Em todas as áreas, as empresas precisam encontrar meios de oferecerem algum diferencial. Na construção civil, isso acontece com a conquista da ISO 9001, um sistema de normas-padrão que foca a gestão da qualidade.
Apesar de não ser restrita a esse mercado, a certificação é importante para corrigir e evitar erros, melhorar a eficiência dos processos e reduzir custos.
Isso também faz com que sua empresa esteja alinhada às melhores práticas. Assim, é importante conhecer seus princípios e saber mais sobre essa certificação de reconhecimento internacional. É o que vamos mostrar neste post!
O que é a ISO 9001?
A ISO 9001 é uma norma internacional voltada para a gestão da qualidade de produtos e serviços. Ela apresenta as melhores práticas a serem seguidas para garantir a eficiência dos processos.
Assim, assegura que a empresa atenderá às necessidades de clientes e outros interessados. Por exemplo:
- liderança;
- foco no cliente;
- abordagem de processos;
- envolvimento dos colaboradores;
- contexto organizacional;
- tomadas de decisão embasadas em números e fatos;
- melhoria contínua;
- raciocínio baseado em risco.
Vale a pena ressaltar que a certificação é fornecida pela International Organization for Standardization (ISO). Foi fundada em 1946 e cria diretrizes a serem adotadas para otimizar processos nas empresas e alcançar o melhor desempenho.
Como a certificação funciona?
Existem várias certificações oferecidas pela ISO. A 9001 é uma das principais por ser voltada para a gestão da qualidade. Por isso, ela determina o que deve ser seguido para que a empresa receba esse selo.
A partir do intuito de obter a certificação, a companhia realiza mudanças em seus processos para adequá-los às normas. Assim, o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) implementado no negócio deve ser compatível com as normas ISO 9001.
Ainda é preciso ter o suporte de uma consultoria na área, que verificará o atendimento a todos os critérios. Da mesma forma, os processos serão avaliados para evitar gastos desnecessários e retrabalho. A avaliação inclui:
- diagnóstico inicial;
- planejamento da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade com base na ISO 9001;
- suporte para interpretação e adequação da empresa;
- auditoria interna e acompanhamento da externa;
- ações corretivas para ajustes;
- acompanhamento até a certificação.
Qual é o objetivo da ISO 9001?
A finalidade da norma ISO 9001 é garantir o desenvolvimento de práticas para padronizar as formas de avaliação das empresas. Por isso, a localização, atividade ou a dimensão do negócio pouco interferem. O resultado é o estabelecimento do SGQ. Com isso, a qualidade de produtos e serviços está assegurada.
Quais são os benefícios de ter a certificação de qualidade?
A grande vantagem de ter a ISO 9001 é mostrar para o mercado a credibilidade e a vantagem competitiva da sua empresa. A partir desses benefícios, existem outros que podem ser citados. Veja quais são eles!
Aumento da confiança da empresa no mercado
A ISO 9001 é uma certificação reconhecida mundialmente. Por isso, tê-la é uma forma de aumentar a credibilidade do negócio no mercado. Isso traz mais possibilidades de fechar contratos com fornecedores e clientes.
Redução de riscos
A implementação do Sistema de Gestão da Qualidade permite antecipar problemas e os principais riscos do negócio. Assim, as tomadas de decisões são feitas com mais precisão, a fim de direcionar recursos para os setores mais importantes.
A consequência é a melhoria dos resultados da empresa e a redução de custos. Isso também afeta os clientes, que tendem a ficar mais satisfeitos devido à qualidade dos produtos e serviços.
Comprovação da qualidade dos produtos
A certificação exige a adoção das melhores práticas nos processos de negócio. A empresa ainda estabelece uma cultura de melhoria contínua e análise de benefícios sistemática. Por isso, são reduzidos os retrabalhos e desperdícios.
Com isso, o investimento pode ser redirecionado para outras atividades. Por exemplo:
- desenvolvimento de produtos e serviços;
- abertura de novas lojas;
- formação dos colaboradores;
- aumento da publicidade;
- reformas.
Quais os requisitos para ter a certificação ISO 9001?
Legalmente, a empresa deve apenas implementar as regulamentações do segmento de operação específico. De toda forma, alguns dos critérios exigidos mais citados pelas empresas são:
- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Além disso, é importante ter um imóvel regular, contratar um órgão certificador e ter disponibilidade da equipe para acompanhar o processo de implementação.
A Santa Luzia conquistou a ISO 9001
Na busca de satisfação dos seus clientes e colaboradores, a Santa Luzia conquistou uma importante vitória. Reconhecida mundialmente por sua excelência em design de perfis e revestimentos, a Indústria Santa Luzia recebeu o Certificado ISO 9001.
A ISO 9001 é uma certificação de padrão internacional, que garante o estabelecimento do Sistema de Gestão de Qualidade de produtos e serviços das organizações.
Tendo como propósito o aprimoramento dos processos organizacionais, seu objetivo principal é garantir a satisfação dos clientes, oferecendo direcionamentos específicos para todas as atividades da empresa.
Assim, ela oferece vantagem competitiva e melhorias contínuas em nossos processos. Ou seja, todos ganham com isso: empresa, colaboradores e consumidores!
Agora, a Indústria Santa Luzia também está no caminho da ISO 14001. Ela está voltada para as questões sustentáveis e busca aumentar o Environmental, Social and Governance (ESG).
Assim, é implementado o Sistema de Gestão Ambiental. Na realidade, a empresa já adota processos sustentáveis, com a reciclagem de resíduos da construção civil e uso de madeira de reflorestamento.
Com a ISO 14001, a Santa Luzia reforça seu comprometimento e amplia as normas da ISO 9001. Tudo para garantir a máxima satisfação dos clientes e parceiros, e facilitar seu projeto de decoração.