PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

7 erros de decoração que você deve evitar no seu projeto

Sofás em espaço apertado simbolizando os erros de decoração

O design de interiores é bastante importante para um projeto. Essa é uma maneira de deixar o ambiente com a sua personalidade, elegante, bonito e moderno. No entanto, existem erros de decoração que precisam ser evitados. Caso contrário, o resultado pode ficar longe do esperado.

Para alcançar esse patamar, é necessário escolher e analisar vários fatores. Por isso, o desenvolvimento de um projeto de decoração pode ser muito desafiador. Como evitar os erros nesse processo? A seguir, listamos as falhas mais cometidas para você conhecê-las e deixá-las de lado. Que tal conferir?

1. Não verificar a medida de cômodos, móveis e peças decorativas

É comum que as pessoas apenas olhem o ambiente vazio e imaginem que determinada peça ou móvel cabe ali. No entanto, esse “achismo” gera muitos problemas. Por isso, é um dos principais erros de decoração.

Essa situação pode fazer com que algum móvel fique grande ou pequeno demais para o ambiente. Assim, será necessário mudar toda a decoração.

Além disso, o resultado pode ficar estranho. Por exemplo, um vaso pequeno em uma mesa lateral grande ou vários porta-retratos em uma mesa pequena. Os dois opostos geram uma sensação desconfortável.

Por isso, sempre tire as medidas dos ambientes e dos móveis para garantir que tudo dará certo. Existem aplicativos que facilitam esse trabalho. De maneira combinada, considere a proporcionalidade para colocar a mobília no espaço. Inclusive, isso guiará seu orçamento.

2. Não seguir um estilo decorativo

Existem muitas variedades de recursos, móveis e objetos de decoração. Se você misturar vários estilos, acabará pecando pelo exagero. Por isso, defina qual deles vai utilizar e siga com ele para evitar um visual poluído.

Essa regra vai direcionar todas as suas compras. Por exemplo, faz pouco sentido comprar um vaso em estilo industrial para um ambiente clássico. Ficará estranho, por mais bonito que o objeto seja.

Tenha em mente que o cômodo deve ter uma linguagem única para garantir uma harmonia. Evite misturar cores e estampas que não combinam e nem se complementam. Assim, você chegará a um estilo decorativo elegante e bonito.

3. Pecar pelo excesso de itens

Por mais que você queira deixar o ambiente com a sua cara e personalidade, evite colocar muita coisa no local. Além de ser difícil passar sem quebrar alguma coisa, acabará ficando feio.

Lembre-se de que todo excesso é ruim. Por isso, invista em detalhes que façam sentido para evitar um erro de decoração. Sem contar que ter muitos objetos no ambiente causa a sensação de desarrumação e costuma acumular mais pó.

Ambiente decorado harmonizado simbolizando os erros de decoração que não foram cometidos.
Ambiente onde a quantidade de itens combina com o estilo decorativo.

Nesse sentido, vale a pena reforçar que você nunca deve se basear apenas em uma inspiração. O ideal é que você respeite as condições atuais. Esse é o seu ponto de partida.

4. Esquecer da iluminação

Rodapé iluminado em sala de cinema em casa simbolizando os erros de decoração que não foram cometidos.

Outro erro na decoração muito cometido é relativo à iluminação. Muitas pessoas ignoram a importância desse aspecto, mas ele é fundamental para um ambiente aconchegante.

Um cômodo com pouca iluminação nem sempre é adequado. A penumbra pode causar desconforto. Por isso, tenha várias fontes de luz diferentes e utilize-as conforme a necessidade do momento.

Dessa forma, é possível adaptar o ambiente à condição desejada. Por exemplo, se for assistir a um filme, vale a pena optar por pouca luz. Porém, se for ler, precisa de mais luz. Para isso, a iluminação de apoio e a decorativa fazem a diferença. Um exemplo é o rodapé iluminado, que traz mais modernidade ao ambiente.

Descrição da imagem: Rodapé iluminado da Santa Luzia.

5. Não deixar espaço livre para circulação nos ambientes

Os cômodos, especialmente quando forem integrados, devem ter fluidez. Por isso, facilite a circulação deixando corredores livres. Inclusive, você pode criá-los a partir do posicionamento dos móveis.

Ainda assim, é bastante importante para evitar que o ambiente fique apertado. Portanto, lembre-se de comprar móveis de tamanho adequado ao cômodo.

Sala de estar harmonizada simbolizando os erros de decoração que não foram cometidos.
Ambiente com um bom posicionamento de móveis, não atrapalha a passagem.

6. Encostar todos os móveis na parede

Um erro de decoração bastante comum é encostar todos os móveis na parede. Isso não é necessário. Até mesmo o sofá pode ser posicionado mais no centro do cômodo, se a sala for grande. Caso seja pequena, tente afastar um pouco para passar a impressão de que o ambiente é maior do que realmente é.

Você pode até usar o sofá como divisória, criando um conceito aberto. Basta usar sua criatividade à prova para chegar ao melhor layout para o ambiente.

Divisórias de ambientes feita por sofás simbolizando os erros de decoração que não foram cometidos.
Ambiente aberto com móveis fazendo o papel de divisória.

7. Não contar com um fornecedor de confiança

Os móveis e objetos de decoração precisam ser adquiridos de uma empresa confiável. Observar esse ponto é garantia de qualidade, durabilidade e beleza. Por isso, vale a pena buscar fornecedores que prezam pela máxima qualificação de seus produtos.

É o que a Indústria Santa Luzia oferece. Trabalhando com rodapés, guarnições, rodatetos, rodameios, acessórios, revestimentos e mais, garante que seu projeto fique ainda mais aconchegante e elegante.

Além disso, todos os produtos são fabricados de acordo com o certificado ISO 9001 — e a certificação ISO 14001 está sendo buscada. Sem contar que a Santa Luzia é reconhecida nacional e internacionalmente como a maior recicladora de isopor da América Latina. Ou seja, você adota um estilo de vida sustentável.

Com 80 anos de história, a empresa tem tradição e consolidou a qualidade dos seus produtos. Dessa forma, garante que você tenha um projeto de design de interiores do jeito que sempre sonhou, sem incorrer nesses erros de decoração apresentados no post.

Gostou dessas dicas e quer ver mais informações úteis? Assine a newsletter da Santa Luzia e atualize-se!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.