PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

15 ferramentas para designers de interiores e arquitetos que são indispensáveis

Imagem mostra sala de entrada com parede rose, porta branca e aparador com plantas.

As ferramentas para designers de interiores oferecem inúmeras vantagens para pesquisa, elaboração e apresentação de projetos arquitetônicos. Por isso, estão cada vez mais presentes na rotina dos profissionais.

Na prática, os arquitetos contam com um conjunto de programas com os quais se identificam e confiam. Sempre vale a pena conhecer novas soluções para ampliar o repertório e agregar mais produtividade ao trabalho.

Logo abaixo, separamos 15 ferramentas para designers de interiores. Continue a leitura e conheça as soluções de inovação do mercado!

1. BIM nas ferramentas para designers de interiores

O Building Information Modeling (BIM) — em português, modelagem da Informação da Construção — é uma metodologia para os programas de design de interiores, construção civil e arquitetura. Nela, o próprio arquivo do projeto funciona como central de conhecimento sobre a obra.

Para isso, as informações sobre o projeto podem ser inseridas diretamente na maquete. Por exemplo, se o arquiteto definiu que o rodapé precisa ser de poliestireno, isso constará na própria maquete.

2. SketchUp

O SketchUP é um programa para criar plantas e fazer a modelagem 3D. Também é bastante otimizado para o desenho feito à mão, o estilo gráfico de suas maquetes.

Um dos diferenciais é ser um programa fácil de utilizar e com diversos recursos. Teste de eficiência energética, aplicação do BIM, orçamentos, extensões e novas texturas são exemplos.

3. Autodesk Homestyler

O Autodesk Homestyler está entre os programas para design de interiores mais rico em ferramentas e funcionalidades. Além disso, é um software que oferece recursos gratuitos de planejamento e modelagem, no qual a comunidade compartilha diversos elementos para serem adicionados aos projetos.

4. Pinterest

O Pinterest é uma excelente rede social para buscar inspiração para os projetos de design de interiores. O conteúdo da plataforma é baseado no compartilhamento de imagens, como se fosse um quadro. Assim, ao buscar uma palavra-chave, você encontra vários posts, na categoria definida.

5. Roomle

O Roomle é uma das ferramentas para designers de interiores realizarem trabalhos mais simples. Nele, o profissional tem recursos básicos e consegue modificar os ambientes com agilidade, sendo bastante utilizado em pequenas reformas.

6. IKEA Home Planner

O IKEA Home Planner é uma das ferramentas gratuitas para design de interiores. Seu diferencial é ter acesso a um amplo catálogo de móveis para serem adicionados ao projeto, com os itens vendidos na varejista especializada em decoração.

7. pCon.planner

Já o pCon.planner, além das ferramentas para criar plantas e modelos 3D, possibilita a visualização dinâmica em quatro ângulos diferentes. Por exemplo, ao inserir um objeto, usando a visualização de cima, basta olhar para os demais quadros para enxergar como ele fica de lado, frente e costas.

8. Live Home 3D Pro

Reprodução: Live Home 3D

Entre as alternativas de ferramenta para designers de interiores, o Live Home 3D se destaca pela função de conversão. Junto aos recursos de modelagem, existe a solução de gerar uma maquete 3D a partir da planta ou modelo. É bem útil em projetos mais simples e que visam custo-benefício, cujo objetivo é economizar tempo e recursos.

9. Zamzar

O Zamzar é um conversor de arquivos gratuito que suporta mais de 1000 formatos. Por isso, é ideal para agilizar o trabalho, especialmente para as apresentações do projeto, planilhas, e fotos, em que temos dificuldades relacionadas aos formatos de arquivo utilizados.

10. Canva

Na área de design de logos, posts de redes sociais, cartazes e outros elementos de divulgação, o Canva é uma referência. O programa é gratuito, apesar de possuir algumas ferramentas pagas, e funciona com o compartilhamento de layouts pela própria comunidade de usuários. Logo, é uma boa solução para caprichar na divulgação do trabalho.

11. Pimp my drawing

O Pimp my Drawing é uma biblioteca com elementos para serem utilizados nos projetos em CAD e demais softwares de modelagem. Geralmente, o profissional não deseja desenhar ou modelar cada um dos objetos da maquete. Por isso, é sempre importante contar com ferramentas assim.

12. Adobe Color CC

O Adobe Color CC é uma ferramenta gratuita para se chegar ao conjunto de cores aplicadas no projeto. É possível escolher estilos prontos ou criar uma paleta personalizada, te atendendo nos níveis básico e avançado.

13. I Want Hue

Reprodução: I Want Hue

Outra solução ligada à paleta de cores é o I Want Hue. Embora a utilização demande um pouco mais de aprendizado em comparação com o adobe, existem recursos de análise da paleta de cores, que podem ser úteis para avaliar o ambiente e o estilo de decoração escolhido.

14. Reforma Simples

O site Reforma Simples é uma solução para elaborar o orçamento da obra. Nele, você consegue fazer a estimativa dos materiais consumidos e preços de jeito mais simples. Depois, o arquivo pode ser exportado para o formato de planilha, PDF, documento de texto, entre outros.

15. Instagram

Por fim, o Instagram é uma ferramenta indispensável para divulgação do trabalho e conquista de clientes. Vale a pena montar um portfólio dos seus projetos. Afinal, entre as principais redes sociais, este aplicativo é o mais otimizado para fotos e vídeos curtos.

Viu só?! Existem diversas ferramentas para designers de interiores, cada uma com seus diferenciais. Assim, é possível escolher aquela mais adequada às necessidades dos projetos que você realiza, indo das mais básicas às mais avançadas conforme as necessidades.

Se gostou do conteúdo, siga a Santa Luzia nas redes sociais! Você pode encontrar inspirações para os seus projetos em nosso Facebook, Pinterest, Instagram e YouTube!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.