PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
Tipos de projeto de arquitetura 1

Conheça os principais tipos de projeto de arquitetura

Profissional trabalhando em tipos de projeto de arquitetura em escritório

Ao trabalhar no ramo de construção civil, é comum se deparar com diferentes modalidades de obras e necessidades dos clientes. Logo, também existem vários projetos de arquitetura — e é essencial conhecê-los para auxiliar na rotina da empresa.

Eles podem ter funções distintas, a depender da finalidade. Um hospital terá necessidades diferentes que um restaurante. Do mesmo modo, uma casa exigirá características que não serão as mesmas de um imóvel comercial. Logo, os tipos de projeto podem se adequar a finalidades variadas.

Por isso mesmo, conhecê-los é tão importante. Quer saber mais? Então continue lendo e confira quais são os principais tipos de projeto de arquitetura!

Projetos residenciais

Tipos de projeto de arquitetura: projeto residencial

Esse é o tipo de projeto de arquitetura cujo objetivo é construir casas para os clientes, para uso próprio ou como estratégia de investimento. Nesse caso, todo o projeto é personalizado para as necessidades do contratante, de maneira individual — isso inclui metragem, estilo, orçamento, entre outros.

Reformas residenciais

Tipos de projeto de arquitetura: reforma residencial

Já os projetos de reformas residenciais visam remodelar e transformar imóveis já existentes com fins residenciais. Elas podem ser feitas visando a revitalização ou readequação dos espaços, conforme as necessidades do proprietário. De qualquer forma, um projeto adequado é essencial para direcionar as obras e garantir a adequação estrutural, quando for o caso.

Projetos multifamiliares

Tipos de projeto de arquitetura: projeto multifamiliar

Também há o projeto multifamiliar, que é aquele destinado a construções residenciais voltadas à moradia de mais de um grupo familiar, como prédios, condomínios e outros. É comum que esse tipo de empreendimento exige mais em relação à estrutura e atendimento de diversas necessidades.

Logo, é preciso considerar questões adicionais, como a quantidade de pisos e a estrutura, o número de vagas do estacionamento, as áreas comuns do espaço e outros fatores que exigem mais do que o projeto de uma residência única.

Projeto comercial

Tipos de projeto de arquitetura: projeto comercial

Quando o projeto não tem finalidade de atender famílias com fins de moradia, mas sim negócios, ele é comercial ou corporativo. Ele pode englobar estabelecimentos como:

  • lojas;
  • consultórios;
  • shoppings;
  • escritórios;
  • hospitais.

Nesse caso, é bastante comum que seja necessário seguir normas complementares relacionadas aos alvarás de funcionamento, além de exigir atenção especial com a acessibilidade e a aplicação da identidade visual do negócio.

Projeto de paisagismo

Tipos de projeto de arquitetura: projeto de paisagismo

O projeto de paisagismo visa deixar os ambientes externos mais bonitos, investindo em jardins e praças. Elementos verdes, com grama, árvores, flores e outras plantas compõem esses designs em conjunto com outros elementos.

Projeto de interiores

Tipos de projeto de arquitetura: projeto de interiores

Os projetos de interiores combinam a decoração com a mobília, criando um design completo para cada ambiente, considerando a sua finalidade. Assim, ele tem aplicação residencial, comercial e corporativa, conforme as necessidades em relação à circulação, funcionalidade, personalização, entre outros.

Para tanto, ele pode incluir outros tipos de projeto de arquitetura, como:

  • projeto de paginação de revestimento: ele estuda os ambientes e escolhe os tipos de revestimentos para pisos e paredes;
  • projeto de gesso: ele se refere à aplicação de placas de gesso, que podem ser usados no teto ou para constituir divisórias e paredes;
  • projeto de móveis: engloba toda a mobília e decoração dos espaços;
  • projetos complementares: outros detalhes adicionais que podem ser necessários, a depender do cliente.

Projeto luminotécnico

Tipos de projeto de arquitetura: projeto luminotécnico

O projeto de iluminação tem foco em pensar em como funcionarão as luzes (natural e artificial), considerando os demais aspectos do ambiente. A ideia é aproveitar a iluminação da melhor forma, garantindo conforto e a melhor usabilidade para os espaços. Ademais, o projeto pode ajudar na estética, criando pontos de destaque para a decoração.

Projeto de instalações elétricas

Tipos de projeto de arquitetura: projeto de instalações elétrica

Esse é um dos tipos de projeto de arquitetura mais relevantes e que deve estar presente em qualquer obra. Ele lida com todos os circuitos e componentes elétricos, considerando os pontos de usados, as cargas e demais elementos para o funcionamento de componentes eletrônicos no imóvel.

Ele também é fundamental para incluir pontos essenciais para o projeto e para o conforto de quem utilizar o imóvel, como tomadas, luminárias, ventilador, interruptores e outros.

Consultoria de projetos

Tipos de projeto de arquitetura: consultoria de projetos

Em todos os casos, é possível contar também com a consultoria, que pode ser aplicada a todos os tipos de projeto de arquitetura. Ele funciona como um aconselhamento feito ao cliente a respeito das necessidades, podendo ou não evoluir para contratações adicionais.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de projeto de arquitetura, já sabe que diferentes alternativas podem ser utilizadas para cumprir as necessidades dos clientes. Portanto, avalie cada situação para entender quais são as mais adequadas para a obra.

Se você achou este conteúdo útil, compartilhe nas suas redes sociais para que outros profissionais confiram essas informações!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.