PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
certificacao iso 14001 2

Certificação ISO 14001: tudo que você precisa saber sobre

Desse modo, diante do crescimento na conscientização a respeito da importância da sustentabilidade — que também promoveu mudanças nos hábitos de consumo —, vale a pena conhecê-la. Assim, a sua empresa pode se adaptar ao conceito e procurar parcerias que também buscam atender a esses requisitos.

Portanto, se você ainda não conhece a ISO 14001 e a sua importância, confira este post. Nele, você aprenderá tudo que precisa sobre o tema. Acompanhe!

O que é a ISO 14001?

A sigla ISO se refere a International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Padronização.

Já a Certificação ISO 14001 trata especificamente dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) e já passou por algumas alterações, sendo a de 2015 a mais recente. Ela amplia o conceito de sustentabilidade de uma empresa, fazendo com que não apenas a sua gestão seja ecologicamente correta.

Na verdade, a atuação da companhia também deve ter foco em uma gestão ambiental estratégica, envolvendo temas como cadeia de valor, logística reversa e ciclo de vida. Dessa maneira, as empresas precisam ter atenção aos riscos ambientais envolvidos nos seus processos.

Na prática, existem mais de 162 organismos que trabalham com a normalização e padronização de processos, produtos e serviços em diversos países. No Brasil, a aplicação das normas ISO acontece por meio da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Objetivos da ISO 14001

Essa ISO teve origem diante da maior preocupação mundial com o meio ambiente, especialmente na década de 90. Dessa maneira, o mercado passou a sentir falta de uma norma que trouxesse parâmetros a respeito da sustentabilidade nos negócios.

Com isso, foi desenvolvida a ISO 14001, que estrutura um Sistema de Gestão Ambiental completo que pode ser observado pelas empresas. Quando a companhia atender a todos os requisitos, ela pode obter a certificação. Assim, entre os seus objetivos, vale destacar:

  • proteger o meio ambiente por meio da prevenção de impactos ambientais adversos;
  • mitigar os potenciais efeitos adversos das condições ambientais da empresa;
  • controlar e reduzir os custos envolvidos nos processos por meio de alternativas ambientais, reforçando o posicionamento da empresa;
  • auxiliar a organização no atendimento aos requisitos legais e outros requisitos;
  • melhorar o desenvolvimento sustentável e o desempenho ambiental do negócio;
  • criar setores de comunicação ambiental nas companhias em relação aos stakeholders;
  • fomentar auditorias ambientais, controlando e influenciando a maneira como os processos são construídos.

Quais são os benefícios de conquistar essa certificação?

Se a sua empresa ainda não tem essa certificação, vale a pena entender quais benefícios ela consegue trazer. Na prática, as vantagens afetam tanto o negócio quanto o meio ambiente e a sociedade. Veja quais são!

Aperfeiçoamento do sistema de gestão ambiental

Muitas empresas já adotam uma postura sustentável e de maior preocupação com o meio ambiente. Nesse sentido, a ISO 14001 ajuda a aperfeiçoar os processos do negócio, aprimorando as políticas internas. Na prática, as normas apresentarão um caminho para que a organização saiba como otimizar o seu posicionamento em prol do meio ambiente.

Com isso, o negócio também consegue reforçar o seu compromisso ambiental perante o público, com a certeza de que estão aplicando as boas práticas do mercado.

Placas solares para aprimorar sistema de gestão ambiental.
Placas solares.

Melhora na imagem da empresa

O fortalecimento da imagem da empresa em relação à sustentabilidade pode ter impactos positivos em relação ao seu posicionamento, inclusive trazendo destaque diante a concorrência.

Ademais, vale reforçar as mudanças nos hábitos de consumo, que afetam todo o mercado. Os clientes cada vez mais buscam empresas que adotem boas práticas. Já o mercado, incluindo investidores e empresas parceiras, passou a ter mais foco em iniciativas sustentáveis.

Diante disso, a empresa certificada consegue melhorar a sua reputação. Isso acontece principalmente porque a ISO 14001 avalia essas questões com maior profundidade, garantindo que não se trata de greenwashing, por exemplo.

Cumprimento da legislação ambiental

A legislação ambiental é bastante ampla, prevendo diversas obrigações que as empresas devem aplicar em sua rotina. Em caso de descumprimento, a companhia também está sujeita às sanções legais, que podem envolver advertências, multas, embargos, interdições e outros problemas.

Dessa maneira, implementar os requisitos da ISO 14001 permite uma atuação mais preventiva do negócio. Logo, o benefício não se limita a uma boa gestão ambiental, pois também evita gastos desnecessários e outros prejuízos que podem ser causados diante de sanções dos órgãos fiscalizadores.

