindo a tendência de decoração para 2022.
Uso de espelhos na decoração

Peças de artesanatos

Em 2022 as peças de decoração em artesanato serão utilizadas como forma de valorizar a simplicidade, rusticidade e presença de elementos naturais. Itens de madeira, artigos em tecido natural e tapeçarias para parede são tendências decorativas com aspecto autêntico, levando personalidade ao espaço.

Estilo rústico e moderno

O estilo rústico e moderno traz o conforto com um toque contemporâneo. Dessa forma, ele permite misturar objetos clássicos com itens modernos, como revestimentos sustentáveis que remetem a peças antigas — sendo também uma tendência que estará presente em 2022.

Minimalismo

O minimalismo passou a ganhar mais espaço, com uso de cores neutras e linhas simples nos ambientes. Além disso, ela tem como foco a redução de excessos na decoração, buscando o uso apenas de elementos essenciais. Ele parte da premissa de que menos é mais, permitindo criar ambientes mais leves e, ao mesmo tempo, elegantes.

Estilo minimalista aplicado em quarto moderno em loft, seguindo a tendência de decoração para 2022.
Quarto moderno em loft com decoração minimalista

Decoração comfy

A decoração comfy se refere ao foco no conforto, visando criar ambientes mais acolhedores — até como um complemento do minimalismo. Contudo, ele visa trazer mais cores e formas para a decoração, ampliando as possibilidades em um projeto.

Estilo comfy aplicado em sala de estar, seguindo a tendência de decoração para 2022.
Sala de estar com decoração comfy

Ela pode usar misturas de texturas, itens artesanais e cores neutras para criar um ambiente que promova a sensação de bem-estar. Afinal, nada melhor para se sentir acolhido em um espaço do que o conforto em todas as peças da composição.

Uso do dourado

As peças douradas e itens com detalhes nessa cor também são um destaque para 2022. O dourado é conhecido por ser a cor do ouro e, com isso, é associado à qualidade, prosperidade e abundância.

O tom traz mais elegância e sofisticação e pode estar presente nos menores detalhes, como puxadores nos armários. Porém, ele também pode estar presente em peças maiores, inclusive em revestimentos. O segredo é ter equilíbrio com os outros elementos para não carregar o ambiente.

Móveis versáteis

Conforto e flexibilidade combinam com outra palavra: versatilidade. Com isso, uma das tendências de decoração é o uso de móveis multifuncionais, que possam ser utilizados de diferentes formas e consigam se encaixar facilmente em ambientes variados.

Primeiramente, isso é importante para otimizar o espaço. Se uma mesa não é utilizada com frequência, ela pode ser desmontável e fazer parte de outro móvel, por exemplo. Já para quem gosta de mudanças nos ambientes, uma mobília que possa ser movimentada sem prejuízos para a decoração também é atrativa.

Casa conectada

A tecnologia está entre os destaques do ano de 2022. Porém, também é possível percebê-la em outra tendência decorativa: as casas conectadas. Nesse caso, ela consiste em utilizar itens tecnológicos, integrados a aplicativos para controlar o uso de diversos equipamentos.

A casa conectada ou casa do futuro, também faz parte das tendências de decoração para 2022, alinhando tecnologia e design.
Aplicativo para controlar a luz da cozinha em celular

Televisão, ar-condicionado, aparelhos de som, luzes e outros itens podem incorporar a decoração. Já cortinas e persianas também podem ser automatizadas. Para quem gosta de modernidade e praticidade, esse é um elemento importante para o projeto de decoração.

Valorização da natureza

O foco na sustentabilidade não está apenas na escolha de fornecedores e materiais. Os elementos naturais também estão em alta na decoração, com plantas e acabamentos que lembram os recursos da natureza. O uso de madeira, pedras, palha e iluminação natural ganharam ainda mais destaque nesse ano.

A valorização da natureza é uma tendência de decoração para 2022, combinando iluminação, uso de elementos naturais e produtos sustentáveis.

Conheça a feira Expo Revestir 2022 e suas novidades

Quem deseja se manter atualizado sobre tendências, lançamentos e inspirações para a decoração, precisa acompanhar eventos sobre o assunto. Em 2022, por exemplo, a Expo Revestir é um dos destaques. Essa é a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina.

A Expo Revestir traz todas as tendências de decoração para 2022 em uma feira para arquitetos, designers e construtores.

Organizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (ANFACER), a feira acontecerá na versão virtual e física, criando um evento híbrido incrível.

Na parte digital, será possível observar lançamentos e novidades. Ainda, é possível acessar o Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção (FIAC) que traz palestrantes nacionais e internacionais com apresentações voltadas a profissionais e estudantes da área. Também é fornecido acesso a conteúdos exclusivos dos parceiros.

Já na versão física, em 2022 foi possível retomar a visitação presencial para conhecer os diversos parceiros e seus produtos. Dessa forma, é possível conferir as ideias que estão em alta no mercado e ter acesso às empresas de alta qualidade para participar das suas obras.

Como você viu, as tendências de decoração para este ano abordam sustentabilidade, conforto, praticidade e exclusividade. Tudo isso sem perder a elegância e sofisticação de tonalidades naturais, elementos únicos e estilos inovadores. 

Gostou das dicas desse artigo? Então, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.