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Redes sociais para arquitetos: como potencializar seu portfólio

A presença nas redes sociais é essencial para qualquer profissional atualmente.

O uso de plataformas online é uma ótima forma de atingir um público-alvo específico, mostrar o serviço que um arquiteto oferece e captar clientes. Mas você sabe como usar redes sociais para arquitetos? Muitos profissionais têm essa dúvida, então é importante saber mais sobre o tema.

Existem diversos canais que podem ser incluídos em uma estratégia de marketing digital. Portanto, é preciso conhecer as vantagens dessa prática, as redes sociais disponíveis e as principais dicas para utilizar essas ferramentas para potencializar seu portfólio.

Para esclarecer o assunto, preparamos este conteúdo com as principais informações sobre o uso de redes sociais para arquitetos. Confira!

Quais são as vantagens de utilizar as redes sociais como ferramenta de trabalho?

Primeiramente, vale a pena entender por que utilizar as redes sociais em sua estratégia para atração de público e fortalecimento de portfólio. Veja quais são os principais benefícios dessa prática:

Atingir muitos clientes de uma vez

Seus conteúdos chegam a diferentes usuários, fazendo com que você atinja diversos clientes de uma vez a partir das suas publicações. Seus seguidores também podem compartilhar as publicações, aumentando o alcance. Além disso, há chances de utilizar anúncios pagos para ampliar o alcance e atingir um público ainda maior.

Atingir mais visibilidade

Nem sempre os usuários que você alcançar serão clientes ou terão interesse nos seus serviços. Contudo, se os conteúdos forem atrativos, é possível que eles decidam seguir a sua página e acompanhar as postagens, inclusive interagindo.

Dessa forma, o uso das redes sociais para arquitetos pode ajudar você a construir uma imagem profissional mais fortalecida, conquistando cada vez maior visibilidade no mercado.

Aumentar a lucratividade

Ao ampliar o público alcançado com as suas estratégias e encontrando formas de engajar os usuários, a tendência é que ela tenha um retorno cada vez maior. Ao mesmo tempo, o fortalecimento da sua imagem tende a atrair clientes, gerando mais projetos e oportunidades de negócio.

Como resultado, o uso das redes sociais pode ampliar a sua lucratividade, trazendo mais oportunidades para se desenvolver profissionalmente e expandir o seu escritório.

Quais são as principais redes sociais para arquitetos?

Quer aproveitar as vantagens das redes sociais, mas não sabe quais canais utilizar? Confira as principais alternativas e os recursos que elas oferecem!

YouTube

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O YouTube é uma plataforma de vídeos que permite publicar conteúdos diversos. No caso dos arquitetos, é possível mostrar conteúdos como:

Facebook

O Facebook é uma rede social bastante conhecida por permitir compartilhar imagens, vídeos e textos, criar grupos e participar e acompanhar diversos assuntos. Assim, ele pode ser usado em diversas estratégias, como:

  • divulgar diversos conteúdos;
  • manter um contato mais próximo com o público;
  • interagir por meio de comentários e mensagens instantâneas.

Instagram

O Instagram ficou conhecido por ser uma rede de compartilhamento de imagens, mas ela já expandiu permitindo também a publicação de vídeos de diversos tamanhos. Nesse caso, ele pode trazer conteúdos como:

  • dicas;
  • inspirações;
  • imagens de projetos;
  • vídeos educativos ou do dia a dia.

TikTok

O TikTok está ganhando cada vez mais espaço. A plataforma se popularizou por permitir o compartilhamento de vídeos curtos para entretenimento. Porém, ele também pode ser usado profissionalmente, compartilhando dicas, vídeos sobre os projetos e outros conteúdos relevantes para o seu público.

Pinterest

O Pinterest é uma rede social que permite publicar imagens e inspirações, compartilhar conteúdos, seguir outros usuários e organizar as suas ideias em diferentes grupos. Assim, ela pode ajudar a trocar experiências, obter insights, se manter atualizado sobre as tendências e divulgar o seu trabalho.