Valorização no mercado nacional e internacional

Diante de um mercado que valoriza mais as ações ambientais, essa questão passou a ser observada por grandes empresas, instituições e investidores. Nesse sentido, o posicionamento conforme a certificação ISO aumenta as oportunidades de negócio.

Por exemplo, grandes investidores (inclusive internacionais) podem encontrar um alto valor em seu empreendimento, possibilitando diferentes planos de expansão. Ademais, para empresas que têm o capital aberto no mercado financeiro, a certificação pode fazer com que ela fique mais atrativa.

Pessoas realizando acordos para certificação ISO 14001.
Pessoas empresárias realizando acordos.

Aqui, vale destacar o crescimento do conceito ESG (Environmental, Social and Governance), que poderia ser traduzido como ambiental, social e governança. Ele engloba o chamado tripé da sustentabilidade, sendo que vários critérios se alinham à ISO 14001. 

Possibilidade de conquistar melhores resultados

Todos os benefícios citados trazem uma grande vantagem: a possibilidade de conquistar resultados melhores no negócio. A atração maior de clientes e investidores pode impulsionar o caixa, garantindo mais recursos para o reinvestimento na empresa e a adoção de diferentes estratégias de crescimento.

Ao mesmo tempo, a redução de gastos com penalidades e outros problemas que podem ser gerados pela inobservância de normas ambientais traz maior segurança para a companhia. Dessa maneira, o empreendimento consegue manter a saúde financeira, a competitividade e um bom posicionamento no mercado.

Como obter a certificação ISO 14001?

Caso tenha se interessado por obter a ISO 14001, é importante saber como adequar a empresa. Para começar, vale se aprofundar sobre as temáticas do meio ambiente, entendendo quais são as práticas sustentáveis e as legislações aplicáveis.

No Brasil, existem diversas leis e normas relacionadas às práticas ambientais que devem ser observadas. Além disso, é preciso identificar e aplicar todos os requisitos previstos na ISO. A partir disso, é possível iniciar um planejamento avaliando os pontos que precisam ser ajustados e montar os planos de ação para implementar a estratégia.

Para facilitar o processo, veja alguns pontos de atenção que podem compor o planejamento da empresa!

Faça uma auditoria interna

O primeiro passo é fazer uma auditoria interna para obter um diagnóstico completo da empresa. Ela pode identificar as falhas nos processos e pontos de inadequação. Isso deve ser feito considerando a legislação ambiental estudada e todos os pontos que precisarão ser trabalhados para cumprir os requisitos da certificação.

Vale destacar que essa tarefa também deverá ser cumprida após a implementação do SGA. Afinal, é preciso identificar se os processos estão funcionando corretamente para realizar eventuais ajustes e garantir o bom andamento da estratégia.

Implemente ações corretivas

O passo seguinte é planejar todas as ações corretivas, visando solucionar os problemas identificados. Também é importante documentar os processos, pois essas questões serão analisadas no processo de certificação.

Empresários planejando ações corretivas para conquistar a certificação ISO 14001.
Empresários planejando ações corretivas.

Com tudo detalhado, é hora de implementar as medidas. Para facilitar, é possível recorrer a consultorias especializadas, que podem ajudar em todas as etapas até a implementação, além de auxiliar com o processo de certificação perante os órgãos responsáveis.

Inicie o processo de certificação

Com todas as melhorias implementadas na empresa e seguindo todos os requisitos previstos, é preciso formalizar o pedido de certificação. Para tanto, a empresa deve entrar em contato com um dos Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental — é possível consultar uma lista no site do INMETRO.

Após a solicitação, os auditores do organismo de certificação contatados farão uma verificação completa da documentação da empresa. O objetivo é identificar se o seu negócio atende aos requisitos da certificação.

Depois, eles também farão uma verificação completa das atividades da companhia para avaliar se elas se adequam aos padrões impostos. Em caso de cumprimento de todas as exigências, a empresa terá a aprovação do processo. Inclusive, vale destacar que a Santa Luzia está em busca de mais essa certificação, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

Agora que você já conhece a ISO 14001, é possível perceber como ela é relevante para as empresas que se preocupam com a sustentabilidade. Além de beneficiar o meio ambiente, essa prática ajuda a construir uma imagem mais positiva para o negócio, trazendo diversas vantagens.

Que tal se aprofundar nas certificações obtidas pela Santa Luzia? Confira o artigo “ISO 9001: conheça nossa certificação!”.

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.