Além disso, existem redes criadas especificamente para arquitetos, como: 

Portanto, pesquise cada rede para entender quais podem se alinhar melhor à sua estratégia.

Como os arquitetos podem se planejar para postar conteúdos?

Agora que você já sabe as vantagens das redes sociais para arquitetos e quais são as principais alternativas para integrar à sua estratégia, é preciso saber como se planejar para postar conteúdos.

Existem algumas dicas importantes que podem servir de guia para essa tarefa. Confira a seguir!

Deixar a timidez de lado e começar

Sentir um pouco de vergonha ao iniciar uma estratégia nas redes sociais é comum, considerando a maior exposição que isso gera. Seu foco deve ser deixar a sua timidez de lado e começar, para você poder construir a sua presença online. Não tenha medo de errar: avalie os resultados e faça ajustes na sua estratégia, conforme necessário.

Fazer brainstorm de ideias

Para garantir postagens regulares e atrativas, vale a pena fazer um brainstorming. Esse processo consiste em tirar um tempo para avaliar insights e encontrar temas que podem se tornar conteúdos relevantes para o seu público-alvo. Depois, você pode analisar as ideias para definir quais serão postadas.

Programar frequência de postagens

Uma dica para engajar seguidores é manter uma frequência nas postagens. Para tanto, crie um calendário editorial, definindo quando serão publicados novos posts. Aproveite e organize qual ideia será publicada em cada data e antecipe a programação. Com o agendamento, a sua rotina ficará muito mais simples.

Elaborar o conteúdo a partir das ideias

Depois que as ideias estiverem prontas, desenvolva o conteúdo pensando no planejamento.

Com tudo planejado, é hora de transformar as suas ideias em conteúdos relevantes. Elas podem envolver vídeos, imagens e textos, conforme o seu perfil e a rede escolhida. Além disso, aproveite para compartilhar o dia a dia e outras publicações simples, que ajudam a criar proximidade com o público. Algumas sugestões são:

  • um antes e depois;
  • um momento da rotina;
  • dicas e erros de decoração;
  • mostrar o acompanhamento de uma obra.

Não comprar seguidores

Ao trabalhar com redes sociais, é comum se preocupar com o número de seguidores, querendo ampliá-lo. Nesse cenário, é fundamental não comprar seguidores, já que eles não terão identificação com o seu trabalho e não trarão resultados reais. O ideal é investir no crescimento orgânico e, quando necessário, usar anúncios pagos para potencializar o alcance.

Ser autêntico

Mais uma dica é ser sempre autêntico: não adianta tentar copiar outros profissionais ou se esforçar para manter uma imagem de perfeição que não é real. O público gosta de saber também sobre as dores e desafios enfrentados no dia a dia, pois isso gera maior identificação. Então, mantenha a autenticidade em suas publicações, combinado?

Postar inspirações de outros projetos

Para ter conteúdos que ajudem a atrair o público, você pode publicar as suas inspirações. Muitas pessoas navegam nas redes buscando tendências de decoração e construção — até para entender o que solicitar ao profissional na hora de contratar um arquiteto. Então vale publicar, além de seus próprios projetos, algumas ideias que podem se adequar ao seu público.

Acompanhar as métricas

Por fim, acompanhe as métricas das suas redes para conferir os resultados obtidos. Isso ajudará a identificar as medidas que entregaram um bom desempenho e aquelas que ficaram aquém do esperado. Dessa forma, você terá oportunidades de buscar melhorias em sua estratégia.

Pronto! Agora que você já sabe mais sobre como usar as redes sociais para arquitetos e beneficiar a sua carreira, coloque as nossas dicas em prática. Além disso, ao realizar projetos, não se esqueça de manter um alto padrão de qualidade e ter bons fornecedores, mantendo a excelência para o seu público.

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